quinta-feira, 5 de julho de 2012

Garotas de vidro de Laurie Halse Anderson

UAU! Vamos ser sinceros, Garotas de vidro é um livro que se compra pela capa ou pela sinopse, correto? Comecei a leitura com as expectativas lá em cima e fechei o livro com um sorriso satisfeito por não ter me decepcionado.

Lia e sua amiga Cassie fizeram uma aposta para ver qual das duas ficaria mais magra. Lia opta por não comer e Cassie come e vomita, anorexia e bulimia respectivamente. Mas as melhores amigas se afastam e param de se falar.
Meses depois o corpo de Cassie é encontrado sozinho num quarto de motel e no celular de Lia tem 33 chamadas não atendidas da amiga.

Como Cassie morreu ou o que Cassie queria falar com Lia são mistérios que atormentam Lia e a deixam cada vez mais obcecada pela magreza.
Paralelamente, Lia tem um grande problema com sua família, ela mora com seu pai, sua madrasta e sua irmã, Emma, mas sua mãe, a Dra. Morrigan quer que Lia volte a morar com ela. Acontece que as duas não conseguem ficar juntas sem discutirem.
E, para piorar tudo, Lia começa a ver o fantasma de Cassie dizendo que a está esperando e um rapaz liga dizendo que Cassie deixou um recado para Lia. Ela já não sabe mais separar a realidade da imaginação.

Admito, no começo achei o livro muito chato, metafórico e a narrativa não me agradou nem um pouco, mas fui me acostumando até que cheguei ao momento que não conseguia parar de ler.
A autora soube explorar de forma fascinante o território de meninas com distúrbios alimentares. Narrado em primeira pessoa, conhecemos os pensamentos e sentimentos de inferioridade e fraqueza de Lia.
Escrito em 2009 [antes de Estilhaça-me] o livro já mostra frases riscadas pensamentos auto censurados dos momentos que Lia está com fome deve ser forte.

Considerado um tema batido por algumas pessoas, confesso que até hoje não tinha lido nada que envolvesse distúrbios alimentares. É muito real a forma distorcida que Lia se vê e os pensamentos sempre confusos e auto depreciativos, os motivos dela são claros: ser magra, ser pura. Em alguns momentos Lia delira, perde o senso de tempo, resultado da baixa de açúcar no sangue. Em outros ela se corta, vê coisas que não existem e tudo isso é explicado, não se forma clínica, mas no funcionamento da mente de Lia.

Recomendo completamente. Um livro que me tocou por ser intenso.

|| Informações:
Garotas de vidro [Wintergirls]
Laurie Halse Anderson
Editora Novo Conceito
Traduzido por Ana Paula Corradini
272 páginas

HEY, comente neste post e ganhe chances extras na promoção de 1 ano do Amor por Clássico!!
Deixando o formulário aqui para facilitar:

12 comentários:

  1. Vc tem mesmo razão: Garotas de vidro é um livro que se compra pela capa ou pela sinopse sim! sem dúvida! desde que eu vi esse livro tenho uma enorme curiosidade de ler. quem sabe não tenho sorte dessa vez?

    ResponderExcluir
  2. Terminei esse livro uns dois dias atrás. E tbm me apaixonei. Eu simplesmente amei a narrativa já que muitas vezes ele é mecânica. Achei isso genial. Tbm nunca havia lido um livro sobre distúrbios alimentares, não sabia ao certo o que esperar. Amei a história, extremamente envolvente. A autora ganhei todo o eu respeito :D

    Linda resenha, Mi!

    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. eu to encantada pela capa
    e a historia to louca pra ler ai ai ai

    Sua resenha ficou show

    bju bju

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse livro! Como você disse, a leitura no começo é um pouco difícil porque a narrativa é diferente, mas depois que nos acostumamos é impossível parar! Além da capa linda, o livro é maravilhoso e muito interessante.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha adorei.
    Ainda não tinha percebido se tratar da mesma autora de Estilhaça-me. E dircordo com quem disse que é um tem batido, como vc falou acredito que pouco leram livroa com essa temática e como ele é em primeira pessoa podemos ter um a noção do que se passa pela cabeça de quem tem essas doenças. Fiquei bem curiosa para ler esse livro. bjão querida!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou babando por esse livro há uns dois meses, a capa é linda e a sinopse é muito instigante, realmente esse tema já muito batido mas lê-lo, acompanhando a vida das garotas com essa doença e os seus sofrimentos com certeza é algo muito emocionante.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimo olhar. Também nunca li nada que envolvesse distúrbios alimentares, mas acredito que seja uma leitura muito intensa e até mesmo chocante. Ainda mais em função do envolvimento de crises psicológicas e mais. Desde o lançamento de Garotas de Vidro eu me apaixonei pela capa e quando conheci mais sobre a história vi que é um ótimo livro!

    @HPjulioCesar

    ResponderExcluir
  8. Tô louca por esse livro. Parece ser tão intenso e ao mesmo tempo tão interessante. Também nunca havia lido nada nesse sentido e por isso estou mais curiosa ainda. Vai ser um dos próximos que eu vou ler.
    Mi, só não estou participando dos sorteios de 1 ano do blog porque já tenho os livros, mas se surgir algum que eu não tenha, com certeza vou participar! o/
    Beijos! Ótima resenha. ^^

    ResponderExcluir
  9. Um livro com um tema forte e que é sempre bom ser abordado, pois muitas jovens estão vulneráveis aos padrões de beleza da sociedade.
    Desde que vi a sinopse deste livro, tive certeza que ele era bom.

    Gostei das suas observações sobre o estrondoso Estilhaça-me não ser o primeiro a riscar as palavras, rsss.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, e apesar de se tratar de um tema bastante debatido atualmente acho que o seu maior mérito é de apresentar a ponto de vista de alguém que sofre de um distúrbio alimentar, o que aumenta a empatia de quem lê a história.

    ResponderExcluir
  11. Millena, adorei sua resenha, foi a primeira q conseguiu realmente retratar bem o livro, pq todas as outras q eu li nao me fizeram qerer ler nem o primeiro capítulo do livro! Serio, adorei sua resenha mesmo :D
    parabens!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Na primeira vez que li a resenha do livro, eu fiquei sem palavras.

    ResponderExcluir

Obrigada!