segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A arte de correr na chuva de Garth Stein


Tenho várias coisas para falar sobre A arte de correr na chuva e nem sei direito por onde começar.
Confesso que comecei o livro esperando algo que não encontrei e, ao todo, não me surpreendi muito.
Solicitei esse livro no skoob plus por causa do conjunto título e capa e não sabia nada sobre o enredo até pegá-lo para ler.
Logo no início encontramos um recado do autor onde ele explica porque usou um cachorro para ser narrador da história e fala sobre sua paixão por automobilismo. É uma honra saber que Garth Stein é fã de Ayrton Senna.
Depois, vemos uma pequena declaração de Viviane Senna e eu comecei a achar que o livro ia ter algo meio relacionado com a vida de Ayrton Senna e me empolguei. Só que não.

A história é narrada por Enzo, um terrier que é apaixonado por automobilismo e televisão. Foi assistindo  um documentário que ele descobriu que, após morrerem, os cachorros reencarnam como humanos. Basicamente, Enzo vive tentando reprimir seus instintos de cachorro para se preparar para sua próxima vida.

A maior de suas paixões com certeza é seu dono. Denny é funcionário de uma oficina mecânica BMW e corredor automobilístico semiprofissional. Mas muitas adversidades acontecem durante a trajetória de Enzo e Denny.

Não dou dar detalhes dos problemas que eles enfrentam porque eu considerei isso desnecessário, você pode conferir na sinopse e é tudo tão previsível. Eu esperava um livro muito mais emocionante e, no fim das contas, me pareceu um livro narrado por um filósofo e não por um cão. Não consegui me envolver muito com os personagens nem mesmo com o Enzo. Mas achei incrível algumas passagens em que ele mostra seu lado cachorro, se repreende por isso, mostra o quanto é esperto e o quanto pode compreender seu dono humano.

Um livro tocante, com certeza, mas com uma pegada autoajuda que não ficou muito adequada. O tempo todo Enzo compara a vida ao automobilismo e isso é interessante, é um novo olhar sobre todo o universo das corridas, mas tem momentos que é cansativo. O centro do enredo é o drama da vida de Denny e a preparação de Enzo para sua reencarnação, a leitura é rápida e tranquila.
Apaixonados por cachorros vão rir e se deliciar com muitas coisas e compreender melhor o universo canino. Mas é apenas uma história três estrelas e um tanto clichê em certos desenrolares. E outra coisa, ficou meio parecendo que o autor usou o peso do nome Ayrton Senna para promover seu livro porque eu juro que em todas as 300 páginas, li o nome de Senna só umas cinco vezes; claro que eu não estava esperando a biografia do Senna, mas também não vi nada de inspiração ali.

Vi várias pontuações positivas no skoob e devo concordar quando todos dizem que o último capítulo é fantástico.

|| informações:
A arte de correr na chuva do original The art of racing in the rain
Escrito por Garth Stein e traduzido por Elvira Serapicos
Publicado no Brasil pela editora Ediouro
303 páginas

Desviando do assunto...
Ah, eu precisava acrescentar isso! Juro que quando li o título achei que era alguma coisa falando sobre a pureza dos cães, sua lealdade. Eu tinha associado correr na chuva como uma atitude animal, pura, livre. Mas olhando bem o título original vê-se que se trata de disputar corridas. Ayrton Senna corria muito bem na chuva e o personagem Denny também possui essa habilidade. Por isso, o título.

7 comentários:

  1. Ah nãããão!
    Esse livro está na minha lista de futuras compras, mas pq eu achei que era algo sobre a pureza dos cães também.
    Tu acaba de jogar um balde de agua fria na minha cabeça.

    Vou tirar ele da lista de compras :P

    Teve um livro narrado por cachorro que eu amei, não troco por nada, e olha que ele foi suuper barato. "As 4 vidas de um cachorro', eu achei lindo *-*

    ResponderExcluir
  2. Achei legal toda essa menção a Senna, mas curiosamente apesar de AMAR cachorros, eu não gosto muito de livros sobre cachorros ou com narradores cachorros. Achei meio viajado esse negócio da reencarnação como humano e, a história em si, não me chamou muita atenção, mas, claro, porque eu não gosto muito desse estilo, acho que para quem gosta por mais que não seja a melhor leitura de todas, deve ser interessante.
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha pq sempre quis ler esse livro e agora sei que ele não é nada do que eu esperava. Obrigada pelas informações!!!! Bjos e vou te mandar um email hoje ainda!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido a sinopse, nem qualquer resenha sobre esse livro a não ser a sua agora...e, meu Deus eu estava com todas as expectativas erradas sobre esse livro.

    Eu também achei que flava sobre a pureza dos cães; o nome me fez pensar automaticamente nisso.

    Mas, depois da sua resenha, não sei se me aventuraria a ler esse livro, acho que não conseguiria 'segurar' as expectativas e acabaria esperando demais mesmo assim rsrs'

    Obrigada pela resenha, minha lista de Vou Ler se torna menos gigante O.o' rs'

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante esse livro e já estava pronta para amar ele, por se tratar de um cachorro, mas fiquei um pouco na dúvida. Não sei se o enfoque dado pelo autor vai fazer eu me "apaixonar" por ele. Até tenho vontade de ler, mas não estou com pressa..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca tinha visto o livro antes, mas achei bem interessante, acho que deve ser um livro muito tocante mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nunca ouvi falar neste livro e pela capa/título achei que seria outra coisa!!
    Acho que não leria esta obra, pelos clichês e pelo tema. São coisas que não me interessam!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada!