sexta-feira, 13 de julho de 2012

Branca de Neve e o caçador de Lily Blake


Branca de Neve e o caçador é um livro que vai na contramão do usual por ser baseado no filme homônimo. Sinceramente, eu não sei lidar com livros que despertam o interesse e as expectativas do grande público e durante a leitura fui percebendo que virava as páginas mais por curiosidade do que por envolvimento.

Há dez anos, Ravenna se aproximou do viúvo e solitário Rei Magnus e matou-o momentos após o casamento, aprisionou sua pequena filha de 7 anos e usurpou o trono.
Quando criança, a mãe de Ravenna usou magia para mantê-la a moça mais bonita de todas, ela só precisaria sugar a beleza de outras moças, mas um dia ela descobre que seus poderes estão diminuindo porque agora Branca de Neve é a mais bonita e que alcançará a vida eterna quando possuir seu coração.
Extraordinariamente, Branca de Neve consegue fugir e mete-se na Floresta Sombria. A Rainha Ravenna contrata Eric, um viúvo beberrão para caçá-la.

O livro é interessantinho, mas merecia bem menos estardalhaço.
Primeiro por ter sido baseado no filme (e de forma tão idêntica) achei alguns momentos corridos e superficiais.
Em um filme, não precisamos de um narrador porque contamos com o elemento visual para compreender aspectos como ambiente, tempo etc. Entretanto, em um livro que se propõe a narrar algo, o autor precisa gastar algumas palavras para que o leitor seja inserido no contexto da história (com ressalvas) e, para mim, foi aí que Lily Blake pecou um pouquinho. Algumas coisas ela apenas mencionou por alto e foi avançando.

Em muitos momentos, era apenas o conto infantil sendo retratado numa linguagem mais teen, poucas coisas do original foram alteradas, vamos ser sinceros, ok? Eu tinha chegado à metade do livro com pouca empolgação, mas as aventuras de Branca na Floresta me animaram até o final e não consegui ver a Kristen como a corajosa princesa de 17 anos.

Ainda vou experimentar a ideia de Branca de Neve e o caçador como roteiro para filme, mas devo confessar que como livro não funcionou muito bem por ter ficado superficial. Senti falta das descrições do cenário, das pessoas, alguns diálogos precisavam ser mais trabalhados, alguns personagens mais explorados, o final por exemplo foi muito corrido.
O que ainda salvou o livro aos meus olhos foi a autora não ter seguido adiante com um triângulo amoroso.

O livro podia ser fantástico, mas foi apenas fantasioso.

|| Informações:
Branca de Neve e o caçador
Um romance de Lily Blake baseado no filme homônimo. Roteiro de John Lee Hancock , Hossein Amini e Evan Daugherty. História de Evan Daugherty.
Editora Novo Conceito [via parceria]
Tradução de Ronaldo Luís da Silva
208 páginas
Esse livro está na 1ª promoção de 1 ano do Amor por Clássico e você pode ganhar chances extras comentando aqui e na resenha do skoob!
Deixando o formulário para facilitar:

a Rafflecopter giveaway

8 comentários:

  1. Desde que eu vi esse livro, e como bem vc disse, o 'estardalhaço' que foi, fiquei bem curiosa para ler. Tinha lido umas resenhas, que só me fizeram ficar mais na dúvida do que na certeza de ser um livro bom, mas a sua resenha acabou superando as outras(olha que eu li umas 30).Acho que prefiro ver o filme primeiro, pra só depois optar pela leitura do livro ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Millena!
    Livros baseados em filmes geralmente tem esse problema de serem mais superficiais mesmo. Acho que eles só focam em passar pro papel o que aconteceu nas telonas, sem mais detalhes.
    Ainda não li o livro mas tenho mesmo ouvido falar que o estardalhaço não era pra tanto. Mesmo assim espero gostar da leitura!
    Parabéns pela sinceridade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hooy, Millena!

    Eu dificilmente leio livros baseados em filmes, mais eu gostei tanto do filme Branca de Neve e o Caçador que quero ler o livro também. Eu já tinha ouvido dizer que ele é superficial, mais espero não me decepcionar com a leitura, porque já comprei o livro, só estou esperando acabar outro que ainda estou lendo pra começar a ler este, hahah.
    Um beijinho. <3

    agarotaqueamaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É uma pena como esse livro não está agradando geral né!!! Mesmo assim vou pegar emprestado com minha prima para ler e ver se concordo com vcs. Penso que esse ramo de transformar filmes em livro é chatinho mesmo pq se vc não for muito bom deixa claro esses problemas apresentados por vc.
    Parabéns pela resenha e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Humm.. Não sei porquê mas lendo as suas considerações, tenho a impressão de que vou achar exatamente a mesma coisa. Eu gostei do filme, com algumas ressalvas, pois acho que o roteiro foi um tanto fraco e mal explorado em algumas partes, e a Kristen atuando é muito ruim, completamente sem sal e sem expressão (não é marcação, até porque eu gosto de Crepúsculo).
    Eu lembro desse filme e só vejo na minha mente a rainha e o caçador, a protagonista mesmo, passou em branco (juro que não pretendia o trocadilho mas saiu sem querer huahau).
    O livro é tão fininho e tão diagramado, que não deve ter explorado nada a fundo mesmo. Tô começando a criar um certo preconceito em livros que são baseados em filme, e não o contrário!
    Beijão, Mi!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o foco do livro foi ser realmente voltado pra uma estética de cinema. Achei estranho tb o conteúdo é como vc ler mais por curiosidade do que por empolgação. O filme também deixou a desenhar afinal Kristen parece um robô toda e qualquer semelhança em suas reações iguais não é coincidência (rs rs rs)
    mas a fotografia do filme tava perfeita.

    adorei tua resenha parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme Branca de Neve e o Caçador e gostei bastante apesar da Kristen ainda não ter nenhuma exporessão facial ela não arruinou o filme pra mim, por isso eu fiquei bem ansioso para ler o livro, pois nele não teria ela e eu poderia me entreter mais com história, mas as resenhas tem sido tão negativas que eu perdi a vontade de lê-lo, e todas elas falam a mesma coisa, que os autores do livro esqueceram que não sendo um filme seria necessário descrever mais os ambientes e os personagens para que a gente tenha um boa visão deles.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme e confesso que esperava um pouco mais, algo diferente do conto original, mais real. Mas não é o que acontece. Ainda não li o livro, mas tenho alguma curiosidade para conferir.

    ResponderExcluir

Obrigada!