segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O reino de Clive Cussler

Um dos meus projetos do primeiro semestre de 2013 é acabar com todos os livros de parceria que recebi em 2012 e O reino é o primeiro livro dessa saga. Então, não estranhem se eu publicar várias resenhas na mesma semana.

Esse é o terceiro livro de uma série e, sinceramente, não gosto de ler séries fora de ordem :/
É um livro interessante (Alessandra, não leia este resenha ;D), mas terminou me decepcionando em alguns aspectos porque o autor se arrastou muito e usou de artifícios que poderiam ser dispensados sem subtrair nada ao livro, aliás, aqui certamente se encaixaria perfeitamente bem a ideia de que menos é mais.

Mas, primeiro vamos conhecer a história: 


Sam e Remi Fargo são um casal e trabalham juntos "caçando tesouros". (1) Acredito que nos livros anteriores conhecemos melhor o trabalho deles e toda a sua vida. Inesperadamente, um homem muito rico e importante, Charlie King, entra em contato com eles porque precisa de sua ajuda para encontrar uma pessoa. Essa pessoa, um homem, amigo do casal e também caçador de tesouros, havia sido contratada para procurar pistas do desaparecido pai do King, mas ele também desapareceu e agora os Fargo seguem atrás de duas pessoas desaparecidas.

Mas King não falou todas as verdades e logo eles começam a perceber que estão metidos em um problema muito maior do que uma busca à uma pessoa desaparecida. Viajando pelo Nepal, China, Índia, visitando territórios e fronteiras perigosas, eles não sabem em quem podem confiar e começam a encontrar coisas que podem mudar completamente a história da humanidade.

Promissor? só que não.

Um livro que promete muita aventura, muito mistério, muita ação e não tem nada disso espontaneamente. O começo do livro é arrastado, o meio dá uma melhorada, mas no fim eu já estava saturada da leitura, das reviravoltas forçadas que o autor incluiu na trama. E me senti bem frustrada com tudo isso.

Os Fargo são protagonistas carismáticos e agradáveis, mas os vilões dessa trama não são fortes o bastante para satisfazer o leitor. Eles não são maus, perigosos, espertos, ardilosos. E continuo naquela minha ideia de sangue: faltou maldade, faltou aventura, faltou riscos.

Algumas cenas soaram bem surreais e outras têm explicações suprimidas tipo "eles estavam se afogando. Eles estavam dentro de um carro agora e o motorista os salvou sem saber" COMO?? Não, não coube. "Abandonei" o livro por um longo período e não conseguia sentir saudade dos personagens ou curiosidade para desvendar a história até porque o contexto fica mal explicado. Em alguns momentos nós não sabemos o que eles estão procurando e, no fim das contas, toda a busca resultou em algo tão mínimo.

Fiquei com a impressão de que o autor aumentou coisas que poderiam ter sido excluídas sem prejuízo e não deu ênfase a outras que teriam sido maravilhosas. Eu gosto desse clima de história, arqueologia, descobertas e a trama tinha conteúdo suficiente para fazer um livro alucinante, mas foi muito falho.

A capa é linda e eu ainda estou me sentindo receosa de tirá-lo da minha estante. Espero ter mais sucesso com O espião e, de verdade, acredito que o Clive Cussler e seus coautores ainda podem me surpreender, assim espero.

|| Informações:
O reino
Clive Cussler e Grant Blackwood
Novo Conceito

4 comentários:

  1. Parei de ler quando vi meu nome.
    hahaha

    Ele está na lista.
    1) Terminar a série do mochileiro das galáxias (falta ler 2 livros)
    2) Iniciar O Hobbit (ja q fui fraca preciso ler)
    3) Ler um livro da Jane Austen
    4) Iniciar O reino
    ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Millena,

    Eu já li alguns elogios e várias reclamações sobre este livro, o meu ainda está na fila e não estou tão animada.
    Eu pensei que este era o primeiro da série. O.O
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Confesso que essa serie nunca me chamou atenção!!! Adoro saber sua opinião, sempre tão critica!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vontade de ter o Reino, não necessariamente por ler ele, mas porque acho lindo ele e O Espião, juntos. Futilidade Literária...rsrs
    Não sou muito fã de livros que fazem parte de séries fora da sequencia, mesmo com histórias independentes, então meio que já desanimei por aí.
    Resumindo, até quero esse livro, mas como eu disse, muito mais por futilidade e vaidade, do que para ler mesmo. (tsc tsc tsc, que feio pra mim).

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Obrigada!