domingo, 17 de junho de 2012

Conversa com Fernanda Saads

Oi, gente, hoje eu trouxe uma entrevista bem bacana com a Fernanda Saads, autora de Do seu lado (leitura crítica).

Sobre a autora: Fernanda Saads nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera chick-lit o gênero literário mais alegre, e por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.

Amor por Clássico: Quando a Fernanda Saads passou a ser 'a menina que escreve livros'?
Fernanda Saads: Em 2005, quando escrevi meu primeiro romance nunca publicado.

ApC: Durante a sua trajetória, apareceram obstáculos? Como os enfrentou?
FS: Sim, com certeza. Mas com o apoio da minha família – maravilhosa -  eu os ultrapassei. 

ApC: Quem é seu autor favorito da literatura brasileira? E estrangeira?
FS: Hum, uma autora atual de quem gosto muito é a Paula Pimenta. A escrita dela é muito boa! Estrangeira, eu adoro Sophie Kinsella.

ApC: Qual é o melhor livro do mundo para você?
FS: Que difícil! Embora eu ame chick lit, o melhor livro que já li – que me despertou sentimentos muito diferentes – foi O QUARTO, de Emma Donoghue.

ApC: Como você cria seus personagens? A Sarah foi inspirada em alguém?
FS: Então, eu penso primeiro na estória. Depois faço a caracterização dos personagens, crio o perfil e, para isso, acabo me inspirando aqui e ali. A Sarah não foi inspirada em ninguém especificamente, mas em uma situação que acontece com tantas garotas, que é essa de fantasiar em reencontrar o ex-namorado e mostrar que deu a volta por cima. Eu pensei em uma garota imatura em certo ponto, mas de boa índole, com beleza natural e não muito vaidosa, que ama a família, mas não valoriza o tempo com ela.

ApC: Quem é a pessoa que mais incentiva você?
FS: São duas pessoas, na verdade: meu marido e minha sogra. Ele com os pés no chão e ela com a cabeça nas nuvens.

ApC: Você tem aqueles temidos e famosos bloqueios de escritores?
FS: Tenho sim. Horríveis! Nossa, nem gosto de pensar neles para não atrair!

ApC: Como está se sentindo diante da repercussão de Do seu lado? Como lida com as críticas positivas e negativas?
FS: No momento estou feliz com a reação dos leitores. Até agora, as poucas pessoas que leram e se manifestaram, fizeram de forma positiva. As críticas construtivas são sempre bem vindas. É claro que ninguém dá pulos de alegria com uma crítica negativa, né? Mas quem escreve e publica está sujeito a isso. De qualquer forma, a escrita é um processo de amadurecimento constante.  

ApC: Atualmente você está trabalhando em um novo projeto?
FS: Sim, sim! Que o bloqueio não me pegue!

Quero agradecer a Fernanda pela atenção e por ter me dado a oportunidade de conhecê-la um pouco mais através desta entrevista!
Lembrando que eu tenho um lindo exemplar aqui guardadinho para vocês... então aguardem a promoção!!


Beijos!!
_______________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

12 comentários:

  1. oie,
    Que fofa!! Adorei a matéria, gente morro de medo desses bloqueios, meu último durou mais de um mês kkkk ainda bem que como autora iniciante não tenho prazos, só quem me cobra sou eu mesma rsrsrsr
    bjocass

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Milena,

    Gostei demais dessa entrevista, é muito bom saber um pouco sobre os autores e suas dificuldades e objetivos.
    Os livros Os Miseráveis tem 1498 páginas e são 3 livros e estou no terceiro, as páginas são grandes e as letras pequenas, literatura clássica, então esse livro vale por 6 livros iguais o espião...e por causa das parcerias as vezes para a leitura dele...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal essa entrevista dela.
    Além de linda ela é inspiradora!!!!

    ResponderExcluir
  4. Super importante esse contato entre o autor e os leitores! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom saber mais sobre os escritores e o processo de criação da história, agora eu estou com mais vontade de ler o livro.
    Oba, estou esperando ansioso para o sorteio do livro!

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Dona Millena virada nas entrevistas huahau Você com muitas, e eu carente delas... tô precisando fazer algumas! Essa ficou ótima Mi.
    Ela é mesmo fã de chick-lit, né? Sophie Kinsella e Paula Pimenta, uma internacional, outra nacional, mas ambas com um estilo divertido. ADORO a Sophie, ela é a diva dos chick-lits mesmo!
    Desejo sucesso para a autora e que ela não tenha mais os bloqueios de escritores. Fiquei curiosa pelo livro, quem sabe até repenso em passa-lo na frente de outros!
    Preciso procurar as minhas anotações da Visita Cruel do Tempo! *.* Não consigo lembrar onde guardei, mas estão guardadas em algum lugar, certamente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Muito fofa a autora! Vemos que ela é bem madura em relação a opinião dos leitores e realmente, uma critica construitiva, apesar de deixar uma ponta de tristeza, faz com que qualquer escritor cresça mais! Sucessos a Fernanda!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Alem de linda e uma fofa, escreve super bem ^^

    ResponderExcluir
  9. ah que fofa =) não a conhecia ainda para falar a verdade. mas pretendo ler em breve hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Que fofa essa autora!
    Tenho muita vontade de ler "Do seu lado" e conferir o trabalho dela. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quanta informação nova! A autora me chamou atenção com esse livro lindo e fofo, agora depois dessa...caramba. Muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Amei (:

    Gostei mto da autora, ela eh super fofa *-*

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada!