sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mãe, me dá o Ken Follett?

Ken Follett nasceu em 5 de junho de 1949 em Cardiff, País de Gales. No pós guerra, além de não possuir brinquedos, seus pais não lhe permitiam assistir à tevê ou ir ao cinema. Seu entretenimento provinha das histórias contadas por sua mãe e da biblioteca pública do bairro. Aos seus 10 anos, a família mudou-se para Londres. Cursou Filosofia na University College.

Em 1970, recém saído da universidade, um curso de jornalismo de três meses colocou Follett no caminho para se tornar escritor. Ele começou como repórter em Cardiff e em 1973 estava trabalhando em um jornal em Londres. Por não ter conseguido sucesso como repórter investigativo que achou que seria, ele começou a escrever ficções e trocou o jornal por uma pequena editora. Escreveu vários livros sem obter sucesso até chegar a O buraco da agulha.

Publicado em 1978, foi O buraco da agulha que levou Ken Follett às listas dos livros mais vendidos. O livro foi contemplado com o prêmio Edgar Allan Poe e vendeu mais de 10 milhões de exemplares. O sucesso permitiu que ele deixasse o emprego e passasse a se dedicar exclusivamente ao seu segundo romance, Triângulo.


Nos últimos 35 anos, Ken Follett escreveu 29 livros.
Seu Top 5 Best-Sellers são histórias de espionagem:
O buraco da agulha (1978)
Triângulo (1979)
A chave de Rebeca (1980)
O homem de São Petersburgo (1982)
Na toca do leão (1986)

Em 1986 surpreende seus leitores com Os pilares da Terra, um romance sobre a construção de uma catedral da Idade Média. O livro recebeu críticas entusiasmadas e esteve na lista dos mais vendidos The New York Times por 18 semanas. Atingiu também as listas dos mais vendidos do Canadá, Grã Bretanha e Itália. E durante 6 anos esteve entre os mais vendidos da Alemanha.

Nos anos seguintes se dedicou a escrever entre thrillers e históricos.

Em 2010 lança Queda de gigantes, o histórico de abertura da trilogia O século que promete narrar os fatos mais importantes do século XX. Em 2012, o segundo volume da trilogia, Inverno do mundo foi lançado. E o próximo chega às livrarias em 2014.

Imagens/informações foram extraídas do site do autor: www.ken-follett.com, você pode conferir este conteúdo na íntegra aqui.

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~
Em minhas resenhas, eu sempre me derreto em elogios ao Ken Follett e é merecido. Ele conduz seus livros muito bem e envolve o leitor. Tudo que está escrito passa como um filme diante dos olhos e, pelo menos eu me sinto assim, quando me afasto um pouco da leitura fico com a sensação de ter parado algo muito importante pela metade. Até agora, li apenas dois livros do autor, Queda de gigantes e Inverno do mundo, ambos gentilmente cedidos pela editora Arqueiro em parceria com o blog e tenho mais um esperando na fila que é Os pilares da terra, que é da editora Rocco e eu comprei recentemente o/ Particularmente, eu gosto de história e sempre me sinto enriquecida com suas palavras, me sinto entusiasmada com algumas passagens e indignada diante de outras. Recomendo Ken Follett para todos! 

Beijocas!!

6 comentários:

  1. kkkk

    Eu vivo pedindo livros aos meus pais, e olha que já sou mãe e tenho minha família a tempos..rsrs
    nunca pedi Ken Follet, mas depois dessa última resenha acho que vou mudar isso, eu amei.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro do Ken Follet, mas parecem mesmo ser livros muito bons! Gostei dessa sua frase: "quando me afasto um pouco da leitura fico com a sensação de ter parado algo muito importante pela metade"... O autor deve escrever muito bem mesmo pra te deixar com essa sensação!
    Os Pilares da Terra parece ser bem bacana também! Vou aguardar sua resenha, combinado? :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Miii, eu não li nada deste autor, mas tu falou tão bem dele que conseguiu me encantar pelo cara sem nem ter lido nada. hahaha

    Vou procurar algo dele, e por como meta de leitura para o ano que vem. Só preciso me decidir por qual começar

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Millena,

    Ainda não li nada do autor, mas esta na minha lista de desejados...parabéns pelo post...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do autor mas depois de suas dicas apaixonadas tô mega curiosa. Parabéns pelo post ele ficou ótimo, sempre é bom conhecer um pouco da trajetória dos autores.

    ResponderExcluir
  6. Mi, o Follet parece ser um ótimo autor - aliás, após tantas críticas que já li, tenho certeza que ele é. Pretendo ler algum livro do autor, só que, no momento, não tenho nenhum na fila e imagino que irá demorar um pouco.
    Ao ler a breve história dele que você escreveu acima, só fica mais claro a máxima de que se você quer muito algo, basta persistir. O homem escreveu vários livros sem o menor sucesso, depois veio o "bum". Imagine se ele tivesse desistido, que lástima seria. Algumas pessoas não tem essa perseverança.
    Outra coisa que não pude deixar de notar: curso de jornalismo por 3 meses? Que sonho...! Tive que aguentar o meu por 4 anos.
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir

Obrigada!