segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A ira de Nasi de Mauro Beting


Escrito por Mauro Beting, jornalista futebolístico e por Alexandre Petillo, jornalista especializado em música, A ira de Nasi é uma biografia do ex-vocalista da banda Ira!

Fiquei surpresa ao receber uma biografia de Nasi, principalmente porque conheço pouco do cantor e da banda que ele integrava e é complicado ler uma biografia sobre uma personalidade que  você não conhece bem ou não tem muito interesse, mas segui adiante.

O Ira! foi uma autêntica banda representante do rock paulista dos anos 80, formada pelo Nasi [voz], Scandurra [violão/guitarra, canhoto, grande nome e ego maior ainda], Jung [bateria, recifense e ex-Titã] e Gaspa [baixo].

Como não podia deixar de ser, o livro conta, além da história da vida do Nasi, a história de vida do Ira! já que não tem como imaginar estes nomes separados. Passando pelo nascimento, infância, a aquisição do apelido Nazi, o início da banda, o envolvimento com as drogas, os amores malfadados, as brigas excessivas até o momento em que o Ira! não tinha mais como continuar, o espiritualismo e redenção do cantor, os autores fazem uma viagem maravilhosa e nostálgica pelo mundo da música brasileira dos anos 80 em diante, mais precisamente do rock.
 

Demorei um pouco para me acostumar com a forma que o livro foi escrito, em alguns momentos os autores não se ativeram a detalhes e eu senti falta disso! O livro intercala entre seus parágrafos, narrativa e depoimentos de grandes nomes como Rick Bonadio, Ritchie e até mesmo do próprio Nasi. Isso me incomodou um pouco porque eu não sei dizer se são trechos de antigas entrevistas ou se o cantor estava orientando o que devia ser escrito na própria biografia!
Os capítulos são intitulados com trechos de músicas da banda e, como é de praxe, o livro traz algumas fotos do Nasi.

Durante vários momentos, larguei o livro e fui ouvir um pouco de música, tanto do Ira! (que eu conhecia muito pouco), como dos Titãs, Capital, Cazuza, Engenheiros, Legião, e no fim das contas dá uma nostalgia (isso é uma crítica implícita ao sertanejo universitário, sim!).

|| Informações:
A ira de Nasi
Mauro Beting e Alexandre Petillo
Editora Belas Letras
317 páginas

~*~
Biografias sofrem algum tipo de preconceito, mas fiquei muito mais surpresa ao ver A ira de Nasi entre os livros mais vendidos da Veja e, se você não confia na Veja, o livro também está na lista do Publish News.
Mas, como uma leitora de biografias (dos mestres Fernando Morais e Lira Neto, por exemplo) senti falta de algumas coisas, como a discografia do Nasi, as fontes pesquisadas e um índice onomástico, acho que foi um erro dos autores e também da editora por não ter cobrado. Acredito que uma próxima revisão deveria receber mais atenção neste aspecto.
Eu tinha pensado em colocar uns comentários de Jan sobre a minha leitura, afinal ele é músico e acaba acompanhando tudo que eu leio, mas ele não gostou muito deste livro. Concordo com ele em sua opinião de que o Ira! não deixou um legado e que o Nasi não fez nada exatamente marcante a ponto de merecer ter sua história arquivada em formato de livro. Ao fechar o livro, tive a sensação de que o intento era esclarecer o início e fim da banda; sem, no entanto, documentar a trajetória.

11 comentários:

  1. Confesso que nunca conheci a carreira do Nasi, e sim do Ira( que é uma banda que gosto bastante).Enfim, terei que ler para tirar minhas conclusões.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Também conheço pouco sobre o Nasi e o Ira!
    Conheço algumas(poucas) músicas, mas como uma boa curiosa, me interessei pelo livro.
    Quero saber mais sobre ele e a banda, não curto muito biografias, mas acho que essa deve ser legal.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Ira!, mas conheço muito pouco do Nasi, então até tive certo interesse.
    Eu não sou a maior fã de biografias e aparentemente, não acho que essa seja uma das melhores.

    Não sei se leria o livro, sinceramente.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi nada sobre o Nasi.. e pouquíssimo sobre a banda!
    Mas acho muito legal quando lançam biografias de cantores/bandas.. realmente não tem como ler o livro e não correr pra escutar as músicas. Elas passam a ter muito mais sentido!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu também nunca ouvi nada sobre Nasi e, muito menos, sobre a banda. Biografia não é o tipo de livro que costumo ler. Para mim, eu devo ler biografias de quem eu gosto, tenho alguma admiração e tenho curiosidade sobre. Confesso que, Nasi não me interessa, logo, não lerei o livro. E também porque estou fugindo de biografias depois da última li: O livro do Boni, que decepção. É um livro chatíssimo, mas como eu tinha curiosidade, revolvi lê-lo e, consequentemente, arrependimento rs. De qualquer maneira, boa resenha.

    ResponderExcluir
  6. Como te disse, só gosto de ler biografias quando me interesso muito pela pessoa em questão; por exemplo, estou com uma do Tim Burton pra ler e ainda comprei super caro (foi R$50,00) mas não resisti. Realmente não tenho preconceito nenhum com o gênero, mas ler sobre alguém que não me interessa está fora de questão.
    Pelo visto em alguns pontos, mesmo para quem gosta, deixou a desejar, pelo menos serviu para te inspirar musicalmente em alguns momentos hhuahau e lógico, conhecer um pouco mais sobre o cantor.
    Beijão, Mi! o/

    ResponderExcluir
  7. Conheço algumas músicas do Ira mas não sou fã da banda. Confesso que não leio biografias.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito de biografias só quando gosto muito da pessoa aí fico curiosa para saber mais.
    Mas foi legal saber um pouco mais sobre esse livro, valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a banda e o cantor, mas não tenho vontade de ler essa obra. Não curto muito biografias e se eu leio é porque adoro a pessoa rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu não ouvi muita coisa da Ira! (nem sabia qual era o nome dos integrantes da banda UIAHSauihsiaS), mas me parece bem interessante.

    Gosto muito de biografias, ainda mais uma que 'exalta' o rock nacional. (sim, assino embaixo da sua crítica ao sertanejo universitário e muitos outros IUHSIUAHSIA)

    =*

    ResponderExcluir
  11. Oi, :)

    Pra ser sincera, eu nunca li nenhum livro que se trate de biografia - por isso não posso dizer se gosto ou não rs' - mas ainda assim, dependendo do personagem, acho que sempre vale a pena saber mais, ainda mais se ele contribui para algo tão essencial quanto música *---*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Obrigada!