segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um ano inesquecível de Ronald Anthony

Após ter lido a sinopse e algumas opiniões negativas sobre o livro Um ano inesquecível fiquei sem ânimo para a leitura e confesso que fui envolvida pela história de Ronald Anthony. Mas agora eu não sei se gostei ou não do livro. A ideia da história é muito legal, mas tem algumas coisas que foram mal exploradas, sob o meu ponto de vista.

Após um pequeno incidente em que Mickey Sienna de oitenta e poucos anos quase incendiou a casa onde morava sozinho, seus quatro filhos começaram a debater um novo futuro para o homem para que ele não corresse nenhum perigo. Sendo todos muito ocupados, Jesse Sienna, o caçula, decidiu que seu pai deveria ir morar com ele.
Mas as coisas não são tão simples e meigas quanto nos planos de Jesse, principalmente porque sempre houve uma distância entre ele e seu pai de mais de 50 anos de diferença e, por sempre ter sido o caçula, ele era mais apegado à sua falecida mãe.
Jesse namora há seis meses com Marina, mas eles têm um romance peculiar porque ambos já sofreram por amor anteriormente e decidiram manter um relacionamento sem grandes expectativas para  que não houvesse decepções. Mickey não se conforma por ver o filho desperdiçando a oportunidade de viver o amor da sua vida e decide lhe contar uma história de um antigo amor que ele teve.


Fiquei pensando na grandiosidade da história de Mickey contou para Jesse. Não falo da história em si, mas falo do quanto esta história quebrou as barreiras e uniu pai e filho outrora tão distantes. E fiquei muito curiosa à medida que Mickey ia narrando por partes um grande evento da sua vida. Mas no fim... - volto logo a este aspecto. Quero primeiro falar sobre o que gostei no livro.

O autor Ronald Anthony criou um texto leve, rápido, com cenas reais - afinal, toda família passa pelo problema "o que fazer com o velhinho?" - e com um humor muito agradável. Mickey e Jesse são irônicos, sarcásticos e eu fiquei encantada com isso. Mickey é um personagem encantador, esperto e engraçado.

Confesso que até então eu não tinha implicância com a tradução de Maysa Monção, [Conselho de amiga, Tudo o que ela sempre quis] mas desta vez topei com umas frases que ficaram um pouco desconexas. Narrado em terceira e em primeira pessoa [por Jesse], o livro é descomplicado, mas eu arrastei a leitura.

E agora vêm os aspectos negativos. Jesse é um chato com essa história de manter um relacionamento "sem futuro", fica claro que o romance dele com Marina é lindo, mas ele se recusa dar a devida importância e isso me incomoda seriamente. Ele não dá valor porque não quer. E é por isso que Mickey decide contar uma história importante e "secreta" da sua vida.

Juro que estava esperando uma história fantástica e não foi bem isso que encontrei. Ao fim da história (de Mickey) fiquei pensando que não fazia muito sentido ele estar contando aquilo ao filho esperando que ele mudasse em relação ao seu comportamento. Eu enxerguei mais como uma redenção, vivendo uma memória especial ou tirando aquele segredo tão pesado de seu coração já tão cansado. Como eu já disse, foi uma história com um signo belíssimo porque uniu pai e filho, mas muito fraca para a ideia que o autor quis transmitir em Um ano inesquecível.

Portanto, acho que nem tanto nem tão pouco. Eu daria três estrelinhas à Um ano inesquecível. Mas algo mais pendente ao dois do que ao quatro.

Beijocas!

|| Informações:
Um ano inesquecível do original The forever year
Escrito por Ronald Anthony e traduzido por Maysa Monção
Publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito
303 páginas

8 comentários:

  1. Uma pena que o autor não tenha conseguido dar uma enfase maior na proposta que ele queria, a ideia é boa como vc mesma mencionou, mas pelo visto faltou um melhor desenvolvimento.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Queeeeeeee? Não é uma história fantástica?
    Tu acaba que de jogar um balde de agua fria na minha cabeça hahaha.
    Juro que quando li as primeiras resenhas sobre este livro eu achava que ia ser algo maravilhoso, que prenderia e me faria pensar em tds as coisas da vida, agora já nem sei mais o que pensar.
    Acho que vou precisar ler mesmo hehehe

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa uma graça, essa questão do que fazer com o velhinho da família para mim é mórbida e triste pq eles tiveram uma história de vida e não querem no final da vida ser tratado como uma coisa onde as pessoas não sabem onde colocar. Depois que li Diários de uma paixão e conheci Noah e o vi novamente no livro O Casamento passei a ter uma outra visão dos idosos. Mas no que diz respeito a esse livro, pelo que li na resenha da Duda o mais estranho seria aceitar que o filho iria escutar tranqüilamente o pai falar de um grande amor passado que não era sua mãe, penso que pelo menos ciúmes ele teria. Além disso se ele é bobo e não quer arriscar se entregar ao romance para não se machucar novamente ele é um bobo medroso. Enfim esse livro tá dando o que falar!!!! Parabéns pela resenha!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou fã de romances, já não tinha muuuita vontade de ler, então agora acho que vou passar longe..rsrs

    Medo do que vou encontrar...kkk

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. É, eu também não gostei muito. Na verdade, ainda menos do que você. A ideia principal da história é legal, concordo totalmente. Mas, a história em si é tão... nada. Tudo bem, o amor dele era bonito e puro e etc etc, mas é uma história normal, com personagens normais, sem nada demais, nada de uau, nada de nada, não vejo nem o propósito de estar em um livro. Parece a história de qualquer casal, em qualquer bairro, de qualquer cidade; eu nem tinha tanta vontade de saber o que ia acontecer porque na maior parte do tempo não acontecia nada. E sim, o Jesse me irritou profundamente. Aquela filosofia dele era super capenga e sem sentido. No final, acho que a Marina devia ter deixado ele e pronto, pra deixar de ser banana.
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,

    Esse livro esta na minha lista de espera e não sei muito o que esperar e pela a sua resenha vejo que é só lendo mesmo....parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Millena!
    Eu já tinha visto a resenha da Duda, então já esperava que não fosse uma GRANDE história.

    Pra falar bem a verdade, antes de tudo, eu esperava algo próximo de Nicholas Sparks (pelo título, capa...), mas pelo que li na sua resenha não é nada disso, né?

    Você não foi a única a falar que o livro é monótono, acabei de ver uma resenha que dava uma estrelinha pra ele, falando que era muito parado mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do livro...

    ResponderExcluir

Obrigada!