segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lola e o garoto da casa ao lado de Stephanie Perkins


Eu sou uma das poucas pessoas por aqui na blogosfera que ainda não leu Anna e o beijo francês e ia esperar lê-lo para só depois ler Lola, mas daí como Lola é um livro fininho, decidi incluí-lo entre minhas leituras de 2012. E foi o último do ano, li em apenas dois dias. É uma leiturinha leve, tem umas pessoas na família que gostaram da autora. E eu achei nem tanto nem tão pouco...


Lola é uma jovem incomum. 17 anos recém completados, mora com dois pais (Nathan e Andy ), namora um rapaz mais velho, trabalha no cinema com Anna e não acredita em moda. Lola acredita em traje.

Narrado em primeira pessoa, Lola se apresenta dizendo que tem três grandes desejos: que seus pais aceitem seu namorado, que ela possa ir ao baile de inverno vestida de Maria Antonieta e que ela nunca mais veja os irmãos Bell.
Max, seu namorado, tem 22 anos, é vocalista numa banda de rock, bebe, fuma, tem várias tatuagens, não pretende ir para a universidade. E os pais de Lola, embora não proíbam o relacionamento, não simpatizam com o cara.

Não só no baile de inverno, Lola todos os dias usa trajes diferentes, sempre se caracterizando de acordo com temas. E todas as pessoas a acham bizarra por isso. Eu também achei. Super extravagante, lá na classe do ridículo. Tá?

E, por fim, os gêmeos Bell são ex-vizinhos de Lola. Calliope Cell é uma patinadora artística famosa :) e Cricket (cri cri cri) é um rapaz inteligente que gosta de inventar coisas e ambos são um ano mais velhos que Lola; quando mais novos, Lola era amiga dos gêmeos, depois eles se afastaram e nas idas e vindas, eles cortaram o vínculo e Lola ficou muito magoada com o que aconteceu.

Mas agora os gêmeos voltaram numa maré de reviravoltas na vida de Lola :s

Mais uma vez, meu problema com o livro foi a não simpatia com o personagem principal. Eu não gostei da Lola; eu não achei interessante a forma que ela se veste e isso em muitos momentos me deixaram chateada porque eu ficava me perguntando se não era uma crise de identidade. Eu sou monótona, monocromática e a Lola não é minha amiguinha!

A autora levanta uns temas bem legais para livros com jovens e a narrativa dela é muito boa, leve, doce, você nem percebe e já concluiu o livro. E o romance é tão fofo, não tem como não suspirar com o Cricket embora em alguns momentos eu tenha sentido uma enorme vontade de dar um empurrão nele.

O desenvolvimento do romance é tão gostoso, tão real; os problemas familiares abordados são reais, coisa simples e corriqueira, mas que foi bem trabalhada pela autora, o livro convence e agrada o leitor com facilidade.

Eu gostei do livro sim e teria dado tranquilamente 4 estrelas se a Lola não fosse tão boba com aquela fixação por trajes e se a autora não tivesse colocado de uma forma tão negativa um relacionamento com uma diferença de idades. 

|| Informações úteis:
Lola e o garoto da casa ao lado do original Lola and the boy next door
Escrito por Stephanie Perkins e traduzido por Robson Falchetti Peixoto
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito
288 páginas

4 comentários:

  1. Eu li ANNA E O BEIJO FRANCÊS em ebook, e entrou para minha lista de livros lidos que merecem ser comprados. Achei tão bonitinho, que fiquei com muita vontade de ler Lola.

    Admito que fiquei de olho nas mechas coloridas do kit, hahhahha.

    ResponderExcluir
  2. Amei o livro Anna e o beijo francês, principalmente por ser na frança, lugar que eu amo!!!!
    Mas confesso que no livro Lola me senti estranha, não consegui gostar 100% achei legal mas não me marcou. Tem resenha lá no blog, vc já viu???? Gostei muito da sua resenha!!!!! Gostei da Lola mas o cricket é melhor.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu ri muito! Lola não seria sua amiguinha!
    Eu acho que ela poderia ser a minha, mas ainda não li. Embora a Anna estaria mais na cara de ser minha amiguinha: loucura moderada.

    Adorei a resenha e acho que irei curtir muito esse livro.

    Beijos,
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ando numa fase tão menininha, tão água com açúcar que estou doida pra ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Tenho impressão que vou achar muito fofo, rsrs...

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Obrigada!