quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ler, viver e amar em Los Angeles || Leitura Crítica

Dora e Virgínia tiveram uma infância difícil: enquanto o pai era ausente e desaparecia por longas datas, a mãe era alcoólatra e isolava-se em seu quarto deixando-as sozinhas.
Virgínia chegou à idade adulta sem maiores traumas, casou-se, trabalha ajudando o marido e talvez seu único problema seja a falta de jeito para lidar com seu bebê, Camille.
Mas Dora criou o hábito de encher-se de livros e vinho quando se sente infeliz.
Seu primeiro casamento estava fadado ao fracasso desde o 'sim'.
Seu segundo casamento, seu emprego no Los Angeles Times e suas perspectivas de vida foram por água abaixo quando seu pai adoeceu, consumindo todo seu tempo, e depois faleceu.

Dora é a personagem principal: uma mulher viciada em livros, chata, desempregada, sobrevive da herança do pai - que já está acabando -, divorciada duas vezes e que ainda não superou a segunda separação.
Numa ida à livraria, ela começa a flertar com Fred e conversa-vai-conversa-vem eles começam a namorar.
Fred é o homem perfeito... até que Dora vai conhecer sua família.

Bea, a mãe de Fred, é uma senhora adorável. Harper, a sobrinha, é uma garotinha super fofa. E Lorraine, a irmã, é um problema e está desaparecida.
Surgem problemas com Bea e Harper e é neste momento que Fred mostra que pode não ser tão incrível assim.
De repente, Dora se vê dividida entre Fred e Palmer (o ex), que é presente e atencioso e carinhoso e carismático e evidentemente não superou o divórcio também. E ela também precisa recuperar seu emprego e sente necessidade de ajudar Bea e Harper.


Tá, o livro é interessante, contém diversas referências e fica clara a super bagagem literária invejável das autoras, mas não transmite muita coisa ao leitor. Com certeza você vai acrescentar uns vinte ou trinta livros na sua lista de desejados.


No fim fiquei com impressão de ter sido uma ideia bem elaborada, mas mal explorada. O livro não é uma super perda de tempo, mas é só mais um 'normal'.


|| Informações:
Ler, viver e amar em Los Angeles
Jennifer Kaufman e Karen Mack
Casa da Palavra
319 páginas
Traduzido por Rogéria Pereira da Silva
___________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

5 comentários:

  1. Oi Mi!
    A ideia desse livro (uma overdose de leitura) primeiramente me pareceu tão incrível que eu fiquei louca para ler. Mas de uns tempos pra cá eu venho lendo resenhas tão frustrantes sobre ele, que já me convenci de que talvez não valha tanta a pena assim. Acho até que no momento seria aconselhável manter certa distância pois simplesmente não posso mais fazer crescer essa minha lista de desejados haha e tenho certeza de que ela deve passar ótimos dicas como você disse.
    De qualquer forma tem um quote nesse livro que li uma vez e adorei. É uma pena que as autoras não tenham conseguido desenvolver tão bem um enredo que tinha tudo para ser ótimo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, mas acho que a ideia das autoras é justamente essa, de encher a nossa lista de desejos com uns 50 livros de uma vez, e fazer-nos ter empatia com a protagonista que é uma viciada em comprar em ler livros (igual a maioria das pessoas que passam por esse blog aposto).

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Acho super legal conhecer livros por indicação de outros livros!
    Mas a estória desse não parece ser tão boa...

    Não vou dizer que estou louca para ler, mas fiquei curiosa para conhecer a lista de obras que ele indica...


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa que pena, ganhei ele a algum tempo mas com outra capa. Ainda não li, mas tava curiosa. É triste qnd um livro tem tudo pra dá certo e nos decepciona =/

    ResponderExcluir
  5. Tirando o fato de que há várias sugestões para leitura, me pareceu um livro um tanto pessimista... não seria o tipo de livro que entraria na minha lista.

    ResponderExcluir

Obrigada!