sábado, 6 de outubro de 2012

Na minha estante... #7

Oi, gente, tudo bom?

Geralmente, todo leitor tem um histórico literário. Por exemplo, minha mãe sempre lia histórias para mim quando eu era mais nova e depois vieram os paradidáticos da escola, mas eu tenho certeza que todos nós temos um livro que representa o nosso ingresso no universo literário [ficou super cacofônico ingresso/universo].

Então, na minha estante o livro que despertou meu amor pela leitura foi...

A menina que roubava livros de Markus Zusak.

Era uma vez... Meu pai com uns tickets de alimentação da rede Bompreço. Aqui na cidade que habito estes tickets só serviam para comprar... Comida. Mas no Recife a gente poderia comprar outras coisas se incluísse alguns alimentos. Então, era mais interessante para a gente ir gastá-los no Recife e fomos!
Andando para lá e para cá, entre chocolates e coisas inúteis, eu peguei um livro e me surpreendi ao ler, no lugar da sinopse a seguinte frase: "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler".
Li o livro em quatro dias e, de lá para cá, sempre tive um livro por perto!

E você? Qual livro despertou você para o mundo da leitura?

14 comentários:

  1. Eu adoro esse livro, mas não o tenho.
    Como tudo começou...
    Lembro da minha mãe me falando a história de romance que ela tinha lido há mt mt tempo, de uma menina com um camafeu, mas ela não lembrava o nome do livro.
    Entao eu comecei a busca, eu tinha sei la,uns 11 ou 12 anos, e comecei a ler os livros que ela me dizia já ter lido, alguns foram muito ruins, outros bem legais.
    Enfim achei o romance que ela tanto falava, era 'a moreninha'.heheh
    Recentemente comprei o livro para no futuro relê-lo, e não precisar mais ler todos os livros que ela já leu, para me lembrar qual era. Decidi eleger esse livro com o principal!

    Mas tbm tenho os livros que me fizeram entrar no mundo da séries, 'as brumas de avalon'. Se hoje eu leio séries sem preguiça de ler mais de um livro, é por causa das brumas. Também por indicação da minha mãe, que um dia foi na biblioteca municipal e me trouxe esse livro (detalhe, ela trouxe o segundo volume).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra!

      Eu AMO A Moreninha, um livro tão fofo *-*

      Minha mãe hoje é uma leitora por minha causa. Temos um gosto muito parecido, mas as vezes ela gosta e as vezes não do que eu indico, mas ela lê bem rapidinho.

      Também tinha lido alguns antes de A menina que roubava livros, mas esse foi o principal.

      Beijocas!!

      Eu tenho As brumas de Avalon e ainda não li xD

      Excluir
    2. Hoje em dia minha mãe não lê mais! Ela me colocou no mundo da leitura e acabou abandonando, diz ela que não consegue mais se concentrar e que as letras sao muito pequeninhas hahaha.

      Brumas é meu xodó, depois de lê-los fora de ordem pq na biblioteca nem sempre tinha o volume que eu precisava, decidi que ia ler na ordem. Levei um tempo,mas comprei num sebo, edição tri velha e bem acabadinha, o antigo dono n cuidou bem deles. Mas não dou, não vendo, não troco... É velho e acabado, mas é meu hahahaah.
      Um dia vou comprar uma edição nova, mas por enquanto tá bom assim!

      Excluir
    3. Só para deixar você com um pouquinho de inveja... eu comprei os 4 por 16 reais no Submarino novinhos e com orelha, hahahha!

      Excluir
    4. Assim não valeeee, eu também quero. Amo amo amo a série. Apesar de eu achar o Arthur um panaca, a mulher dele uma vadia... hahahahah
      Mesmo se tu não gostar da história, cuide bem deles, tá? hehehe

      Excluir
  2. A Mena Que Roubava Livros é maravilho, como amei a narração feita pela Morte.

    Bom, o livro que me incentivou de vez pela literatura...? Assim, normalmente sempre lia algo ali outro aculá... Mas foi a partir da saga Crepúsculo que virei uma compulsiva por livros XP
    Por isso até hoje tenho um carinho especial por ela :]

    Xeru flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Oi Millena!
    Eu já li esse livro e amei a história, ele é muito emocionante! Os livros que despertaram a minha paixão pela leitura foi os da série Harry Potter, foi com essa série que comecei a sentir prazer em ler, em comprar os meus livros e fazer a minha coleção. Amo ler! ;)
    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu acho que sou leitora desde sempre, não tive um livro que me despertou. Sei o primeiro que me fez ficar grudada..rsrs
    Com 8 anos estava lendo Reinações de Narizinho e minha mãe me chamou pra almoçar...fiquei extremamente furiosa. Acho que passei uns 3 dias colada com o livro, até acabar. E assim foi, desde sempre.
    Claro que tem alguns que ao longo do caminho renovam nossa paixão, como Harry Potter, entre outros.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal saber um pouco sobre o livro que te despertou para leitura. Comigo foi Senhora de José de Alencar!!!,

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado, assim como o comentário anterior, o livro que me fez querer mais foi SENHORA, de José de Alencar. É um romance super bem construído, é lindo!

    ResponderExcluir
  7. Despenso comentários sobre "A menina que roubava livros", que livro fantástico. Porém, o livro que me despertou para o mundo da leitura foi Lucíola. Eu sempre odiava quando a professora mandava ler algum livro, na maioria das vezes, o livro não era bom. Foi quando eu li Lucíola, - José de Alencar e fiquei encantada. E por falar nisso, acho que vou lê-lo novamente. Depois disso, eu fui me interessando ainda mais pela leitura. Graças a bons livros que eu li (A Cabana, O menino do pijama listrado, Ensaio sobre a cegueira, etc), hoje eu não consigo mais parar de ler, ainda bem.

    ResponderExcluir
  8. Olha, euv realmente nao sei qual livro me despertou pra leitura.

    Minha mãe sempre leu, então desde pequena eu estive cercada por livros.

    Foi A Mochila Amarela, O Sapo Felizardo e assim por diante.

    Realmente é impossivel, pra mim, saber quando isso começou.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido esse post no dia que foi publicado, mas algo me impediu de comentar no momento hauhaua
    Eu adoro esse livro! <3
    Na verdade no meu caso não existe um livro específico que tenha despertado o meu amor pela leitura, a não ser é claro, o primeiro de todos os que eu li (que curiosamente ainda me recordo) mas é um bem infantil que ganhei quando tinha 4, 5 anos de idade. Depois disso, sempre lia os paradidáticos do colégio e lá para os 8, 9 anos costumava pedir livros de presente a torto e a direito, então realmente não tem nenhum que marque a jornada de forma muito significativa como o grande incentivador.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Bom, mesmo não tendo sido o primeiro livro que li, "A Marca de Uma Lágrima" me marcou muito. Um livro que tinha tudo oque eu mais gostava; romance, mistério e principalmente poesia.

    Me marcou muito ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Obrigada!