segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conselho de amiga || Leitura Crítica

Eis um livro que no começo eu não dava nada, depois fiquei aficionada e do fim fiquei extremamente chateada porque foi como se a autora decidisse encerrar o livro por preguiça de criar o desfecho mais elaborado que, honestamente, a Ruby (personagem principal) merecia.

Bemmm, Ruby é uma garota que mora só com a mãe desde os 10 anos porque seu pai foi embora de casa e agora, no seu aniversário de 16 anos, ele aparece também sem explicar. É aí que tudo na sua vida vira de cabeça para baixo.
Ruby é uma garota que jamais superou o trauma de ter sido abandonada pelo pai e quem lhe ajudou a enfrentar os tempos difíceis foi sua melhor amiga, Beth.
Mas a amizade com Beth é colocada à prova quando Ruby descobre que a amiga estava escondendo um bilhete de seu pai, que desejava conversar com ela e esclarecer as coisas. Paralelamente, surge um garoto super legal, mas Ruby teme se envolver por medo de confiar nele do mesmo jeito que não pôde confiar em seu pai, sua mãe e sua melhor amiga...

Em um gráfico _/\_
O livro começou tranquilo ou até mesmo bobo porque Ruby se prende muito ao passado e ao fato do pai tê-la deixado e chega um momento que ela é tão repetitiva!
Mas as coisas começam a esquentar quando vemos que Beth, a melhor amiga!!, talvez não seja tão sincera assim.
Achei bem legal o ciúme entre amigas, coisa que acho real e foram bem definidas as personagens, mas não bem aprofundadas nem bem construídas.
Mas (mããss mããããssss mããããããsssss) no fim fiquei tão decepcionada porque senti falta de mais explicações. O livro terminou e eu fiquei cheia de POR QUÊS na cabeça. A mãe de Ruby, uma personagem de peso na história é pouco explorada e mal aparece no livro.
Faltaram mais explicações até mesmo para a coitada da Ruby que, no final das contas, foi a grande tolinha, rejeitada e enganada.

[SPOILER] Para quem já leu... 
Como assim o pai dela fechou a janela do carro e foi embora?
Como assim a Beth quer que tudo volte a como era antes??
Como assim a mãe pensou sobre o que fez???
E Charlie????????

|| Informações:
Conselho de amiga
Siobhan Vivian
Novo Conceito
223 páginas
Tradução de Maysa Monção

9 comentários:

  1. Já a segunda resenha vamos dizer negativa desse livro, TRISTE :(
    Pq o outro livro da autora o "Não este tipo de garota" Eu gostei tanto e estava ansiosa pra começar a ler esse ai, maaas agora fiquei com o pé atras :x
    Gostei da sua sinceridades, bela resenha. Parabéns
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Bom dia :)
    Olha,gostei da sua resenha mas sinceramente esse livro não parece ter a minha cara :(

    Beijos e tenha uma excelente semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  3. Oiie Millena, desculpa o sumiço.

    UAU. Péssimo terminar um livro e achar que poderia ter sido bem mais né? Ainda mais quando você está gostando dele. No momento não estou dando muito por este livro não, e agora que você disse que o final deixou muito a desejar vou ficar mais receosa ainda. Enfim, pena que não foi como você quis.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é muito chato quando o final fica tão aberto assim. Detesto isso, mesmo! :(
    Vou te falar a verdade: eu já estava sem vontade de ler esse livro, agora então... ele parece ser muito clichê, sabe? :/
    Uma pena.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Hummm, comecei a ler esse livro agora - já que postei promoção dele lá no blog, resolvi começar logo - e até que está legal até o momento, mas nada demais; acho que ainda não cheguei nessa parte que você falou, onde a história começa a ficar realmente boa, ainda que depois ela decaia um pouco (chato isso né?).
    Espero me divertir tanto quanto você - apesar dos pesares - por enquanto ainda estou achando mediano.
    Não sabia que a Beth estava escondendo coisas importantes, acho que isso realmente dá uma esquentada na história rs
    Beijão, Mi!

    ResponderExcluir
  6. Começo pela capa. Se eu estivesse em uma livraria, e visse esse livro, eu nem pararia para ler a sinopse. Não despertou minha curiosidade, e parece que eu estava certa. Pela resenha, fica claro quanto o livro é pouco interessante.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi o/
    Olha eu aqui de novo haha

    Na verdade eu não quis dizer que o Nicholas Sparks escreve livros de ação, apenas que esse é um livro que achei intermediário por não conter nenhuma ação por parte dos personagens, eles estão sempre parados no nada, sem emoção, ação, não é ágil, e anda sempre num ritmo lento. Acho que me fiz entender erroneamente daquela forma.

    Ah, e também não gosto dos livros dele com chororô, e ainda assim sou grande fã do Nicholas, o motivo desse ter um final feliz, não foi o que pesou para não figurar entre os melhores, mas sim a falta de agilidade, o livro é muito linear.

    Acho que muita gente tem uma ideia errônea que o Nicholas Sparks é só livro lamúria e lágrimas, talvez ele tenha uma parcela de culpa nisso, mas te digo que boa parte dos que eu li tem final feliz. Aliás, o que eu menos gosto de todos é o Querido John, considero um livro extremamente depressivo em algumas partes.

    O Nick soube criar muitos finais feliz, veja por exemplo o caso de Diário de Uma Paixão, O Milagre, A Última Música e até mesmo Um Homem de Sorte. Não considero que o autor seja sinal de morte, nem que Um Homem de Sorte seja uma exceção, o problema dele (na minha opinião), não está nesse ponto.

    Quanto a personalidade do Clayton, concordo com você. Eles realmente quiseram atenuar um pouco por conta da atitude heroica do final (que na verdade era o mínimo que ele podia fazer, levando em consideração que foi ele mesmo que causou isso e afinal de contas era o pai), acho que teria ficado melhor caso tivessem deixado da mesma forma do original. ^^

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Já me senti assim várias vezes. Lendo um livro e achando que a autora deveria ter explorado mais isso ou não deveria ter construído determinado personagem daquela forma. Mas, sabe, acolhi esse sentimento de revolta no meu coração ;) pois, pode ser um sinal de amadurecimento literário e isso é sempre bom. O mais recente foi um livro bem famosão e super badalado que eu fiquei...WTF?
    bjs

    Milkshakespeare and Company

    ResponderExcluir
  9. Caramba que pena que esse livro não é tão legal, vc as vezes espera algo e se decepiciona =/ chato, mas isso significa que vc tá cada dia mais exigente né!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!