segunda-feira, 18 de junho de 2012

O sonho de Eva || Leitura Crítica

Há um ditado que diz: “Santo de casa não faz milagre”.

Será que é sempre assim? Será que você é daquelas pessoas  que curte apenas o “milagre” da literatura estrangeira?
Se a resposta para as duas questões for afirmativa, então está na hora de rever o seu conceito acerca dos escritores brasileiros, principalmente, se você tiver a oportunidade de ler O sonho de Eva (simplesmente maravilhoso!) do escritor brasileiro Chico Anes (Que escritor mineiro danado de bom, uai!).

Com um enredo dinâmico, repleto de diálogos; o leitor, após embarcar na leitura desse livro, fica irremediavelmente preso à sua trama, surpreendendo-se a cada capítulo com a aventura vivida pela protagonista da história: a doutora Eva Abelar.
Eva, uma autoridade mundial em sonhos lúcidos, se vê diante de um terrível drama: a morte misteriosa da irmã e o desaparecimento de Joachin, seu filho autista. Para descobrir o paradeiro do garoto e vingar a morte de Anna, Eva é capaz de qualquer coisa, inclusive, enfrentar seus próprios traumas, utilizando-se dos sonhos lúcidos para buscar as pistas guardadas no seu inconsciente.

“...Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Ana era seu passado e sua dor. Joachin era seu presente e sua responsabilidade.”

O prazer encontrado na leitura desse romance, também se aplica à maneira brilhante com que Chico Anes conciliou o suspense, o romance e, principalmente, a reflexão sobre o livre-arbítrio que julgamos ter, porém encontra-se seriamente ameaçado pelo uso abusivo que fazemos da tecnologia, mesmo aquela considerada, aparentemente, inofensiva.

“Quando se liga uma tevê, lá também se pode encontrar a figura do homem virto-real. E dependendo de quem esteja manipulando a transmissão e os conteúdos, nossos sonhos e livre-arbítrio estarão correndo perigo de novo”.
por Mary
|| Informações:
O sonho de Eva
Chico Anes
Editora Novo Conceito
304 páginas

|| Observações:
Oi, gente!!
Essa era para ser uma resenha da tag "por Karla", mas Mary me surpreendeu ao meu enviar um email com a resenha anexada, explicando que ela leu o livro e fez a resenha, rsss.
Então a tag vai deixar de ser por Karla e vai ser família leitora ou algo assim. 

Beijocas da Milla.
___________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

8 comentários:

  1. Olá!
    Tô com esse livro aqui em casa e já vi umas resenhas bem positivas. Eu gostei da estória que ele criou. E não tenho nada contra a literatura nacional. É ótima, principalmente os clássicos *.*

    Bj flor!
    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. Oi Millena!
    Ainda não li o livro mas tenho visto alguns comentários positivos a respeito, e fico feliz, ainda mais por ser de um autor nacional. Sei o quanto é difícil se destacar nesse universo literário, e isso é ótimo!
    Estou ansiosa pela leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Millena,

    Li e resenhei e estou fazendo um sorteio desse livro lá no blog, gostei bastante e estamos bem servidos de autores nacionais, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena!

    Estou lendo esse livro, ms tive que parar pra estudar, odeio parar um livro na metade, esfria sabe. Mas o enredo é surpreendente. A temática é super inovadora.

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  5. Procurei resenhas desse livro, e elas me confundiram um pouco... tem algumas positivas, e outras nem tanto. Seria uma boa aposta de leitura, parece ser bem diferente!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha fantástica, gosto delas assim simples, direta e sem revelar muito da trama; fiquei curiosa \0/ e essa foi a 1° que li desse livro, adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho nenhum preconceito com os livros nacionais, eu gosto dos clássicos como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas entre outros, eu ainda não li os livros mais atuais de fantasia como os do André Vianco mas eles já estão na minha lista. Esse sonho de Eva também me chamou muito a atenção pois parece misturar ciência com o mundo dos sonhos, dois assuntos que eu adoro.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mary!
    Acho que Sonho de Eva será um dos próximos que irei ler o/
    Adoro quando os autores conseguem mesclar suspense e romance e ainda pelo visto uma pitada de ficção científica super bem vinda! Parece ser muito legal mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!