quarta-feira, 20 de junho de 2012

1808 || Leitura Crítica

Em 1808 a família Real Portuguesa zarpou de Portugal rumo ao Brasil “fugindo” das tropas de Napoleão Bonaparte. É exatamente esse evento que Laurentino aborda em seu livro.

Eu gostei do livro primeiro por amar história e segundo por apreciar livros-reportagem, afinal 1808 é uma longa reportagem sobre as causas e consequências da viagem da dinastia de Bragança.
Em partes, ele desmistifica a caricatura feita por Carla Camurati em seu filme Carlota Joaquina, em outras, ele ratifica a imagem insegura de D. João VI e maquiavélica da Carlota.

De forma descontraída e descomplicada, Laurentino traça interessantes características dos eventos que tiveram ponto de partida no ano de 1808 e que resultaram, em 1822, na Independência do Brasil.
Claro que, a caráter acadêmico, o livro deixa muito a desejar, mas o autor é um jornalista e fez um excelente trabalho de pesquisa.

E, com certeza, a melhor parte é conhecer Joaquim Marrocos, primeiro bibliotecário do Brasil que veio com a família Real e toda a invejável Biblioteca Real morar no Rio de Janeiro, a princípio tão odiado. Suas cartas enviadas a seu pai, que ficou em Lisboa, são uma das maiores fontes históricas acerca dos costumes da época.

Conhecemos personagens importantes que ajudaram o Brasil a se tornar o que é hoje, a unir essa imensa pátria.
Beijos!

|| Informações:
1808
Laurentino Gomes
Editora Planeta
367 páginas
___________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

6 comentários:

  1. Hum...olha esse livro não me atraiu muito não, acho que já devo ter falado em outro comentário aqui mas tenho certo preconceito com livros que tratem de temas da história, com algumas exceções é claro. Mas mesmo assim foi uma boa resenha.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Li e resenhei os dois livros 1808 e 1822 no blog, achei muito bom e aprecio muito e valorizo o meu Brasil, gostei da sua resenha, meus parabéns!!

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa mais uma bela resenha, adorei.
    Amo história e a do nosso país sempre me deixaram curiosa.
    tenho na minha estante esse livro e o 1822, preciso ler os dois.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido esse livro, e também gostei muito. Sou uma fã de História, e o livro meio que uniu o útil ao agradável. Só falta completar a leitura com 1822.

    ResponderExcluir
  5. O que acho legal, é que por mais que deixe a desejar no aspecto acadêmico, ele não deixa de ser um livro que diferente destes últimos, nos chama atenção para conhecer a história de uma forma diferente! Então acaba aproximando pessoas que de outra maneira não procurariam conhecer mais sobre o assunto, e isso é ótimo. ^^
    Tenho curiosidade em ler os livros do Laurentino, eu o vi na Bienal daqui de PE, e minha tia comprou um livro dele, mas acabei não adquirindo nenhum.
    Também adoro história, e tô precisando refrescar a mente e recapitular umas coisas que já estão mais do que esquecidas após todos esses anos que já me afastam da época do colégio auhauh (velha).
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei ler esse livro, principalmente pelo fato de que amo história. O autor descreve muito bem os personagens e acaba por revelar personalidades de pessoas importantes na história que jamais pensaríamos que fosse dessa forma, tipo Dom João.
    Bjs Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!