quinta-feira, 14 de junho de 2012

Do seu lado || Leitura Crítica

Ultimamente tenho pego livros bons de autores nacionais e livros não tão bons (infelizmente), mas isso não é só por serem nacionais, também tenho pego livros terríveis estrangeiros.
A Novo Conceito está inovando seu catálogo ao publicar livros de autores nacionais com o selo Jovem. Desde então tive o prazer de ler Garota replay, O sonho e Eva e desta vez Do seu lado.

Confesso que fiquei um pouco confusa sem saber o que esperar porque a capa parece algo mais drama (alguém mais aí teve essa impressão?) e a autora diz que é um chick lit. No fim, foi uma surpresa agradável e me fez repensar minha posição sobre chick lits.

Sarah é uma arquiteta que sofre o fim de um relacionamento, frequenta terapia e deseja se vingar do seu ex.
Ela tem um melhor amigo todo certinho (leia-se chatinho e fofinho), Igor, que está ao seu lado em todos os momentos desde a graduação, inclusive quando ela recebe um projeto novo da empresa de Bruno (o ex!). É o momento certo para que ela coloque em prática seus planos de vingança, mas algo foge do seu controle e até sua amizade com Igor começa a naufragar.


É um livro clichê, admito, principalmente se você pensar na música homônima de Nando Reis (sim, eu pensei nela no momento que li o título e soube que era de uma autora nacional!). Mas eu fiquei suuuper envolvida com a trama.

Primeiro, no começo nós achamos que o fim do relacionamento de Sarah é algo recente, mas já faz 4 anos e ela não foi capaz de superar o que aconteceu. Ela camufla isso sob a desculpa de que só quer dar o troco. Em alguns momentos o livro é bem real, como uma pessoa que diz: "ah, nem me importo mais" e, no fundo, continua se corroendo!

Achei engraçado o fato de Sarah ter uma terapeuta e sempre mandar mensagens de texto para ela, mas falta demais aos encontros e quando chega lá mal dá tempo conversar. Ponto forte para a personagem que, apesar de ter passado pelo que passou, não fica se achando a feia como é tão chatamente comum na literatura por aí. Só que alguns momentos ela é um pouquinho fútil e mimada.

Em sua trajetória, ela também está trabalhando na decoração da casa de Fátima, uma ex-pobre bastante espalhafatosa e cafona, mas uma personagem adorável, não tem como não rir ou se encantar com ela. E esta mulher precisa da ajuda de Sarah para tornar-se fina e conseguir entrar para um grupo de dondocas riconas e é aí que ela percebe que está valorizando as coisas erradas.

No fim, como sempre tem uma lição de moral, não acho que a gente aprende só que o amor pode estar do nosso lado, mas sobre valorizar quem temos.

Beijos!

|| Informações:
Do seu lado
Fernanda Saads
Editora Novo Conceito Jovem
320 páginas
_______________________
Comente nesta postagem e participe do Top Comentarista do mês de junho do Amor por Clássico.
Você pode ganhar o livro A casa das Orquídeas!
Valide sua participação em top comentarista.

13 comentários:

  1. Estou com livro aqui para ler e é a primeira resenha que vejo do livro e me surpreendeu, pois é um livro que vou ler sem expectativa, já que eu nunca li chick-lit nenhum
    Gostei da sua resenha ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você quando diz que, pela capa, parece um drama... não cheguei a ler esse livro, mas um chick-lit nacional, me deixou com muita curiosidade :D

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa desse livro linda mas não estava esperando muito dele não, mas gostei da sua resenha pq pude ter uma ideia real do que esperar caso eu o leia algum dia.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Estou com esse ivroaqui para ler e estou bastante curioso, gostei muito da capa, parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Sumida chegando na área XD
    Oh, mulher. Que saudade. Como tá a vida? :D

    Nuuuuuuuuunca me passou pela cabeça que esse livro teria um tantinho assim de chick list o.O

    Realmente, Mi, a capa parece daqueles dramas em que todo mundo morre no final (Será que sou exagerada?)
    Não fazia a menor ideia do que se tratava a estória e fiqeui até animada.

    Bjão flor!
    Uma abração enorme, tá sentindo ele? XD

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  6. É tão bom ver as editoras apostando mais nos livros nacionais, não só a Novo Conceito mas outras também como a Dracaena.
    Esse livro em uma bela capa e relamente nos dá a impressão de ser um drama, mas ainda bem que sua resenha diz que é algo mais alegre, estou precisando de um livro assim.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Os autores nacionais estão se destacando cada vez mais e Do seu Lado, pelo que percebe é um livro que vale cada página e que possuiu um leitura agradavel, a capa, claro é realmente linda, o que chama a atenção e pela resenha temos uma ótima história para conhecer!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Cada dia eu conheço um novo autor nacional e me apixono cada vez mais por nossos autores, ta cada vez melhor

    ^^

    parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  9. eu nunca ouvi falar nessa autora (shame on me) hahaha
    parabéns pela crítica, eu realmente me interessei, pretendo comprá-lo assim que possível. adoro conhecer novos autores nacionais, ainda mais quando parecem ser tão bons =)

    ResponderExcluir
  10. É bom saber que as editoras estão investindo em autores nacionais e nos surpreendermos com o trabalho deles. Estou louca para ler esse livro desde o lançamento. Parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler!! Achei super fofo esse livro!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o livro. Não esperava tanto dele, mas a cada página que eu lia eu não conseguia parar. kkkk
    O livro se torna envolvente pelo fato de parecer uma história bem real, a história da sua melhor ou amiga... e porque não a minha própria história?!

    ResponderExcluir
  13. Quero mto ler ele, gostei da sua resenha, gosto mto de chick lit, apesar da capa parecer ser um drama (realmente parece)

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada!