sábado, 19 de maio de 2012

Guardiões || Leitura Crítica


Vocês que leem muitos livros sobre vampiros sabem dizer se algum autor já tentou resgatar a história de Drácula e dizer que tudo aquilo foi real e a descendência dos personagens circula por aí? Pois bem, é isso que Monique Lavra faz em Guardiões e eu achei muito criativo da parte dela. Afinal, o tema vampiros já foi explorado por todos os ângulos possíveis e é bastante arriscado tentar e escrever só mais uma história de vampiros.

Primeiro devo lembrar a todos vocês que não tenho um longo currículo com vampiros, mas eu li Drácula (sim, sou um ser superior por isso, HAHAHA).

Após a morte de seus pai, Alice Hacker (olha o sobrenome!) decide ir à Londres para encontrar sua avó, embora sua família jamais concordasse que ela saísse do Brasil. Sua avó não fica muito feliz com a visita porque acha que é muito perigoso e peque que Alice não confie em ninguém, apenas no jovem Edwards Holmwood (olha o sobrenome!).

Infelizmente, a avó de Alice morre deixando para a neta uma boa herança como uma casa em Exeter (olha o lugar!) e muitos segredos e mistérios. Mas é também neste momento de dor que ela conhece dois lindos homens que se apaixonam logo por ela, Willian Campbell e Christiaan Walker.
Edwards é quem lhe oferece apoio nas questões burocráticas na hora de procurar a advogada Lauren Seward (olha o sobrenome!) e também é ele quem lhe revela que vampiros existem. A princípio, Alice custa a acreditar, mas ele consegue encontrar provas e indícios para convencê-la.
De repente, Alice se vê no meio de uma aventura e ela precisa encontrar toda força dentro de si para livrar o mundo destes monstros.

O ritmo da trama é acelerado, mas nem por isso me prendeu. Eu esperava mais de Guardiões, afinal, a autora tinha uma proposta muito boa!Mas eu vi alguns pontos fracos, as coisas acontecem muito rápido de uma forma que não me convenceu. Algumas descrições são superficiais. Alice, Edwards e Lauren aceitaram muito fácil que vampiros existem, largaram seus empregos e decidiram combater estes seres em questão de dias.  E você fica: comassim?? Sem citar o exagerado e meloso amor entre Alice e Christiaan, que torna partes do livro chatas porque aquilo tudo podia ser dispensado sem prejuízos à história, nem Bella e Edward me pareceram tão pegajosos e enfadonhos.

Enfim, o livro oscilou muito entre momentos eletrizantes e momentos que me deixaram um pouquinho desanimada. Mas não é de forma alguma um livro ruim. Recomendo para quem gosta de vampiros charmosos e romances.

Beijos!

|| Informações:
Guardiões
Monique Lavra
Novo Século
376 páginas

5 comentários:

  1. Menina! Se eu te falar que não aguento mais ouvir falar de vampiros, você acredita? :P Pois é... Já estou de saco cheio, hahaha!
    Mas se esse livro tem a ver com Drácula... Aí a coisa muda de foco! Fiquei interessada nesse e sua resenha me deixou curiosa. :]



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. To numa fase de grande DISTÂNCIA de vampiros. Sabe quando você fica saturado do assunto??
    Sim, eu sou um ser inferior, nunca li Bram Stoker, só conheço o Drácula dele por filmes. Me envergonho disso e to prometendo a mim mesma que vou ler esse livro há quase um ano! =P

    Gostei da resenha, bem imparcial =)

    Beijos!
    http://plusdeeper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. WOW! Quanta criatividade para uma autora só. A pergunta que não quer calar é: De onde ela tirou essa ideia?
    Estou tentando ficar um pouco longe do tema: vampiros. Estou em um momento: mitologia grega e romana.
    Mas esse livro parece ser bem interessante.
    Xxx

    ResponderExcluir
  4. "Vocês que leem muitos livros sobre vampiros sabem dizer se algum autor já tentou resgatar a história de Drácula e dizer que tudo aquilo foi real e a descendência dos personagens circula por aí?"

    Mi, respondendo a sua pergunta. Dacre Stoker, o sobrinho-bisneto do escritor de Dracula, Bram Stoker, fez exatamente isso. Esse é o tem do livro "Dracula, O Morto-Vivo", uma espécie de sequência do Dracula original, então imagino que a autora do livro não tenha sido tão inovadora nesse quesito. Aliás, eu adorei o livro do bisneto do Stoker rs É uma nova forma de enxergar a história.

    Particularmente não me interessei muito pelo Guardiões, estou começando a pensar que a maior parte dos autores nacionais não sabem criar um bom romance (pelos livros que venho lendo, e os comentários feitos dos que não-venho lendo como esse). Eles acham que ser meloso é criar um clima, quando na verdade fazendo isso, faz com o que o clima se perca completamente. Não gostei muito da história, então esse vou deixar passar.

    Beijão, Mi!

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena!

    Uma pena que a história a tenha decepcionado um pouco. Eu gostei da proposta da autora também e essa capa me chama a atenção! Mas estou querendo dar um tempo nos romances melosos (apesar de gostar deles) e nos vampiros (que estão em alta no universo literário).
    Mas não recusaria a leitura, fiquei curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!