quarta-feira, 4 de julho de 2012

Conversa com Iracy Araujo

Oi, genteess, tudo bomm?
Ano passado, eu firmei parceria com Iracy Araujo [blog dela], autora do livro As crônicas da terra do Lago - O primeiro ministro [Leitura Crítica], e vocês viram que o livro entrou em promoção ontem, né??

Então... Que tal conferir uma deliciosa conversa com a autora?

Amor por Clássico: Quando você lançou seu primeiro livro e como surgiu a vontade de escrever e publicar livros?
Iracy Araujo: Lancei meu primeiro livro no ano passado, mas comecei a escrevê-lo há cerca de sete anos, a vontade de publicar surgiu quando comecei a mostrar a estória para minha família e amigos.

Apc: Durante sua trajetória, encontrou dificuldades, obstáculos? Como os enfrentou? 
IA: O meu problema principal é conseguir tempo para escrever, conseguir publicar não foi tão difícil, eu fiz uma pesquisa das editoras antes de mandar o original e a Novo Século o aprovou.

Apc: Quem é o seu autor nacional favorito? E estrangeiro?
IA: Nacional - eu gosto muito de Machado de Assis e Paulo Coelho.
Estrangeiro - são vários, mas minha preferida é Marion Bradley Zimmer.

Apc: Qual é o melhor livro do mundo para você?
IA: É uma escolha difícil, não dá para ser um só. Eu diria A volta ao mundo em oitenta dias e A canção do exílio.

Apc: Existe algum escritor em quem você se espelha, se inspira?
IA: Na verdade não, eu gosto de muitos estilos para ler e tenho o meu próprio como todo o autor. Não existem duas pessoas iguais no mundo.

Apc: Como você cria seus personagens?
IA: Eu imagino o personagem e quando começo a escrever a personalidade dele vai surgindo na minha mente. Diana e Selene foram criadas há mais de quinze anos, eu apenas não conseguia colocar a estória no papel e quando eu estou escrevendo e coloco os personagens para interagir eles mesmo vão criando vida, é muito interessante.

Apc: Você tem aqueles temidos e famosos bloqueios de escritor? Como encara a situação?
IA: As vezes passo meses sem conseguir escrever uma linha, depois eu leio tudo que já fiz, a inspiração aparece e volto a escrever. Antes de lançar o livro não tinha muito problema por que era algo restrito só a mim. Hoje que as pessoas me cobram a continuação do livro fica um pouco mais complicado, dá um pouco de ansiedade, mas é assim mesmo. Um belo dia a inspiração volta e um novo capitulo nasce.

Apc: Qual a melhor forma de lidar com as críticas?
IA: Crítica é sempre uma coisa complicada. Por mais que a pessoa saiba que ninguém consegue agradar a todos, ver uma pessoa que muitas vezes você nem conhece falando adversidades do seu livro é ruim. Mas a pessoa tem que manter os pés no chão e continuar trabalhando para fazer o melhor possível. Agora o que um leitor pode achar maravilhoso o outro pode achar péssimo, cada um gosta de um tipo de literatura e é isso que o autor tem que ter em mente quando chega uma crítica seja ela construtiva ou não

Apc: Atualmente você está trabalhando em um novo projeto?
IA: Estou escrevendo O Castelo da Floresta que é a continuação do meu primeiro livro. Está quase pronto e deve ser lançado no ano que vem.
Um grande abraço a todos!

Quero agradecer muito a Iracy por tudo, pelo livro para resenha, pelo livro para promoção, pela entrevista, atenção! Essa com certeza foi umas das entrevistas que mais gostei!

Beijocas!




5 comentários:

  1. Que máximo!! É incrível quando autores nacionais compartilham um pouco de sua trajetória e mostram como foi o processo de criação e publicação de sua obra. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro da Iracy (Sorte na promoção lol rsrs), mas estou ansioso e sempre aberto à literatura nacional, que mostra que é capaz de nos proporcionar ótimas histórias. Acho que a "falta de inspiração" é um problema comum mesmo rssrs, mas é ótimo quando passamos por cima disto.

    @HPJulioCesar

    ResponderExcluir
  2. Adoro o cabelo dela kkkkkkkkkkk
    Claro que os livros tb ^^

    bju bju

    ResponderExcluir
  3. Ela é maravilhosa mesmo e seu livro é livro!!!
    A capa e o conteudo me conquistaram!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais eu ouço falar nesse livro, mais eu fico com vontade de ler! Estou muito curiosa para conferir "O primeiro ministro", espero poder fazê-lo em breve ^^

    Adorei a entrevista, a Iracy parece ser uma pessoa muito simpática e já me apaixonei por ela pelo fato dela ter como autora estrangeira favorita a Marion Bradley Zimmer. Ótimo gosto!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  5. A Iracy é bem simpática mesmo, foi uma das únicas entrevistas que fiz lá para o blog.
    Estou curiosa a respeito da continuação do livro e espero que seja mais grosso haha Eu gostei do mundo criado por ela, achei criativo. Realmente deve ser difícil arranjar tempo para escrever já que ela é médica e essa é uma profissão conhecida por trabalhar demais.
    Muito legal a entrevista! o/
    Ah, o nome da Marion está trocado, na verdade é Marion Zimmer Bradley!
    Beijão, Mi!

    ResponderExcluir

Obrigada!