segunda-feira, 14 de maio de 2012

Marta || Leitura Crítica


Decepção. Não encontrei melhor palavra para expressar o que senti lendo Marta desde o começo. Devo esclarecer que realizei a leitura do tipo leiga.

Primeiro porque na sinopse somos preparados para encontrar uma menina bipolar. E insisto ao lado de todos aqueles que não encontraram bipolaridade nenhuma em Marta: ela é só uma adolescente comum, numa vida comum. Ora, eu sou adolescente, estou numa fase transitória da vida saindo da infância e chegando à fase adulta, tenho minhas mudanças de humor e nem por isso podem dizer que sou bipolar.

Acho que a adolescência é uma fase de descoberta da personalidade, e é nesse momento que conhecemos Marta.Uma menina que não sabendo lidar com o fim do relacionamento com João, passa o livro todo remoendo esse sentimento.

Logo no começo do livro, identifiquei uma pegada Machado de Assis – conversa com o leitor, abertura de parênteses para explicar algumas coisas etc – e pensei que poderia ser um resgate da boa escrita (não, não estou dizendo que a atual escrita é má!), mas o Breno Melo não foi tão bem aventurado. A narrativa do livro é lenta e cansativa, ele abre parênteses desnecessários para falar sobre coisas desnecessárias que ele incluiu no texto (só para dar ênfase) sem necessidade nenhuma.

Como disse a Nay, em muitos momentos respirei fundo e me perguntei “sim, cadê a história da Marta?”.Marta é uma personagem chata, embora deva admitir que ela foi bem construída em questão de adolescência – irresponsável, inconsequente, fútil e neurótica.

A princípio a conhecemos fazendo sexo – perdendo a virgindade, aliás – com um estranho porque estava muito bêbada.

Outra coisa que quero ressaltar é o seguinte, na adolescência vem a descoberta da sexualidade, a curiosidade pelo novo, mas as meninas só falam em sexo e desejam ser objeto de desejo dos garotos. Eu não gostei disso, não sei se é porque eu sou do interior, mas não vejo o mundo desta forma nem as pessoas que me cercam são assim. Elas não se preocupam com amor, sentimento, arrumar um companheiro. É como se o autor tivesse reduzido as meninas jovens a corpos que precisam ser desejados pelos garotos, como se a autoestima delas estivesse intrinsecamente ligada a isso.

Sobre Marta, é o seguinte: ela namorou com João durante o ensino médio, mas foi traída e o namoro terminou, mas ela insiste em voltar enquanto ele já está em outro relacionamento. Ela muda de cidade com suas duas amigas, Naila e Silvia, para cursar jornalismo na universidade. Enfim, o livro todo é preso à obsessão que ela tem de voltar para João.

Claro, não só de pontos negativos é constituído o livro, podemos reconhecer que o autor tem uma riqueza literária ímpar e que, como todas as pessoas apaixonadas, Marta vê chifres em cabeça de cavalo. Acha que todas as atitudes do seu amado são algum sinal de que ele pretende voltar o relacionamento.

A suposta bipolaridade consiste no fato de ela ter passado um longo tempo depressiva e depois tornar-se feliz porque... spoiler ..., mas ela ficou feliz por justa causa. Qualquer pessoa polar ficaria.

|| Informações:
Marta
Breno Melo
Schoba
216 páginas

4 comentários:

  1. Uma das características para se interessar por um livro é a capa, e pra ser sincera, ela não me empolgou muito. E parece que estava certa...

    ResponderExcluir
  2. Não é a primeira vez que leio criticas negativas sobre Marta, sempre re-saltando os aspectos que voce sitou na resenha. Concordo plenamente com você, sobre a questão do autor enfatisar das garotas só pensarem em sexo e tal, esta cerco que na sociedade que vivemos esta um caos e muitos jovens não estão esperando o tempo certo, o que acaba em situações um pouco complicadas. Mas nem todas são assim, e acho que esse ponto que citou me fez desistir de um dia ler esse livro.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Não conhecia esse livro, pena as críticas serem negativas, mas gostei muito da capa....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mi, adorei conhecer o seu ponto de vista pois já vi muita gente falando maravilhas desse livro e não quero criar uma falsa expectativa em cima disso, sabe?
    Enfim, fiquei ainda mais curiosa pelo fato de querer ter a minha própria opinião, pois depois de tudo que li realmente não sei o que vou pensar, mas uma coisa é certa: todo mundo fala dessa não-bipolaridade da personagem; que ela é apenas uma garota normal, com os hormônios em ebulição!
    Beijão! e parabéns pela sinceridade!

    ResponderExcluir

Obrigada!