quarta-feira, 16 de maio de 2012

Por linhas tortas || Leitura Crítica

Todo mundo sabe que dia 16 é sagrado e hoje escolhi um livro perfeito *.*


Nem sei como expressar o quanto gostei de Por linhas tortas, um livro bem escrito, simples e objetivo.
Cynthia França escreveu uma trama acelerada mas que não é superficial; narrado em primeira pessoa, Por linhas tortas não traz detalhes desnecessários (E nas minhas orações: Deus, poupe-nos de tudo que é desnecessário). O ritmo do livro é rápido e acredito que é por isso mesmo que não sentia vontade de parar de ler.
E ele não é dividido em capítulos, então nem rola aquele papo “só mais esse e paro um pouco” é ler e ler e acabou-se!

Ester é uma mulher que amava literatura e queria cursar Letras, mas para não contrariar seu pai, decidiu cursar Direito. Logo no começo da graduação, ela conheceu Miguel, o rapaz da cópia (ou xerox) e eles se apaixonam e começam a viver um intenso amor.
Miguel é um homem maravilhoso, gentil, engraçado, amoroso e até mesmo bagunceiro (todo mundo queria ter um desses). Ester é uma mulher bem interessante (me identifiquei muito com ela). No começo o pai de Ester não aceitou muito bem o relacionamento, mas a bondade e determinação de Miguel para pode oferecer o melhor à sua esposa, fez o sogro mudar de ideia.

Miguel começou um empreendimento positivo numa imobiliária onde Ester o ajudava na parte burocrática. E, quando tudo parecia ir muito bem financeiramente, casados, esperando um bebê, a vida trouxe uma reviravolta para o lindo casal.

O livro fala sobre amor, a necessidade de valorizar as pessoas que temos enquanto as temos. Ester nos conta sua história como se estivesse sentada à nossa frente num monólogo fluido e direto. É possível ver as lágrimas se formando em seus olhos, as marcas das lembranças boas e tristes.

Ao perder Miguel, ela precisa reconstruir sozinha sua vida. Claro que recebe apoio incondicional da família, mas ninguém é capaz de chegar lá dentro, onde está a maior ferida. E acompanhamos uma Ester inerte, incapaz de se levantar porque ela era completamente dependente de Miguel – e isso não era negativo, porque ele era um bom homem – até que ela decide sair do seu lugar-comum e iniciar uma restauração interna e externamente.

Acompanhamos a história de uma mulher real, com um sofrimento real. É linda a mensagem contida no livro, de como o amor pode ser eterno apenas por ter sido verdadeiro um dia. Observei o constante questionamento “Por que eu? Por que Deus permitiu tal injustiça?”, embora este não seja de forma algum o centro do livro.
Os diálogos são muito bem construídos, os personagens são bem elaborados. A nossa protagonista é uma mulher comum. Em muitos momentos consegui me colocar no lugar dela e sentir tudo aquilo que ela sentiu.
Cynthia construiu dois personagens maravilhosos, Miguel e Gonçalo, dois homens diferentes e incríveis, impossível não se apaixonar pelos dois.
Por linhas tortas não é uma história de vilão e mocinho, nem uma aventura, ninguém tem poderes mágicos e não existe um universo perfeito paralelo, mas é exatamente cada particularidade destas que o torna fascinante!


|| Informações:
Por linhas tortas
Cynthia França
Novo Século
328 páginas

|| Observações:
21 meses com  Jean, quem diria? Eu diria, disse, digo, direi: Eu te amo e isso não tem fim!

6 comentários:

  1. Oiie,

    Nossa, fiquei curiosa. Gosto de livros que exploram as perdas e como é difícil não ter aquele alguém que você ama do seu lado. Deve ser um livro fascinante.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Interessante, o livro aborda um situação que pode acontecer conosco também, realmente deve ser um livro emocionante que prende o leitor, foi isso que senti ao ler sua resenha!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Milena,

    Li, resenhei e fiz um sorteio desse livro no blog, gostei demais e quero ler outros livros da autora, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena!
    Nossa, também amei o livro. Achei que o fato dele não possuir capítulos ia me incomodar, mas acabamos lendo bem mais rápido assim né? Eu sempre pensava ''vou ler só mais um pouquinho'' e lia mais umas dez páginas sem perceber!
    Adorei a protagonista. Ester, apesar da tamanha perda que enfrentou, em momento algum me pareceu aquelas personagens que morrem de pena de si mesmas e ficam meses trancafiadas dentro de casa, praticamente em depressão.
    Gostei muito da trama!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Milena :)
    Eu li este livro *-*
    AS vezes até chorei com a história da Ester >.<

    Excelente resenha,meus parabéns :)
    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  6. Acho que vou propor a Cynthia uma troca de livros, o meu pelo dela. Todos tem gostado deste livro e o texto parece ter um estilo interessante.

    ResponderExcluir

Obrigada!