segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Semana do Clássico: Frankenstein


Oi, gente.

Vamos ter algumas mudanças por aqui, a partir de agora nós teremos a semana do clássico. E, para começar combinando com o mês de outubro, o livro da vez é Frankenstein ou o Prometeu moderno da autora inglesa Mary Shelley.

A semana do clássico vai ser basicamente dividida em três postagens:
  • Experiências e relatos de leitura
  • Pesquisas e curiosidades
  • Leitura crítica, que é a minha resenha 

Para início de conversa, quando alguém falava em Frankenstein, a primeira imagem que vinha na minha cabeça era essa: 
Mas eu descobri que eu estava muito enganada, Frankenstein não é o monstro e eu não sabia disso.
Frankenstein é o sobrenome de Victor, o criador do monstro. E a partir daí eu compreendi completamente o título "o Prometeu moderno", mas eu só vou falar sobre isso na próxima postagem [estou garantindo que você volte aqui - ou não].
O livro Frankenstein é um livro de terror, sendo classificado como um romance gótico e vem também como um pontapé inicial para a ficção científica.

Eu sinceramente não me senti assustada com o livro e eu li durante madrugadas, mas minha experiência foi fantástica e eu consegui captar diversos sentimentos e ideias. O ponto de partida é a ambição e inteligência do jovem Victor Frankenstein que, após muito estudo, descobre como dar vida à matéria inanimada, mas o criador fica abismado diante de sua obra e perde o controle sobre si e sobre o monstro.

Uma coisa interessante que acho interessante comentar aqui é que temos a impressão que a criatura é feita de partes de cadáveres, mas no livro a autora deixa evidente que ele constrói o monstro sem retalhar pedaços humanos.

A vontade de ler Frankenstein partiu da leitura de Marina, mas preciso evidenciar que o Zafón me causou muito mais medo com sua narrativa e sua poética. Entretanto, não há como desmerecer a autora Mary Shelley que escreveu este livro tão jovem e com uma premissa totalmente inovadora!

Espero que tenham gostado e em breve tem mais Frankenstein!

13 comentários:

  1. Frank é otimo, fico triste com a historia dele sempre. ^^

    Tem sorteio la no blog

    http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com.br/2012/10/segundo-sorteio-de-aniversario.html

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Fiquei curiosa, se ele não retalhava como foi? Ele pegou só um corpo?
    Acho que preciso ler este livro rsrs
    Ele foi um dos primeiros livros do gênero, numa época que as pessoas acreditavam em muita coisa que liam, hoje em dia a gente ia pensar: há isso é impossível!! Mas na época eles acreditava que algum médico doido poderia criar algo assim. Por isso que era tão assustador. Hoje em dia diante de uma gama tão grande do gênero nem tudo nos assusta =D
    Bjocasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele construiu o corpo como se fizesse um bolo, junta os ingredientes e cria. Dá a ideia de que o criador é Deus.


      Beijos!

      Excluir
  3. Então Mi, há muito tempo quero ler este livro.
    Mas como ando controlando as compras, sempre acabo comprando outros e esse fica esquecido.
    Espero que a semana do clássico me faça criar vergonha na cara, e compre o livro. heheh

    Adorei a ideia, se eu não me motivar assim, acho que nunca mais.

    ResponderExcluir
  4. Eu pensei que o Frankestein fosse o monstro também! Que coisa engraçada.
    Bom, quanto ao terror, acho que estamos "acostumados" demais e familiarizados com coisas piores. Este livro foi escrito em 1800 e pouco (certo?) e nesta época o horror era outra coisa.
    Com certeza foi um belo pontapé para a ficção e para outros gêneros.
    Mesmo que não cause o "terror" em nós, tenho certeza de que muitas outras coisas boas podem ser tiradas da leitura.
    obs: Zafón assunta mesmo em alguns momentos.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post pa a tempos tenho esse livro e pretendo ler ele em breve. Já sabi dessa questão do nome, mas qnd descobrir fiquei bem surpresa =) bjos e aguardo os outros posts!!!

    ResponderExcluir
  6. Desses clássicos do terror gótico, acredito que Frakenstein é um dos únicos que ainda não li - até onde sei. Ah, mas eu tenho muita vontade!!
    Confesso que quando tocam nesse nome, é exatamente esta imagem que você colocou que me vem a cabeça, não tem jeito huahaua Que lindo você ter tomado o impulso de ler esse livro por causa do Zafón (ele é demais lalala, baba escorrendo). Também senti uns arrepios de medo em Marina, mas principalmente em O Jogo do Anjo (impossível ler a noite), mas acho que Frakesntein, por mais interessante e gótico que seja, não passa uma sensação de medo mesmo. Sei lá, o imagino meio bobão, mas isso porque ainda não li a história hehe O curioso é que o motivo pelo qual ainda não li é que morro de pena do monstro (eu sou louca), mas sempre tive essa sensação de angústia, de me imaginar na pele dele. Mas vou ler, isso é certo!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de mencionar. Acho super legal essa ideia da semana dos clássicos, combina com a proposta do blog.

    ResponderExcluir
  8. Tive vontade de ler esse livro, principalmente porque tinha todas as possíveis idéias erradas sobre a história. Quero conhecer e saber se sentirei medo, se acharei interessante...

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. OI Milena!

    Eu aprecio a leitura dos clássicos, mesmo não lendo nenhum ultimamente. esse é um dos que eu nunca li, tenho curiosidade pela história. Abrange vários gêneros, o que pode agradar a mais pessoas..

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana essa ideia e você tem razão ao dizer sobre a imagem que vem a cabeça. Mas sobre a história original do próprio livro eu sei muito pouco, apesar de fazer parte dos clássicos que pretendo ler o quanto antes.
    Como sei pouco, acredito que esse "especial" vai impulsionar ainda mais a leitura. Na verdade isso já começou justamente por essa ideia errada que temos em relação a essa história que eu nunca imaginei ser capaz de “assustar”.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da nova coluna, acho que vai ser interessante. :)

    E, sempre quis ler Frankestein, por algum motivo essa história sempre me fez ter compaixão pelo monstro...não sei porque rsrs' Quero ler *---*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  12. Que bom que eu não era a única pessoa que essa imagem vinha logo a cabeça quando se falava em Frankenstein. Ufa! rs. Eu estava enganada o tempo todo também. Estou muito curiosa pelo livro.

    ResponderExcluir

Obrigada!