quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estilhaça-me || Leitura Crítica

Acho que não é novidade por aqui o enredo de Estilhaça-me: Juliette está confinada há quase um ano em um manicômio enquanto o mundo lá fora enfrenta O Restabelecimento, uma camada da sociedade que pretende “modificar” o mundo – sim, este livro é uma distopia.
O problema de Juliette é que ela sempre teve um estranho poder de machucar as pessoas apenas com o toque das mãos e, em seus dezessete anos de vida, ela buscou ser uma menina boa e se manter afastada de todos, mas foi ao matar um menininho de três anos que ela foi definitivamente excluída da sociedade. Mas sua vida mudou quando num dia um rapaz foi colocado em sua cela. No princípio, ele lhe parecia estranho e ela queria manter-se distante dele, mas ao olhar para seus olhos ela o reconhece dos tempos da escola.
Poucos dias depois que o intruso, Adam, chega ao seu quarto, ela é levada para uma autoridade maior e descobre que tudo era uma farsa e eles têm planos maiores de usá-la como arma. Mas Juliette não quer ser um monstro.

Primeiramente, estava muito relutante para começar a leitura de Estilhaça-me porque todos estavam ficando LOUCOS por este livro, sério, foi um super surto e eu sempre me esquivo destas febres, mas uma hora eu ia ter que ler e quando comecei, embora tenha achado o maçante, não conseguia largar.
A narrativa de Tahereh é o que considero uma inovação em tudo que já li. Afinal se Juliette é perturbada, nada melhor do que escrever como uma pessoa perturbada, correto? Ela mescla seus pensamentos, suas análises, suas palavras. Em vários momentos senti uma dorzinha de cabeça pela inconstância da narrativa, embora ela siga uma ordem cronológica.
Juliette é muito observadora, ela presta atenção em comportamentos, silêncios e olhares; seus pensamentos são bem elaborados. Os personagens são bem construídos e em muitos momentos fiquei perdida sem saber em quem confiar porque vemos tudo sob o ponto de vista dela, sentimos seus medos, suas inseguranças e eu, que não sou fã de narrativas em primeira pessoa, fui abduzida pela leitura.

Adam é um mistério, durante muitos momentos desconfiei dele, em outros me derreti em seus braços *suspiros*.

Vi no skoob algumas pessoas falando sobre um triângulo amoroso entre Juliette, Adam e Warner (o mau), mas eu não vi assim, embora haja uma forte dualidade em Juliette, ela não se apaixona por Warner, ela sente asco por ele, até o fim. Juliette está confusa, sempre se manteve afastada da sociedade, nunca pode tocar ou ser tocada por alguém. Mas concordo com todos aqueles que não se sentiram capazes de se apaixonar por um vilão mau e embora (já usei muito esta palavra) mesmo que ele goste de Juliette, a priori ele pretende usá-la, então não rolou química nenhuma.
E por último, que mini capítulos são aqueles, heinnnn???? Pois é, capítulos com quatro ou cinco páginas, daí você lê um, dois, três e pluft! o livro acaba!
Recomendo para quem gosta de distopia, ficção científica e uma boa dose de romance e pra quem não gosta também, hahaha.


|| Informações:
Estilhaça-me
Tahereh Mafi
Editora Novo Conceito
304 páginas

11 comentários:

  1. Este livro foi uma grata surpresa para mim, eu estava esperando gostar do livro, mas, acabei adorando ele. O Adam é um dos "caras" mais fofos que já vi, e a Juliette é uma ótima personagem. Também não vi um triângulo amoroso, o Warner é o tipo de personagem que qualquer um odeia, e eu sinceramente não sei como alguém pode ter gostado dele.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, só me deixou ainda mais curioso para ler este livro, só a capa dele já me deixa muito interessado, eu jugo muito um livro pela capa! -p

    ResponderExcluir
  3. Dica bacana, alias todas as dicas são legais vou aproveitar.
    Add meu blog
    bonequinhadepixe.blogspot.com
    Dá uma espiada na loja
    bonequinhadepixe.tanlup.com
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena!
    Também estou um pouco receosa para lê-lo, pois a febre me deixou com altas expectativas. Gosto de livros com capítulos curtos, porque você nunca percebe que está lendo demais. Fica só nessa história de ''vou ler só mais um'' e quando vai ver já está no final.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde :)
    Este livro eu quero ler *-*
    Me foi supere recomendado :)

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de ler esse livro... Embora também morra de vontade de sair correndo do que o pessoal enlouquece logo de primeira rsrs.
    Na próxima oportunidade que tiver lerei =)

    Bjoos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Milena,

    Esse é um livro que te prende e nos leva a querer mais e mais, quero muito ler a continuação, mas vai demorar um pouco...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi! o/
    Pois é, não sei onde o povo viu esse tal de triângulo, porque eu particularmente enxerguei um vilão assassino cruel e sem sentimentos do qual até a própria protagonista chama de monstro o tempo inteiro.
    Vou até desabafar um pouco aqui e dizer que eu sinceramente não entendo o que se passa na cabeça das pessoas que gostam do Warner. Entendo perfeitamente a fascinação que um badboy desperta nas pessoas, mas daí algo como aqueles badboys estilo Patch da série Hush, Hush, que apesar de badboy não sai por aí matando cruelmente as pessoas e usando o objeto do seu amor como bem entende, sem respeitar até mesmo o desejo dela e mantendo-a prisioneira. Isso é um badboy? Isso pra mim é um psicopata. E o que tem de bom no Warner pra se gostar, gente? Ele é cruel e ponto. Juro que sempre que leio alguém dizendo que torce para o Warner ou que preferiu ele como par romântico, tudo para de funcionar na minha cabeça e eu me pergunto pra onde o mundo está caminhando.
    Agora, um massssss, aqui. Falo tudo isso pelo que autora narrou até o momento, ou seja, se ela quiser tornar o Warner uma pessoa amável e menos ruim, ou até mesmo colocar uma razão plausível e digna de pena por trás de toda a sua crueldade, aí tudo bem, posso levemente entender. Porém, não foi o que ela fez até agora né, mas enfim! Momento revolta já passou.
    Também adoro livros com capítulos curtos, torna a leitura bem mais dinâmica.
    Gostei muito da resenha! o/
    Beijão!

    Ah, e vou responder o seu e-mail em breve. Só tive tempo de olhar agora há pouco, passei o dia fora de casa, mas não se preocupa que eu não me importo de jeito algum. Logo te mando a resposta! :)

    ResponderExcluir
  9. Acompanhei um pouco do barulho que fizeram quando esse livro chegou aqui, li o primeiro capitulo disponibilizado pela editora e achei "legal", sem mais. Mas gostei quando você mencionou a narrativa incostante da personagem e AGORA fiquei com muita vontade de ler. rs.
    bjs

    Milkshakespeare and Company

    ResponderExcluir
  10. oi,
    depois de ler tantas resenhas positivas, estou louca pra ler esse livro

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi linda, nem preciso dizer que a resenha ficou maravilhosa, pois todos já dizeram :)

    Particurlamente, adorei o enredo, ainda não li nenhum assim, espero ter a oportuindade de lê-lo. São tantos livros que quero que fica dificil ler todos.

    Uma ótima semana pra ti.
    Bjinhos pra ti

    Anna

    ResponderExcluir

Obrigada!