segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A escolha de Nicholas Sparks


"Nicholas, surpreenda-me" é assim que começo todos os livros do autor Nicholas Sparks.
Geralmente, sempre deixo claro por aqui que não me interesso muito pelos livros do Nicholas Sparks, mas contraditoriamente A escolha é o quinto livro que leio do autor. São características dele produzir histórias românticas, puras, cheias de fé, esperança, bondade e uma tragédia como ápice. A escolha não foge à regra. Ah, sim, os mocinhos também as vezes são diferentes e encantam-se de uma forma avassaladoramente ingênua e intensa.

Gabby é uma assistente médica, criada cheia de regras que se mudou recentemente para uma cidade do interior para ficar mais tempo com seu namorado Kevin. No entanto, sua vida não estava muito legal e piorou quando ela soube que sua cachorrinha Molly estava grávida e provavelmente do cachorro do seu vizinho, um homem desregrado que adora a vida ao ar livre. Decidida a tirar satisfações com o vizinho, ela vai até sua casa e faz todas as acusações cabíveis para o caso e ele sugere que ela procure um veterinário sem conseguir dizer mais nada.
Quando Gabby consegue um tempo livre para levar Molly ao veterinário, ela fica surpresa por descobrir que o veterinário da cidade é Travis, seu vizinho e que não há possibilidade do cão dele ser o pai dos filhotes pelo simples fato dele ser castrado.
Apesar da situação, eles começam a se aproximar e apaixonam-se. Mas Gabby já tem um namorado... 

A escolha tem todos aqueles elementos famosos nos livros do Sparks, mas comecei a leitura realmente disposta a me encantar. E preciso confessar que até determinado momento o autor estava conseguindo me prender com o desenvolvimento da história de Travis e Gabby.

Travis é um excelente protagonista. Carismático, charmoso, inteligente e interessante. Mas achei Gabby tão sem gracinha. No começo, a atração relutante dos dois é algo legal de ler, mas depois começou a ficar monótono e o fim foi corrido e insatisfatório.

É o seguinte: o autor dedica 2/3 da história para narrar o final de semana que Travis e Gabby se conheceram. E tenta encaixar dez anos de casamento e a escolha em 1/3 do livro. Certamente, uma história com muito potencial emocionante, mas que fica maçante/corrida no geral. A ideia do livro é tocante, mas a abordagem é bem superficial quando chega o momento certo.

|| Informações:
A escolha do original The choice
Escrito por Nicholas Sparks e traduzido por Ivar Panazzolo Júnior
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito

5 comentários:

  1. O Sparks se tornou meu queridinho, pq sempre que eu preciso ler algo mais tristinho, eu sei que é só pegar um livro dele.
    Gosto do romance q ele constroi, as vezes fico irritada com alguns personagens, mas faz parte, n existe perfeição, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    LI e resenhei esse livro no blog e gostei bastante....recomendo com certeza...parabéns pela sua resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que pena que acontece isso nesse livro, não gosto Qnd o autor corre no final.
    Ainda não li esse livro dele, mas os que tive a oportunidade de ler gostei muito.
    Parabéns pela resenha, adoro suas opiniões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não posso dizer muito sobre o Sparks porque nunca li nada dele, até o final. Confesso que é um pouco de preconceito meu, por não gostar de romances. Vou ler algum dos livros dele, pelo menos pra eu poder dizer eu REALMENTE não gosto, ou para descobrir que estava enganada e ele é realmente tão maravilhoso quanto todos acham.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!

    Realmente tenho que concordar com vc, ele foi apresado.
    A Escolha foi o primeiro, e o único, livro que li do Sparks, eu já comecei a leitura cheia de pré-conceitos e quando fui ver, adorei. Tanto que ele chegou a me emocionar e me deixar angustiada.
    Gostei da leitura. Sparks ainda não é um autor que me desperte tanta curiosidade apesar de ter gostado desse seu livro, o único titulo dele que e deixa realente curiosa é Diário de uma Paixão (acho que é assim), já que espirou um filme que gostei tanto xP

    Bjão flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir

Obrigada!