quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os mistérios da coroa de Nancy Bilyeau


Os mistérios da Coroa é o livro de estreia da autora norte americana Nancy Bilyeau, ambientado no século XVI, época em que Henrique VIII, segundo monarca da dinastia Tudor reinava a Inglaterra e sua nova igreja, a Anglicana, originada no rompimento com a igreja Católica, vinha para abalar estruturas sociais e morais.

É neste contexto que conhecemos Joanna Stafford, uma jovem noviça dominicana pertencente a uma família que já foi importante na nobreza, quando ela recebe a notícia que sua prima considerada como uma irmã está prestes a ser executada em público acusada de alta traição. E ela decide desrespeitar a clausura e partir para Londres a fim de assistir a acusação.
No momento em que sua prima está sendo executada, ela topa com seu pai e no meio de uma confusão, ambos são levados para a Torre de Londres e separados. Depois de ser insistentemente interrogada, Joanna consegue permissão para voltar ao seu priorado com a condição de encontrar uma relíquia sagrada supostamente lá escondida para o Bispo Gardiner, um homem traiçoeiro mas que garante estar disposto a impedir o fechamento de mais monastérios.


Confesso que o livro começou num ritmo lento e até determinado momento foi bem difícil compreender qual seria o foco principal da trama. Com o avançar da leitura, vi que Nancy Bilyeau foi bem em seu primeiro livro.

A autora transmite com muita segurança toda a situação político-religiosa da Inglaterra no século XVI e sobre a vida tensa nos monastérios prestes a serem fechados por Cromwell e sua equipe de nobres hereges.

Tramas paralelas são inseridas para aumentar o mistério acerca de uma relíquia sagrada que é capaz de gerar poder ou destruição dependendo das mãos que a tocam. Os personagens foram bem elaborados e é impossível não torcer pela Joanna ou não se contagiar com sua fé.
Todo enredo está envolto numa nebulosa busca por um objeto que ninguém sabe o que é, de onde veio e onde está guardado e estranhamente tudo parece estar conspirando contra a noviça. Ela não sabe quem são seus aliados ou em quem pode confiar. Paralelamente, ela precisa dedicar-se a sua vida religiosa, já que a mais nova prioresa não está nada feliz com seu comportamento.

As pesquisas que Joanna faz são inseridas de uma forma quase imperceptível, deixando o livro mais informativo sem ser cansativo. E é claro que eu fui conferir o que foi real e o que é invenção e esse é mais um tipo "aula de história", que são os livros que você aprende sem perceber.

Mas, chegando no final, eu senti falta de umas coisinhas e procurando mais informações descobri que esta é uma série. E o segundo tem previsão de lançamento para 2013. Agora é só aguardar!

|| Informações:
Os mistérios da coroa do original The crown
Escrito por Nancy Bilyeau e traduzido por Fernanda Abreu [amor que não se mede!]
Publicado no Brasil pela editora Arqueiro
384 páginas

14 comentários:

  1. Adoro livros de época. Confesso que eu gostaria de ter vivido nessa rs.
    Não gostei muito da capa de Os mistérios da Coroa, mas pela sua resenha fiquei interessada em conhecer a obra. Ultimamente estou evitando ler séries, mas posso pular essa regra uma vez rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Adoro livros de época. Confesso que eu gostaria de ter vivido nessa rs." - me identifiquei totalmente =P

      Excluir
    2. "Adoro livros de época. Confesso que eu gostaria de ter vivido nessa rs." - me identifiquei totalmente =* rs'

      Excluir
  2. Gosto muito de livros que me fazem aprender algo sem nem perceber.
    Estou com um problema envolvendo séries, não tenho paciência de esperas os outros volumes serem lançados.
    Inventei de fazer isso com a nova série 'os heróis do olimpo' e estou quase infartando por ter lido o primeiro livro, e não ter conseguido terminar a história, pq o segundo volume tá caro e os outros não foram lançados. hahaha

    Mas como na resenha, tu deixou transparecer que o livro é bom, então vou anotá-lo na lista, mas com a observação de que é parte de uma série hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Também fiquei encantada com toda a maestria de conduzir os conhecimentos históricos misturados com o romance! A autora se garantiu! xD~

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha me interessado pela sinopse desse livro. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para descobrir que objeto é esse que a Joanna tem que encontrar.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que odeio história rs. Porém, o livro parece ter uma história interessante. Agora eu estou curiosa para saber de qual objeto se trata. Estou fugindo de séries, não tenho paciência para ficar esperando os próximos livros e tudo mais. Bom, a capa não me chamou atenção, mas a sinopse e sua resenha fizeram com que me despertasse um certo interesse em lê-lo, vou procurar saber mais e ler outras resenhas sobre Os Mistérios da Caroa.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha e fiquei surpresa pq não esperava tanto desse livro, bem interessante e me lembrou um pouco os livros do Dan Brawn!!!!! Gostei!!!!

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito desse livro, sinceramente.
    A capa não me atraiu e a sinopse muito menos. Apesar de ter gostado da sua resenha, o ritmo lento, as implicações político religiosas da trama não me fazem ter vontade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este livro parece bem no estilo "Dan Brown". Como adoro mistérios, acho que vou gostar.
    Mas o mais importante é que aparentemente a autora tem bom conhecimento histórico, o que ajuda a ambientar a história e caracterizar os personagens.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Millena,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e depois da sua resenha fiquei bem curioso...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros de época! Só são superados por medieval fantástico! IUAHsuAHSiuAHS

    Desde o lançamento (mês passado ou o outro, eu acho), que eu estou de olho nesse livro, esperando as resenhas sairem do forno!

    Não tenho muita coisa contra livros q demoram a prender a atenção mas que depois se mostram ótimo!

    =*

    ResponderExcluir
  11. Oi, :)

    Bom, na verdade eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas como eu realmente gosto de livros que tem essa 'pegada' histórica, aqueles em que dá pra perceber que a autora se aprofundou na história que queria contar para dar o melhor aos seus leitores... esses tipos de livro me atraem pelo cuidado.
    E a trama também parece ser bem interessante *---*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Obrigada!