domingo, 8 de julho de 2012

O homem que venceu Auschwitz || + 4ª Promoção

Já faz um bom tempo que tenho interesse em ler O homem que venceu Auschwitz, primeiro porque gosto de história, segundo porque aprecio livros que têm como cenário a II GM, e terceiro porque gosto de biografias.
Imagina juntar estes três ingredientes em um livro só?!

Quando o inglês Denis Avey decidiu se alistar para combater na segunda grande guerra pelo exército Aliado, ele estava em busca de aventuras, mas não imaginava que passaria frio e fome no deserto, que veria a vida humana ser reduzia a nada ou que seria mantido como prisioneiro de guerra no campo de Auschwitz.
Narrado em primeira pessoa, de forma clara e sucinta, O homem que venceu Auschwitz nos mostra que as "aventuras" que Denis viveu não eram exatamente as que ele esperava.

Rob Broomby [o outro autor do livro] era um jornalista da BBC que vinha investigando sobre a história dos prisioneiros britânicos mantidos presos perto de Auschwitz e decidiu gravar uma entrevista com Denis, 64 anos após o acontecimento.
Denis nos fala [tive a impressão o tempo inteiro que ele estava sentado na minha frente, falando diretamente para mim] sobre cada uma das coisas que presenciou e sobre o trauma que o envolveu nos anos 'pós-guerra', quando o assunto não era abordado de forma alguma.

Quando partiu para a guerra, ele combateu o exército italiano no Deserto Ocidental, onde era mais importante colocar água nos carros do que matar a sede dos soldados, onde a noite ele precisava dormir embaixo de um carro para manter-se aquecido e protegido e onde viu colegas seus explodirem. Posteriormente, ele foi capturado e alojado num navio que foi torpedeado; conseguindo escapar, foi novamente aprisionado e mantido num campo italiano para prisioneiros de guerra, depois transferido para a Alemanha e, finalmente, para o E715, onde prestou trabalhos forçados juntos ao escravos judeus de Auschwitz.

O livro conta com mapas de Auschwitz e fotos do arquivo pessoal do autor.

Em Auschwitz, ele trocou de lugar por duas vezes com um judeu, onde presenciou as maiores atrocidades contra a vida humana que marcaram sua memória para sempre.

Em alguns momentos o relato é pesado, como quando ele nos narra o momento que caiu uma granada no colo do seu amigo, Les, e ele simplesmente explodiu em vários pedacinhos ou quando ele fala de um bebê judeu que levou um soco fatal e morreu.

Para os apaixonados pelo tema, é um prato cheio com referências puras.

|| Informações:
O homem que venceu Auschwitz [The man who broke into Auschwitz]
Denis Avey e Rob Broomby
Editora Nova Fronteira
Tradução de Vania Cury
263 páginas

Temos aqui a 4ª promoção de aniversário do Amor por Clássico.


E aí... Quem se interessou??
Neste é obrigatório seguir a Nova Fronteira que é uma das mais recentes parceiras do blog e cedeu este livro. Quero agradecer à Raquel Belém!
Este será o exemplar que um sortudo levará para casa:


Vocês podem conferir as regras gerais e leiam os termos e condições no final do formulário para saber mais sobre o livro.

a Rafflecopter giveaway

Links úteis:
O homem que venceu Auschwitz no skoob.
www.jeanmanso.com.br

Código do banner de 200px:

Código do banner de 150px:

Boa sorte, gente, beijocas!!

12 comentários:

  1. Um dos meus temas preferidos também, amo todo material que narra a Segunda Grande Guerra, ainda mas na visão de alguém que presenciou tudo aquilo que representou a Guerra e que realmente só alguém que viveu que consegue dizer em palavras o que foi vivido. A capa é incrível e estou realmente muito ansioso para poder ler ^^

    @HPJulioCesar
    www.ojovemescritor.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, também tinha muita vontade de ler esse livro. O tema chama a atenção de qualquer um. Só não sabia que era uma biografia e isso se me deixou com uma vontade maior. Deve ser incrível essa sensação que vc comentou de parecer que ele está ali, na sua frente, te contando tudo. Esse deve ser um livro memorável. Tbm acho a capa incrível e com certeza vou participar da promoção, não posso perder essa oportunidade.

    Bjão Mi. Abraço bem apertado.

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. Tanto o titulo como a capa ja mostram como deve ser o conteudo desse livro, e pelo que vi é bem intenso, o fato de conter fotos ja diferencia muito o livro e também ajuda o leitor a se jogar mais ainda no mundo escrito pelo autor.

    Adorei

    ResponderExcluir
  4. Olá minha cara amiga,
    Passei para saber das novidades e deixar meu abraço! Aliás, aproveito para deixar minha impressão: que história incrível é essa!...
    Quando puder,apareça.
    Até mais ver...

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Ainda não conhecia este livro. Agora que conheço, adorei! Eu também adoro livros que têm como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. As vezes pode parecer meio mórbido querer saber do assunto, quando sabemos que nesse período tantas mortes horríveis aconteceram, mas eu gosto mesmo.

    Pelo jeito como você descreveu, o livro parece mais uma grande narração do que uma conversa do autor com o senhor, não é?

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que ao contrário de você não gosto muito de livros desse período. Acredito de devemos sim conhecer o que aconteceu e claro ficar atentos para que isso não se repita, mas prefiro não sofrer quando estou lendo.
    Mas sei respeitar os gostos de outras pessoas e sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, parece ser um livro mega interessante! Estou participando com certeza! Parabéns pelo aniversário do blog!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro não... mas com certeza vai pra lista dos que eu quero ler... :3
    ótima sorteio aliás, e parabéns pelo aniversário do blog, vou colocar amanhã o banner lá no blog :)

    Bjos! :D

    www.castelodecartas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse tipo de livro é exatamente o que eu mais gosto. Misturar história(principalmente a segunda guerra)com histórias sobre pessoas nos campos de concentração é sempre uma boaa opção para conhecer mais sobre a época.

    ResponderExcluir
  10. Poxa esse livro deve ser massa! To ansiosa p ler, quem sabe eu ganho! XD

    ResponderExcluir
  11. Como eu já falei anteriormente aqui, eu não gosto muito de livros históricos, mas como esse fala sobre a 2ª Guerra Mundial eu com certeza gostaria de lê-lo, até agora todos os livros e filmes eu já li e vi sobre essa guerra foram muito emocionantes, e esse livro também parece ser muito emocionante.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas relatos de guerra sempre são pesados. Eu já comecei a ler o Diário de Anne Frank só que eu era pequena e achei bastante forte. Agora, aos poucos, estou acostumando a sair dessa zona de conforto literária. Comecei com o livro Aqueles que nos Salvaram, que também fala sobre guerra e é muito bom.
    Beijos.
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!