quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Charlotte Street de Danny Wallace


Jason Priestly é um ex-professor, jornalista freelancer de um jornal gratuito de Londres. Em um fim de tarde, ele ajudou uma moça com os pacotes na Charlotte Street e sem querer ficou com sua câmera descartável.
Ao compartilhar o fato com seu colega de apartamento, Dev, o amigo o incentiva a revelar as fotos e a partir daí eles decidem sair a procura dela, A Garota.
Paralelamente, ele não consegue superar o fim do relacionamento e ver que sua ex-namorada está seguindo adiante.

Seria crueldade minha dizer que Charlotte Street foi um livro completamente ruim. Eu ri em algumas passagens e ele me proporcionou reflexões de uma maneira geral acerca do crescimento. Mas creio que logo esquecerei desta história e apenas saberei que o livro se arrastou de forma penosa e cansativa. Além dos personagens chatos e nada cativantes, Charlotte Street é narrado pelo próprio Jason, o clichê do homem fracassado, infantil, sem perspectivas e sem atributos.


A trama do livro vai além da busca pela garota, acompanhamos o amadurecimento do Jason, mas até isso se deu de maneira chata. Admito que gostei da forma que o autor Danny Wallace conduziu o enredo, afinal eu conseguia fluir nas páginas, mas a leitura me pareceu tediosa e maçante e em determinado momento eu não sabia se estava lendo por curiosidade de saber o resultado daquilo tudo ou simplesmente porque queria terminar logo o livro.

Apesar do humor geralmente sem graça, do protagonista desagradável e das passagens desnecessárias, o que mais me cansou em Charlotte Street foi o romance unilateral. E aqui entra minha mais pessoal opinião de que eu não tenho a mínima paciência para livros tidos como romance onde nós só conhecemos um lado do amor, o outro é idealizado, inventado, distante... inexistente!
Eu fico verdadeiramente torcendo contra esses personagens (acrescente-se aqui a Broke de Bem mais perto) porque eles se prendem a algo que não existem e cansam o leitor com seus devaneios tolos.

Jason é um personagem sem potencial de convencer, os diálogos parecem ensaiados sem serem inteligentes ou úteis ou triviais ou corriqueiros.

Nas últimas 50 páginas senti uma leve melhora no livro (ou talvez meu humor estivesse melhorando por estar enfim acabando), mas isso não foi suficiente para que eu dê mais do que uma nota 2 a Charlotte Street.

|| Informações:
Charlotte Street
Escrito por Danny Wallace e traduzido por Bruna Castelhano da Cruz.
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.
399 páginas.

12 comentários:

  1. Amei a resenha e fiquei com medo de ler o livro..rsrs

    Eu sou um pouco chata com histórias reflexivas, românticas ou dramáticas demais. Acho cansativo, melado e chato de ler.

    Quando é unilateral então, pior ainda...Chega a ser trágico. Sem dúvida vou pensar bem antes de ler Charlotte Street.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Não o livro, estou tentando ganhá-lo em sorteios.
    Pelo visto vou continuar tentando só nas promos, nada de gastar dinheiro nele.
    Mesmo q cada um tenha sua própria opinião, não estou podendo colocar dinheiro fora hahaha

    ResponderExcluir
  3. Mi, estava conversando sobre esse livro um dia desses com outro blogueiro e dizendo justamente que eu não tenho a mínima vontade de lê-lo, pois imagino que irei encontrar tudo isso que você muito bem explicitou na resenha. Simplesmente não tenho expectativas de que irei gostar, ou de que o livro irá me agradar, o que é curioso pela capa super linda, mas acho que o meu radar para livros chatos e sem sentido já está ficando mais apurado. Parece-me uma leitura maçante, sem nada de muito interessante e com personagens mais ou menos. Pode parecer pretensão minha, dizer tudo isso sem ao menos ter lido o livro, mas é apenas uma impressão, lógico. Que se mostra verdadeira depois da sua resenha e de outro comentário que já escutei. De qualquer forma irei lê-lo um dia, já que o recebi de parceria, mas sinceramente não estou nem um pouco ansiosa hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Vou ser sincera, eu imaginei que este livro fosse bom. Todas as outras resenhas que li elogiam a obra.
    Pelo visto terei que tirar a prova e não pré julgar. Mas confesso que desanimei bastante agora. Provavelmente, CHARLOTTE STREET sairá do topo da minha lista de leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Caramba que resenha sincera, parabéns mais uma vez pela sua opinião. Acho a capa do livro linda, mas a sinopse não tinha me conquistado e agora fiquei com menos vontade ainda de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Já é a terceira resenha não-positiva desse livro e perdi totalmente a vontade de ler esse livro, ele tinha tudo pra ser um super livro, maaais...
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas realmente nao tinha parado pra ler nenhuma resenha (só paro quando estou muito ansiosa pelo livro ou quando vou fazer uma compra rs), então vc pode imaginar minha surpresa com uma resenha negativa.
    Tinha idealizado esse livro como uma coisa boa e a falta de desenvoltura dele me deixou desanimada - sem contar o personagem principal se tão fraco, odeio personagens assim.

    Obrigada por me impedir de gastar meu dinheiro numa coisa assim.

    ResponderExcluir
  8. Não gostei do livro, terminei de ler só pra dizer que terminei =/

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito curiosa sobre esse livro, principalmente porque estou precisando sair de tanto sobrenatural rsrs' Não sei, algo na sinopse me pegou; quero conferir o romance, =]

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  10. É um dos livros que eu pretendo ler, com certeza. Não sei, mas algo me diz que eu irei gostar muito da história. Vejo bons comentários sobre Charlotte Street, o que aumenta ainda mais a minha vontade de lê-lo. Estou muito curiosa com tudo: história, Jason, garota, narrativa, enfim. Pode parecer estranho, mas eu gostei muito da capa, o problema é que eu não sei o porquê, já que não tem nada de chamativo, atraente. Vai ver porque ela é simples. Há um tempo que estou esperando a oportunidade para comprar o livro, chega de enrolação, será a minha próxima compra.

    ResponderExcluir
  11. Já vi muitos comentários sobre este livro e fico muito curiosa para lê-lo e ver o que acho. Acho que vou me surpreender com este livro, pois adoro leituras leves e gostosas, realmente quero muito este livro.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha. Ainda assim estou muito com este livro. Acho essa capa simplesmente linda. Amo Londres. Adorei o blog. Bjs, Fê - http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!