quinta-feira, 12 de julho de 2012

A filha da minha mãe e eu de Maria Fernanda Guerreiro


Eu classificaria esse livro como drama. Mas ele tem uma pegada filosófica que é meio auto ajuda. Em alguns momentos ele foi não-cronológico e corrido. Em outros, sensível e intenso.

A filha da minha mãe e eu começa no momento que Mariana descobre que está grávida e pensa em sua relação com a mãe, Helena, que nunca foi muito fácil. Mariana e sua mãe são incapazes de manter um diálogo ou de se aproximarem com carinho. O livro todo é uma retrospectiva nem sempre cronológica de fatos e momentos da vida das duas.
É um livro fácil de ler e apesar da autora ir e voltar na questão tempo, não achei confuso. Em vários momentos me identifiquei com a personagem, mas no fim das contas me pareceu que foram todos os problemas do mundo voltados para uma família só.

Mariana nunca entendeu porque sua mãe Helena dava mais atenção e amor ao seu irmão, Guga. Em consequência disso, ela começou a se aproximar mais do pai, mas, sem perceber, mãe e filha começam a disputar pelo amor e atenção do pai, Tito.

O pai também é muito mais apegado à filha e à sua família, fator que deixa Helena bastante enraivecida por acreditar que ele não devia permitir que outras pessoas interferissem na vida dos dois.

Durante toda a sua retrospectiva, Mariana reflete muito sobre suas atitudes, suas escolhas e seu comportamento. Mariana começa a perceber que os problemas da mãe não eram exatamente com ela e que várias estranhezas da mãe tinham um argumento mais forte.

Narrado em primeira pessoa, confesso que em alguns momentos a autora não se aprofundou muito nas situações e deixou um pouco superficial, não vou exemplificar para evitar soltar segredos do enredo, mas algumas passagens mereciam mais atenção.

Entretanto, temos uma obra com um toque sentimental e profundo e que, para mim, não apelou para o sentimentaloide. Mariana nos apresenta numa perspectiva aumentada as qualidades (boas ou não) de sua família. E que me fez pensar que um grupo unido, cujos integrantes desempenham bem seus papeis, é capaz de fazer uma história.

Achei o final satisfatório, como se fosse a redenção de uma filha que está em constante aprendizado sobre a vida.

|| Informações:
A filha da minha mãe e eu
Maria Fernanda Guerreiro
Editora Novo Conceito [via parceria]


E, claro, comentando nesta Leitura Crítica, você ganha mais chances extras na 3ª promoção de aniversário do Amor por Clássico.
Vou deixar o formulário aqui para facilitar e também o link da resenha no skoob.

a Rafflecopter giveaway

11 comentários:

  1. Olá Mi!

    Não fazia a menor ideia do que se tratava a estória da obra. Nunca tinha lido uma resenha dela.
    Fugiu do q eu imaginava. E deve ser realmente tensa essa situação familiar.
    Não é um livro que me desperte uma sensação urgente de curiosidade, mas claro que pretendo lê-lo.

    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. E estranhei o titulo mas depois da resenha eu entendi do que era kkkkkkk

    gostinho de historia boa ^^

    adorei

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da sua resenha ;) Parabéns
    Esse é um livro que estou ansiosa e não ansiosa para ler. Tipo o tema de Mãe e filha é sempre muito tenso e sentimental, estou me preparando para pegar o livro para ler.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Gostei muito da sua resenha e estou com esse livro aqui para ler, vamos ver se gosto....kkk...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei saber um pouco mais desse livro através de sua resenha, parabéns =)
    Acho a capa linda e a msg deve ser d+, essa questão de relacionamento entre mãe e filha é sempre problemático e todas as mães falam: "qnd vc for mãe vai me entender!!!!"

    ResponderExcluir
  6. no começo achei o nome meio estranho, mas depois de ler a resenha fez sentido. parece ser um livro muito bom e vou lê-lo assim que possível =)

    ResponderExcluir
  7. Ah, parece ser legalzinho. Sei lá, não sou muito fã desse tipo de drama, mas já ouvi falar tão bem desse livro que acho que vou gostar. Parece abordar algumas coisas legais e passar uma boa mensagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser interessante, todos elogiaram ele, alguns mais do que outos, mas até agora ninguém odiou o livro, e do jeito que eu adoro um drama eu provavelmente vou gostar bastante do livro, rsrsrs.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que vi esse livro, fiquei muito curiosa por causa do nome, que me chamou bastante a atenção. Fui ficando ainda mais curiosa conforme ia lendo resenhas, agora tenho muita vontade de ler!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Eu achei legal esse livro. A mulher da capa me lembra minha mãe xD
    que doideira, mas é verdade... E a história parece mesmo ser boa.

    ResponderExcluir
  11. Achei o livro mto interessante, quero mto ler.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada!