quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TAG Livros reconfortantes

Vou responder umas perguntinhas da TAG que a Denise Mercedes do blog/canal Meus olhos verdes criou. Confiram o vídeo dela aqui.

1. Qual (ou quais) livro(s) tem o poder de despertar memórias boas da sua infância?

Na verdade, não é um livro, é um conto da Lygia Fagundes Telles, o nome dele é A disciplina do amor. E eu chorava horrores porque ele falava sobre a fidelidade do cachorro e a história parece muito com a do filme Sempre ao seu lado, por isso coloquei essa foto para ilustrar. Eu conheci esse conto em um livro didático que eu tinha quando era mais nova, afinal eu ainda sou criança. Vocês podem procurar na internet, porque ele é muito bom! 
E a capa atual do livro é essa:

E outro foi Estrelas tortas de Walcyr Carrasco, um livro que me conquistou e eu amei. Ele falava sobre uma menina que tinha ficado deficiente e ajuda da família nesse momento. A capa dele:

Eu não nenhum desses dois livros :/

2. E da adolescência?

Essa foi a frase que mudou minha vida e o livro é A menina que roubava livros, o grande marco da minha adolescência, o livro que eu considero responsável por ter me trazido para a leitura. A capa dele:


3. Um livro que você relê sempre para te trazer bons sentimentos:
Eu já falei dele na coluna Na minha estante, e com certeza é A máquina de Adriana Falcão, além de leve e breve, ele é doce. Eu amo esse livro (e filme também).
A foto que eu usei na coluna Na minha estante.
4. Qual é seu gênero literário mais reconfortante? 
6. E a escritora que você procura quando quer conforto para a alma?
Vou responder essas duas perguntas juntas porque para mim tranquilidade vem com os romances policiais de Agatha Christie. São livros que me distraem, me tranquilizam, roubam minha concentração do mundo, me envolvem. Excelentes para reconfortar.



5. Qual é seu escritor "mais reconfortante"?
É o lindo John Boyne, autor de O menino do pijama listrado, mas meu livro favorito do autor é O garoto no convés. São livros lindos, tocantes, você começa sabendo que vai amar, não precisa ler correndo.

(Esta última parte é jogo rápido:)
7. Um livro para dias de fúria:
É estranho, mas meu escolhido é Eu sei que vou te amar de Arnaldo Jabor. Hoje eu leio menos esse livro, mas antes eu sempre pegava nele para tranquilizar por causa da briga movida pelo amor e ódio. "Deixei de te amar as três e quarenta e cinco da tarde". Sempre foi muito forte para mim.

8. Um livro para momentos de tristeza ou melancolia:
Não tem, quando estou triste ou melancólica, não consigo me concentrar em leitura nenhuma :/

9. Um livro que remete a algum momento muito bom da sua vida: (Por que?)
Claro que tinha que ser Sua resposta vale um bilhão. Porque é um livro favorito, que amo. Porque foi Jean que me deu lá no comecinho do nosso namoro, a gente ainda tava se conhecendo e para mim foi um momento muito especial e bom que mudou minha vida completamente e esse livro estava lá.


10. Um livro para provocar emoções boas:
E aqui fica o livro e a série Como treinar o seu dragão, que é tão doce, tão simples, tão puro e tão especial. Provoca emoções boas para quem lê, tem lindas lições de amizade, lealdade, gratidão, coragem, honestidade e coisas importantes para as pessoas. E também porque cada vez que eu compro um volume da série, meu irmão (4) abre um sorriso que não tem preço.


É isso! Espero que vocês tenham gostado. Visitem o blog e o canal da Denise, ela é uma fofa!
E comentem as suas respostas!

7 comentários:

  1. Cadê a resposta do 4?
    Ai ai ai Mi, tem que responder tudo hahaha

    Eu não saberia responder estas perguntas, ou teria que pensar MUITO, já foram tantos livros, tantas sensações diferentes, que fica dificil escolher um para cada pergunta.

    Mas adorei as tuas respostas\o/

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei essa tag. Imaginava algo totalmente diferente quando vim ler e suas respostas foram surpresas para mim.
    Eu também adoro Agatha, inclusive sempre tenho um volume dela no porta-luvas do carro, porque é o tipo de livro que sempre que houver um imprevisto eu sei que irei me deliciar e me acalmar.

    Quero ler Sua resposta vale um bilhão (e que capa show essa!!)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as respostas, sempre conhecendo um pouco mais do seu gosto e opinião!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, de todas as Tags que eu já vi essa é sem dúvida a mais difícil. Acho que ficaria um século pra responder..rsrs

    Fiquei decepcionada. Não com você, comigo. Já tentei ler A Menina que Roubava Livros várias vezes e nunca consigo. Acho chato.
    =(

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. As respostas de todas as perguntas é NENHUM. Não li nenhum livro q me trouxe lembranças da infância, nem da adolescência. Não acho nenhum autor reconfortante. Pode me chamar de insensível, mas até agora nada disso aconteceu.

    ResponderExcluir

Obrigada!