quinta-feira, 24 de maio de 2012

Viva para Contar || Leitura Crítica

Um thriller que envolve crianças com distúrbios psíquicos, Viva para contar é exatamente o tipo de livro que prende as mãos do leitor do início ao fim.
O livro é composto por três linhas de narrativa.

Na primeira, em primeira pessoa, pela enfermeira da ala psiquiátrica infantil de um hospital, Danielle. Ela nos fala sobre o trauma de sua vida, quando seu pai assassinou sua família e se suicidou logo em seguida, deixando apenas ela viva. Danielle se sentiu culpada durante toda a sua vida. Ela também nos conta sobre o seu trabalho como enfermeira no hospital, como é lidar com as crianças e acompanhamos a chegada de Lucy, uma criança selvagem que Danielle se aproxima muito.

Outra narrativa, também em primeira pessoa, por Victoria, mãe de Evan, nos fala sobre o garoto de oito anos que oscila entre o amável e momentos de extrema agressividade. Ela narra sua vida pré e pós Evan, o fim do casamento e as dificuldades que enfrenta por ter abdicado o mundo para ficar com seu filho.

Em terceira pessoa, a principal narrativa do livro nos apresenta a detetive sargento D. D. Warren, que está encarregada de solucionar o assassinato de uma família inteira, provavelmente cometido pelo pai, que também tentou se suicidar e está no hospital entre a vida e a morte. Posteriormente, surge outro assassinato de uma família que também fica sob sua responsabilidade desvendar e descobrir se existem relações entre si.
O livro é completamente feito por partes bem elaboradas. Preciso mencionar que o suspense não é forçado, pelo contrário, a trama é totalmente intrigante.
Por um lado, conhecemos crianças que sofreram abusos, traumas e agressões, tornando-as incapazes de viver em sociedade, do outro nos deparamos com crianças com sérios problemas cognitivos, psíquicos, psicológicos, mas sem uma causa e explicação aparente. Conhecemos profissionais sérios que buscam uma forma de tornar possível uma melhora na condição de vida destas crianças e profissionais que se aproveitam do desespero de muitos pais. Na família de Evan, a autora nos mostra a não-aceitação por parte da mãe e o declínio de uma família diante do problema.

O livro, de quase quinhentas páginas, está dividido em cinco dias da semana, dias próximos ao aniversário de morte da família de Danielle, período do ano que a enfermeira fica depressiva e obcecada para o trabalho. Uma coisa no livro é fato, a maioria das pessoas que trabalham com crianças “especiais” (vamos adotar este termo para evitar “com transtornos psíquicos), vêm de alguma experiência familiar e eu achei isso muito inteligente. O problema de Danielle é a negação do passado, ela se recusa a lembrar, a se questionar e admitir o que aconteceu de verdade e paralelamente se culpa pelos fatos.
A detetive não foge ao estereótipo: solteirona, charmosa, orgulho, engraçada e carismática. E com alguma compulsão, no caso de D. D. Warren, comida e está procurando um caso, que vai se tornando mais pessoal quando ela começa a trabalhar com Alex, um detetive que abandonou as investigações para dar aulas e decidiu dedicar um mês para matar as saudades da profissão.
Outro aspecto que achei bastante importante na trama foi o lado do misticismo explorado, que chega a perturbar um pouco as pessoas mais céticas envolvidas no caso, ao aparecer o xamã Andrew Lighfoot, com frases de efeito e teorias bem elaboras acerca da luz e das trevas.

Durante o desenrolar da trama, muitos segredos são revelados, muitos fatos que aparentemente são apenas coincidência, estão ligados por um motivo que é o mistério central de toda a trama. A autora é bem direta, e não usa metáforas para descrever o que acontece, as cenas são claras e envolventes.
Para finalizar, o livro tem capítulos curtos, já viu, né?! Impossível parar de ler antes de alcançar a última página. Aliás, até o posfácio é atraente porque a autora esclarece algumas coisas interessantes acerca de crianças psicóticas.

|| Informações:
Viva para contar
Do original: Live to tell
Lisa Gardner
Editora Novo Conceito
Tradução de Ivar Panazzolo Júnior
480 páginas

|| Observações:
Este é o 4º livro da série Det. D. D. Warren da autora Lisa Gardner, você pode conhecer o site e outras obras da autora aqui.

17 comentários:

  1. Oiie,

    Esse livro é maravilhoso. Incrível como ele prende até a última palavra. Foi o primeiro livro policial que li e não poderia ter iniciado este gênero de um modo melhor.

    Beijos

    Amigas entre Livrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Dan, foi mesmo um ótimo começo para você!
      Fui iniciada nos policiais com Agatha Christie, também acho que não podia ser melhor!
      As pessoas têm dito que o autor James Patterson também é muito bom e eu não vejo a hora de conhecê-lo!

      Beijos!

      Excluir
  2. Mi, eu ADOREI esse livro, como você bem sabe, então também adorei ler a sua resenha e ver que você o aprovou.
    Ele é realmente todo interessante, né? Posfácio, prefácio, desenvolvimento, o que for. Me envolvi completamente, mergulhei de cabeça na trama, tanto que até hoje quando lembro, penso na clínica das crianças como um lugar real, como se eu tivesse visitado o ambiente. Uma autora pra fazer isso tem que ser muito boa mesmo!
    Espero MUITO que a NC lance os próximos, já que esse é 4º e foi lançado de uma hora pra outra. Ah, e ela e o Alex se envolvem de verdade nos volumes seguintes, o negócio fica sério e ele faz parte de todos os outros. Pelo menos a gente pôde conhecer o início do relacionamento rs Imagine se começasse do 5º rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, nem tinha lido a sinopse e não dava nada pelo livro (não gostei da capa), mas adiantei depois da sua resenha (que sempre considero muito) e não me arrependi!!!
      O livro é fabuloso, e estou junto com você na torcida ansiosa pelos próximos!!

      Beijocas :D

      Excluir
  3. Ps. Fiquei muito feliz com as suas palavras no aniversário do blog. Muito obrigada mesmo. Eu adorei ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Millena!
    Esses livros de capítulos curtos acabam comigo (e as vezes com minha noite de sono). É impossível parar de ler enquanto você pensa ''só mais um, é tão curtinho!''.
    Tenho ouvido muitos elogios do livro, falando sobre a trama muito bem narrada e as cenas bem escritas. Estou bem curiosa pela leitura!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos livros que estão em minha lista para serem adquiridos em breve, e com o post só aumentou minha certeza, acho muito interessante livros sobre investigação, que aliais são os meus favoritos!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro parece ser muito interessante e diferente. Eu não tenho visto muitas coisas sobre ele, mas acho que ele merecia um pouco mais da atenção que os outros recebem.

    Estou seguindo aqui. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Nossa, faz tempo que não passava por aqui!
    Adorei o Layout novo! Ficou muito bonito! :DD
    Sobre a resenha, gostei muito... Adoro livros que mesclam temas como sobrenatural e policial, que é o caso do livro...
    Fiquei com muita vontade lê-lo, parece ser uma história muito intrigante!
    ADOREI! :3

    Têm conto de terror lá no blog... ;)
    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Obrigada por sua visita no Word In My Bag, Sinta-se sempre Bem Vinda lá! Já estou seguindo seu blog, que por sinal, adorei o nome! :D Também amo clássicos.

    Esse livro parece ser bem eletrizante, do tipo que te faz surtar pra tentar adivinhar as coisas e no final, vc acaba se enganando xD

    Como você disse que a autora é bem direta, acho que o livro acaba se tornando mais rápido de ler apesar do tamanho xD~


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag

    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Milena,

    Estou lendo esse livro e estou gostando demais, não li toda a sua resenha, mas vi que também gostou....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Sério, que saudade. Toma aqui um enorme abraço bem apertado XD
    Já li uma quantidade considerável de romances policias, e digo que adoro, principalmente os clássicos *.*, mas enfim :D
    Com certeza estou louca por essa leitura, parece bem diferente do que tenho lido no momento e adoro variar. E crianças com distúrbios psicóticos... Serio, estou bem empolgada. Depois de tantos elogios, eita, tenho q subi-lo na minha lista, né? :D
    Bjão flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  11. Como falei no skoob vc está de parabéns a resenha ficou ótima e deu até vontade de ler, mesmo não sendo muito fã do estilo de livro =)
    Sucesso para vc e pro blog viu!!!

    ResponderExcluir
  12. A resenha ficou muito boa! nem tinha achado muito interessante, mas minha opinião mudou radicalmente!

    ResponderExcluir
  13. Achei esse livro interessante, o estilo da narrativa parece fugir do comum. Do jeito que você apresentou o livro, fiquei me perguntando se a história seria embasada na realidade...

    Ansiosa para ler!

    Um beijo,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa parece uma leitura instigante e ao mesmo tempo complexa, não sei se iria fazer meu estilo, mesmo assim estou interessada em lê-lo.
    A sua exposição ficou ótima!

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  15. Cara, sério, eu já havia visto esse livro em vários blogs, mas esta foi a primeira resenha que li. A resenha está muito boa também. Admito que, com ela, fiquei super interessado com o livro.

    O que mais me chamou atenção no início foi você dizer que há narração em primeira pessoa para dois personagens, e terceira para outro. A autora tem de saber escrever e narrar muito bem para não acabar trocando as bolas e fazendo uma bagunça no enredo com essa mistura de narração e pontos de vista. Mas, com certeza, se ela souber utilizar isso corretamente, deve ser instigante. Além, também, do tema proposto pelo livro... um assunto meio sombrio, mas que se a autora souber abordar o tema, se tornaria ainda mais instigante.

    ótima resenha!
    Abraço.
    http://www.instintodeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada!