domingo, 27 de maio de 2012

O perfume da rosa || Leitura Crítica


Já faz um tempinho que firmei parceria com a autora Haydee Victorectte, mas só agora tive oportunidade de conhecer seu livro O perfume da rosa.
Um romance histórico bastante gostoso de ler com os ingredientes certos: um casal apaixonado, um segredo guardado, traições, um mistério e suspense. Ótimo!

As irmãs Stanford, Elizabeth e Samantha perdem os pais e ficam sob os cuidados de uma parenta distante, a duqueza Ruth.
Ruth é uma senhora autoritária, mas acolhe as meninas com tranquilidade e convoca seu sobrinho, Arthur um devasso e a srta Jane para ajudar na tarefa de educar as duas moças e apresentar Elizabeth à sociedade. Arthur aceita a contragosto, mas logo fica balançado ao conhecer a jovem Elizabeth.

Entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... as ex-amantes de Arthur começam a aparecer apunhaladas com um botão de rosa sobre os corpos ensanguentados e Elizabeth sofre um atentado. Arthur é um suspeito em potencial, mas Elizabeth elimina as possibilidades porque o assassino usa um perfume de rosas.

Achei os personagens bastante bem construídos. Arthur é sedutor e em alguns momentos acreditamos que ele está apaixonado por Elizabeth, em outros nem tanto assim. E, apesar de ser um safado, não dá para resitir aos encantos dele.

Samantha é uma garota esperta, decidida, mas que não recebeu muita ênfase neste primeiro romance. Não achei isso preocupante porque a série se chama "Irmãs Stanford" então acho que mais tarde a Haydee vai dar maior atenção à Samantha. Elizabeth é uma moça simples, determinada, teimosa e que logo se apaixona por Arthur, mas decide resistir porque não quer apenas ganhar o título de duquesa.

O livro é um romance daqueles que deixa a pessoa suspirando, deliciada. E talvez o mistério não seja o mais bem elaborado - digo isso porque em um determinado momento já tinha opinião formada e acertada -, mas achei bastante inteligente. O livro tem uma narrativa ágil, que não se prende a detalhes desnecessários, e que flui muito bem.

|| Informações:
O perfume da rosa
Haydee Victorette
Novo Século
246 páginas

|| Observações:
A autora me enviou dois exemplares, um para mim e outro para vocês, mas eu vou segurar um pouquinho a promoção para agosto.

6 comentários:

  1. Olá!!!

    Não gostei muito da capa do livro, mas gosto de livros ágeis e românticos, como você disse que o mistério não é lá muito bom, creio que leria pelo romance.



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Ah, eu adorei esse livro, sério! Dá para perceber que a Haydee pesquisou à fundo sobre os costumes da época e conseguiu descrevê-los muito bem, não deixou a desejar e fiquei feliz por constatar a qualidade de escrita dela - ainda mais em uma época em que eu estava me decepcionando muito com livros nacionais.
    Achei que o motivo para o mistério em si, não é dos mais convincentes, mas como o principal nesse tipo de narrativa é o romance, nessa parte achei que foi satisfatório! =)
    Beijão, Mi!

    ResponderExcluir
  3. Romance e misterio, duas combinações que gosto muito! Principalmente ao saber que uma das personagens leva meu nome, rsrs. A capa é chamativa, e esses assassinatos, com certeza devem ser o ponto alto, afinal quem será o assassino?

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro romances históricos! É o meu gênero favorito, mas meio difícil de encontrar! Fiquei bem interessada nesse! Espero poder conferir em breve!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem interessante né!!!
    Quero ler um dia!!!

    ResponderExcluir
  6. Ameia a capa e tua resenha ficou dhow
    fiquei com vontade de ler

    parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada!