segunda-feira, 11 de junho de 2012

O palácio de inverno || Leitura Crítica

Então, este é o terceiro livro do John Boyne que leio e, apesar de estar cheia de expectativas, não sabia muito bem o que encontraria.
Narrado em primeira pessoa, por Géorgui Jachmenev, que está assistindo sua esposa Zoia perecer sob um câncer, O palácio de inverno fala sobre a trajetória do personagem, sua infância pobre, seu ato heroico que o levou à morar com a família real russa, sua vida ao lado da esposa na Inglaterra e, por fim, as dificuldades que agora enfrenta.

O livro intercala fases da vida do personagem narrador como se ele contasse suas lembranças de fatos aleatórios e depois buscasse uni-los, mas tudo isso de uma forma muito bem construída.
Este é o segundo romance histórico que tenho a oportunidade de conhecer em 2012, baseados em pesquisas dos autores. Durante esta leitura, sentia desejo de pesquisar um pouco, estudar. Mais uma maravilhosa aulade história sobre autocracia e Revolução Russa.

Quando Géorgui era pequeno, sofria com a fome e o desprezo de seu pai. Até que o um dia o primo do czar sofreu um atentado ao visitar sua pequena aldeia e Géorgui o salvou. Pelo ato de bravura, ele foi levado para o Palácio de Inverno a fim de ser o guarda-costas pessoal do intocável filho mais novo do czar.
Ao sair da Rússia e exilou-se em Paris, ondetrabalhou como vendedor numa livraria. Foi nesta época que casou-se com Zoia e fizeram dois amigos, Sophie e Leo. Mas quando Leo morre, eles partem para a Inglaterra.
Já instalados na Inglaterra, acompanhamos seu emprego como bibliotecário, as dificuldades do casamento com Zoia, que se acha uma amaldiçoada, e a dor de ter perdido a única filha cedo. Zoia, ao descobrir seu câncer já em estado avançado, optou por sucumbir à doença e Géorgui fica completamente desnorteado. Acredito que seja o medo que está enfrentando que o faz lançar um olhar ao passado sem, entretanto, se prender a uma cronologia.

Géorgui mistura estes três momentos, fala sobre sua vida ao lado da família imperial russa, a riqueza e o luxo que viviam até que a revolução bolchevique extingue o título do czar, o apreço que sente pelo czavériche, seu protegido e a paixão por Anastásia, a mais nova entre as filhas do czar.
Depois ele fala sobre Zoia, a cerimônia do casamento, as dificuldades por causa dos traumas dela, o medo de serem descobertos em Paris ou Londres.
Os abortos espontâneos, a tão sonhada gravidez, a morte da filha e tantas outras histórias que oscilam entre fatos reais e imaginação do autor de uma forma muito bem entremeada buscando unir os dois momentos mais importantes da vida de Géorgui: o momento que conheceu Zoia e o momento em que a perde.

Recomendo imensamente e principalmente para os amantes de história!

Sinto que minha Leitura Crítica não correspondeu ao mínimo do que o livro transmite e fico muito mal por isso, mas quero registrar que adorei.

Enfim, após ter lido O menino do pijama listrado, O garoto no convés e O palácio de inverno, fica aquela dúvida: qual o melhor? e minha resposta é: ?????

|| Informações
O palácio de inverno
John Boyne
Companhia das Letras
Tradução de Denise Bottman
453 páginas

___________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

6 comentários:

  1. Desse livro eu posso comentar com conhecimento de causa: foi um dos melhores que eu já li na vida! a história foi super bem construída, e me despertou uma enorme curiosidade para a história por trás do livro, suuuper interessante. Isso sem contar o final, que me surpreendeu muito, nem desconfiei nadinha ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi1
    Ainda não li nenhum livro do John Boyne, mas parece-me um ótimo autor. Tenho curiosidade em ler esse, achei a história mais complexa e essa é a segunda resenha que leio falando super bem do livro. Adoro romances históricos, ainda mais desse tipo bem rico e pesquisado; além de entreter, a gente ainda aprende alguma coisa!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Jamais li um livro do autor, e pela postagem, vemos que se trata de um escritor fabuloso, com uma estória encantadora!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Millena!
    Já tinha visto este livro em outro blog e fiquei com vontade de conhecer melhor a obra. Gosto bastante de história e faz muito tempo que não leio algo com este tema, acho que gostaria deste! E que bom que gostou, fico ainda mais empolgada.

    Beijos.

    Ps: Sei que ainda preciso te mandar a foto com o livro, não esqueci! É que este fim de semana foi muito corrido para mim, mas ainda vou te mandar, ok?

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar dese autor nem desse livro, a sinopse e a resenha me despetaram certo interesse mas estou com o pé atrás, não gosto muito de história, tirando alguns livros como A Menina que Roubava Livros não tenho interesse em ler livros que possuem muitas citações históricas.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro =/
    Agora tenho mais um para me deixar curiosa.
    Capa linda =)

    ResponderExcluir

Obrigada!