segunda-feira, 21 de maio de 2012

A vida em tons de cinza || Leitura Crítica


Eu já tinha visto anteriormente o livro A vida em tons de cinza, mas não tinha despertado muito meu interesse, depois que descobri sobre o que tratava mudei completamente minha posição.
Por ser um livro que trata sobre um fato histórico, claro que eu fui pesquisar (em livros de história) e não encontrei nada sobre Stalin, integração e genocídio na Lituânia, Estônia e Letônia.
Durante o reinado de horror de Stalin, ele deportou diversos cidadãos dos países bálticos considerados antissoviéticos. No exílio, muitas dessas pessoas morreram de frio, fome e por causa dos trabalhos forçados.


Lina é uma lituana de classe média que se vê obrigada a deixar sua casa para trás com sua mãe e seu irmão. Eles são levados em um trem de carga para animais com outras pessoas para um campo de trabalho coletivo e são forçados a trabalhar para o exército de Stalin, enquanto a Lituânia é tomada para ser integrada a Rússia.
Durante a viagem, sob condições precárias, ela conhece várias pessoas e elas começam a criar vínculos.
A narrativa é em primeira pessoa, por Lina, e entremeia momentos do presente e lembranças da garota. A mãe e as crianças são separadas do pai, que era reitor de uma universidade, mas Lina, que é uma excelente desenhista, decide fazer com que seus desenhos cheguem ao seu pai para que ele possa encontrá-los ao identificar seus traços.

No trem, Lina conhece Andrius, um rapaz da sua idade que logo se torna muito amigo do seu irmão, aos poucos ela vai se descobrindo apaixonada por ele. Mas quando eles chegam ao campo de trabalho forçado, o garoto e sua mãe recebe privilégios que os outros não recebem e isso gera um conflito entre ele e Lina.
Achei os personagens bem construídos, pessoas com mágoas, egoístas, esperançosas, com dúvidas ou culpas. Os sentimentos sempre são expressados com clareza. A mãe de Lina é uma mulher de coração grande, que não se prende a rancores. Lina é uma adolescente, muitas vezes está presa a algumas incompreensões, mas ao longo dessa jornada ela cresce muito como pessoa e aprende diversas lições de amor ao próximo.
Só senti uma faltinha no final de esclarecimentos sobre o desenvolvimento do desfecho da trama.

A capa transmite exatamente a essência do livro, a esperança como uma planta crescendo em meio ao horror no frio e na neve. A esperança foi o combustível para as pessoas que sobreviveram. E o mais interessante de tudo é que depois não houve nenhum tipo de vingança.


50 anos depois, os países bálticos conseguiram sua independência, mas essa história ficou escondida da História. Ruta Sepetys criou um texto maravilhoso baseado em relatos, seu pai é um lituano refugiado.

|| Informações:
A vida em tons de cinza
Ruta Sepetys
Editora Arqueiro
Tradução de Fernanda Abreu
240 páginas 

10 comentários:

  1. Oi Milena!
    Essa história é linda né? Fiquei tocada com a delicadeza que a autora conduziu a trama. Ainda é pior saber que isso realmente aconteceu às pessoas naquela época.
    Gostei muito do livro, me envolveu bastante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Dessa, esse livro é realmente lindo, fala de um tema muito forte, mas é bastante delicado. Eu simplesmente não conseguia parar de ler!

      Beijos!

      Excluir
  2. Mi, gostei muito da resenha e essa é uma história que certamente pretendo ler um dia. Todo mundo fala muito bem, o que já despertou a minha atenção, pois mesmo sendo uma triste em sua essência triste, sofrida, ela também transmite uma mensagem de esperança muito forte, e como você mesma disse, é interessante conhecermos um período da história que não é tão falado como outros por exemplo, na verdade pouca gente conhece.
    Parece ser um relato tão tocante, vou preparar os lenços antes de começar a ler hehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, até esqueci de comentar, mas chorei com esse livro e olhe que eu nem sou muito chorona, rs.
      Beijão!

      Excluir
  3. Boa noite Milena,

    Esse é com certeza um dos livro mais bonitos que li esse ano, excelente, li e resenhei ele no blog também, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que show esse livro. A sua resenha ficou bem dissecadinha e gostei bastante. Quero ler...um dia eu leio com certeza!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena!

    Em primeiro lugar, que blog bacana você tem!
    O título foi o que me atraiu para vir aqui. :)

    Esse livro parece ser muito bom.
    Um dia pretendo lê-lo!

    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi! Esse layout mudou quando? Ficou ainda mais lindo, amei!
    O que dizer desse livro? Adorei. Recomendo a todo mundo; escolhi por causa do book trailler e fiquei ainda mais encantada com a forma de escrita da Ruta. Eu devorava cada palavra enquanto as lágrimas me tomavam, em várias passagens.

    Bj e parabéns pelo blog,

    Nay.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha
    Realmente o livro desse ser muito bom. Pretendo ler um dia
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira.
    Muito bonito o layout novo ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito deste livro, principalmente por ser uma história real. Acho que por isso ele mexeu tanto comigo, chorei muito em algumas partes! Ele é muito profundo e a autora consegue nos prender emocionalmente!
    Tb publiquei uma resenha dele, quando der passa lá e comenta.

    http://eutodaprosa.blogspot.com.br/2012/03/resenha-vida-em-tons-de-cinza.html

    Seguindo seu blog! bj

    ResponderExcluir

Obrigada!