segunda-feira, 8 de outubro de 2012

P.s. eu te amo de Cecelia Ahern

Holly e Gerry tiveram a sorte de conhecer o amor bem cedo e tinham um casamento feliz quando um tumor no cérebro levou Gerry e deixou Holly viúva antes dos 30.
Apesar do apoio dos amigos mais próximos e da família, ela se sentia totalmente desamparada e desmotivada porque Gerry era tudo que ela tinha. Algumas semanas após a morte dele, a mãe de Holly liga para avisar que havia chegado uma correspondência intitulada " a lista". Em vida, Gerry prometera a Holly que quando morresse deixaria uma lista para orientá-la, embora eles não acreditassem que isso fosse se tornar necessário.
Holly ficou surpresa ao ver que ele cumprira com o prometido e deixou um carta e outros dez bilhetes, um para cada mês após sua morte, em fevereiro.

Narrado em terceira pessoa, com ritmo e narrativas MUITO agradáveis, em P.s. eu te amo a autora Cecelia Ahern nos conta a história de um grande amor, da perda e da superação.
A forma que o luto da Holly é transmitido é convincente. A desmotivação, a dependência de cada uma das cartas é algo extremamente real.

Mas, sinceramente, eu não aprovo a atitude do Gerry ter deixado um manual como se ele presumisse que a Holly seria incapaz de superar ou de viver sua vida sozinha. A Holly ficou muito presa aos conselhos do Gerry e, após concluir o livro, fiquei me perguntando como ela seguiria adiante porque no meu ponto de vista ele tinha preparado ela para ter um novo relacionamento como se isso fosse um sinal de estabilidade. Sim, eu seria a favor dela curtir um pouco o sentimento da perda e conseguir sair sozinha e a seu próprio modo da sua depressão porque ao longo do livro ela vai percebendo que, embora ela esteja sofrendo, outras pessoas tem problemas tão grandes quanto o dela e que todas as vidas continuam.

Daí chegamos aos personagens secundários e eu preciso dizer que cada um deles foi muito bem delineado e teve uma importância especial para que eu, como leitora, pudesse compreender e sentir a situação da Holly e das pessoas próximas. Amei a família dela e não entendi porque em alguns momentos no começo a autora deu uma impressão ruim deles.
Vemos que os amigos do Gerry também sentem sua falta; e enfrentamos com a Holly comentários desagradáveis e o despreparo de muitas pessoas que não sabem lidar com esse momento. A autora consegue colocar no papel as expectativas dos outros em relação a uma viúva e como isso afeta a vida de Holly.
No começo do livro, me senti emocionada, mas depois comecei a me incomodar com a presença do Gerry, como se as cartas fossem uma recusa em partir. Agora me dei conta que não gostei tanto assim do livro. Não chorei e fiquei indignada com o quanto considerei o Gerry egoísta.

Achei a Holly uma personagem muito forte e simplesmente humana em seus atos e palavras, de uma forma encantadora e real. E, apesar da minha crítica negativa ao Gerry [um personagem que odiei], recomendo a leitura, a autora merece atenção por conseguir transmitir diversos sentimentos e o livro é muito bom, muito bem construído, me fez rir e também refletir sobre diversos aspectos do amor, amizade, família.

Para finalizar, teve uma coisinha no final do livro que eu odiei sobre o rumo de um casal!! :@

|| Informações:
P.s. eu te amo do original P.s. I love you
Escrito por Cecelia Ahern e traduzido por Carolina Caires Coelho
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito
368 páginas

16 comentários:

  1. Eu já li esse livro há alguuns anos em e-book, lembro que a tradução era terrível, mas li tudo. Antes mesmo de ter um filme sobre ele.

    Quando eu li, amei! Não sei com vai ser a releitura dele, que farei em breve, espero continuar amando.

    Eu não sentir raiva do Gerry, achei a intenção dele bonitinha, não que fosse a coisa mais certa do mundo, fazer a viuva lembrar do morte sempre, mas como não era essa a intenção dele, eu curti.

    ResponderExcluir
  2. Ah, já ia esquecendo... O final tbm me deixou muito irritada.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro ainda e fiquei curiosa para saber o que é que acontece para deixar todo mundo meio "irritado" no final!
    Quanto ao livro em si, fico feliz quando vejo obras bem escritas (abordando temas delicados), com personagens muito bem elaborados.
    E também gosto de uma história de amor!!
    Um dia pretendo ler PS EU TE AMO. Espero que não demore tanto!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Como você mesma disse la no blog, temos opiniões contrarias... eu gostei da atitude do Gerry de enviar cartas, pois assim ele estará presente e o leitor consegue imaginar como que ele é ou era. Eu adorei o livro, é o meu favorito do ano de 2012...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo tendo ouvido muitas pessoas não gostarem da atitude do Gerry na história, como você eu gostei dessa atitude. Acho que a intenção dele ao mandar as cartas não foi...'prendê-la' a ele, e sim ensina-la a viver sem ele. Mas sou suspeita, pelo menos o filme é meu preferido *-*

      Excluir
  5. Não sou muito fã de livros românticos e de dramas, mas tenho vontade de ler P.S. Eu te amo.
    Deve ser um livro bem reflexivo e que ajuda a lidar com um tema que todos temos que conviver em alguns momentos, as perdas.
    Sei que vou chorar muito quando ler.
    Acho a ideia dele "bonitinha" e sinceramente uma forma dele mesmo encarar o que está passando, mas, para a Holly eu não sei se é exatamente a melhor opção.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. O filme eu amei, chorei horrores, tenho o livro mais ainda não li. Com certeza pretendo. Das resenhas que li vc foi a primeira que achou o Gerry egoísta, normalmente vejo as meninas se derretendo de amores por ele XD. Bom, só lendo para tirar minhas próprias conclusões :]

    Bj!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  7. Sabe, eu já havia chegado a me questionar em certo ponto se a atitude do Gerry em mandar cartas constantemente seria realmente algo saudável para a esposa. Porque de certo modo é uma dependência maior ainda, o que pode em algum nível ser até mais prejudicial do que se ele não tivesse deixado nada. Afinal, quando não temos esse contato todo, fica mais fácil não pensar. Deve ser uma fase horrível, que do fundo do meu coração eu não desejo para ninguém, mas o ponto positivo é que a autora parece ter desenvolvido bem a fase de superação. Também não acho que encontrar outra pessoa seja algo necessário e sinal de estabilidade, parece algo forçado até; se acontecer aconteceu, se não... não é o fim do mundo, fora que sou a favor do luto por um tempo, afinal de contas era o amor da vida dela, pega até mal - e não faz sentido - partir logo pra outra (não tô dizendo que seja o caso).
    De qualquer forma achei interessante o fato de você não ter gostado do Gerry, apesar das minhas dúvidas quanto a sua atitude, o imagino como um personagem amoroso e apaixonante; mas quem sou eu? Uma pessoa que nem viu o filme e nem leu o livro ainda. Posso falar nada huahua
    Beijos, Mi!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha, gostei de saber sua opinião, bem interessante, nos faz pensar e ver por outro ângulo.
    Ainda não li o livro mas vi o filme e penso que o Gerry é uma cara paixonado que ao saber que estava doente e iria morrer ficou louco por ter que pensar e aceitar que teria que deixar seu grande amor e assim pensou na melhor forma de cuidar da Holly mesmo após sua partida. Ela não é obrigada a seguir tudo que ele indica, mas prefere fazer porque assim o sente próximo novamente e depois ela percebe que terá que seguir sozinha!!!
    Mega curiosa para ler essa livro!!

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que Li esse Livro foi mto Emocionante era um Momento Especial em que eu tbm havia perdido alguem que eu amava. Qdo vi o filme chorei Litros ... quero sentir essa Emoção novamnete!

    ResponderExcluir
  10. Um Livro mto Especial na Minha vida. Pois quando comecei a Ler ele eu habia acabado de Perder alguem. Amei o Filme e o final tbm me irritou!

    ResponderExcluir
  11. Ganhei o livro mas ainda não li, ele ta na fila ^^

    Meu blog ta fazendo aniversario esse mês e tb ta com promoção da uma passada la ^^

    bju bju

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro em uma versão no português de Portugal, e pra ser sincera, não me agradou muito. Eu vi o filme primeiro, e me decepcionei com o livro, achei um poukinho fraco em comparação com o filme...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que todos já viram o filme baseado nesse livro menos eu, mas isso se provou um ponto positivo, pois eu não sabia que existia o livro, e agora que eu sei vou ler o livro primeiro e depois ver o filme.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, :)

    Eu ainda não li o livro, mas já vi o filme e simplesmente me apaixonei. *---* A história de amor entre Gerry e Holly é perfeita e, mesmo sabendo que muitos detalhes foram mudados no filme, quero muito conferir esse livro :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho vontade de ler o livro, mas não chega a ser AQUELA vontade louca. Deve ser muito emocionante, só espero não chorar, né. Não vou criar muita expectativa em cima, mas espero, no mínimo, que a história seja agradável.

    ResponderExcluir

Obrigada!