quinta-feira, 7 de junho de 2012

O diário de Suzana para Nicolas || Leitura Crítica


Já havia algum tempo que o autor James Patterson vinha chamando minha atenção e eu decidi conhecê-lo através do livro O diário de Suzana para Nicolas, embora este seja um romance que foge do seu gênero habitual.

Katie é uma mulher decidida que deixou o interior para tornar-se editora de livros e é neste trabalho que ela conhece Matt, que é poeta. Eles estavam tendo um relacionamento maravilhoso quando ele terminou sem maiores explicações. Ela fica completamente arrasada porque acreditava no futuro deles e tem certeza que a resposta para o fim está no passado de Matt que ele sempre fez questão de esconder.
No dia seguinte ela encontra em sua porta um diário escrito pela ex-mulher (ou atual?) de Matt para o filho deles com um bilhete de Matt avisando que algumas partes da leitura podem ser dolorosas.


O livro entremeia o diário (narrado em primeira pessoa) e momentos de Katie (narrativa em terceira pessoa) e é simplesmente bem escrito.

Lendo o diário, Katie vai descobrindo que Matt e Suzana têm juntos uma linda história de amor e isso a deixa cada vez mais destruída, paralelamente a este sentimento, ela começa a simpatizar com Suzana, uma médica engraçada que foi morar/trabalhar no interior porque precisava se preocupar com sua saúde.

Mas o que aconteceu afinal entre Suzana e Matt? Eles se separaram? Ele estava traindo ela? O namoro com Katie foi apenas um caso? São essas perguntas que nos fazem virar as páginas sem perceber o tempo passar.

Os personagens são muito bem construídos, no começo sentimos muita raiva de Matt, mas depois vamos aprendendo a gostar dele. Ri e chorei, poucos são os autores que conseguem transmitir tantos sentimentos aos leitores.
Mas aos poucos o mistério vai ficando menos confuso e, quando achamos que já sabemos o final, Patterson nos surpreende – e aí, amiguinho, só resta chorar!
A narrativa é ágil sem detalhes desnecessários (até por se tratar em boa parte de um diário). Patterson envolve o leitor, comecei o livro no momento que ele chegou e em poucas horas já tinha terminado a leitura.

E, claro, por ser um livro tão comovente, nos deixa refletindo sobre a importância que damos a cada momento que vivemos, a cada pessoa que conhecemos, quais as nossas verdadeiras prioridades.
Indico de todo coração!

|| Informações:
O diário de Suzana para Nicolas
James Patterson
Editora Arqueiro
226 páginas
Cássia Zanon

___________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

7 comentários:

  1. Oiie Millena,

    Uau. Fiquei com vontade de ler, sua resenha me fez sentir o quão incrível é este livro, gosto de estória que nos fazem sentir muitas coisas ao mesmo tempo. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu vi a capa do livro, desconfiei que seria um livro que faz a gente chorar... vc agora confirmou :D
    Gosto muito desse tipo de leitura, e a resenha(ótima!) me deixou com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  3. Também adorei esse livro, Mi! É tão tocante, né.
    Comecei em um dia de pouco movimento no trabalho, e acabei terminando algumas horas depois - ou seja, tive que me segurar para não chorar porque estava em público, né? haha Ainda assim o pessoal passava, olhava para mim e perguntava o que tinha acontecido.

    Eu já imaginava o final da história - não achava que o Matt fosse do tipo cafajeste - porém não havia pensando num detalhe específico (se é que você me entende) e foi esse detalhe que me afetou ainda mais, foi tudo tão chocante.

    Foi um dos melhores livros que li no ano passado.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Tbém fiz o mesmo =) esse foi o primeiro livro do autor que li e o considerei como o melhor de 2011.
    Também me emocionou e me fez refletir muito.
    Penso hoje que todas as mães deveriam escrever um diário para seus filhos, seria tão bom ler sobre os momentos felizes dos nossos pais!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me surpreendeu do início ao fim, chorei sorri e me apaixonei. Esse foi o melhor livro que li do James Patterson

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,

    Já li dois livros do James Patterson e gostei muito da escrita e quero com certeza ler os outros e este esta na minha lista, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Foi apenas eu que achei que esse livro parece ser escrito pelo Nicholas Sparks?
    Confesso que pela resenha até fiquei com vontade de ler o livro, mas os livros policiais do James ainda são os que mais me chamam a atenção, principalmente os que tem o Alex Cross como protagonista.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada!