sábado, 23 de março de 2013

O Lorde Supremo de Trudi Canavan

Eu não tenho vontade nenhuma de falar sobre O Lorde Supremo, a gente sempre sofre com o último livro de uma série. Mas esse me deixou completamente desestruturada.


ATENÇÃO! 
Essa resenha pode conter segredos de enredo dos livros:
O clã dos magos e A aprendiz.

Depois de descobrir que possui potencial mágico, decidir permanecer no Clã dos Magos, tornar-se uma aprendiz, sofrer diversos preconceitos, ser afastada do seu mentor e ficar sob a guarda do Lorde Supremo e misterioso Akkarin, Sonea tem levado uma vida “tranquila”. Agora, um ano após ter desafiado Regin e ganhado, ela conquistou respeito entre os outros aprendizes.

Entretanto, diversos problemas estão afligindo o Clã, os assassinatos na favela continuam e Sonea sabe coisas sobre o Lorde Supremo que ninguém mais sabe e que podem ser muito perigosas. Akkarin argumenta em seu favor alegando que tudo que ele fez, foi para o bem de Kyralia e dos países aliados. Ele pede sua ajuda para combater inimigos nunca antes conhecidos e muito fortes... Mas pode ser tudo uma grande mentira para usá-la n um plano maligno... Confiar nele ou não?

Prefiro contar pouco sobre o enredo desse livro porque tem muitas surpresas maravilhosas a serem descobertas durante a leitura de O lorde supremo. Nos dois primeiros livros, muitas pessoas e eu reclamamos do ritmo lento da narrativa – percebe-se a evolução da autora Trudi Canavan nesse livro, sem cenas demasiadamente desnecessárias, sem repetições de situações, um ritmo muito mais ágil e... enfim, livro excelente.

A criação da Trudi continua impecável, o Clã é uma instituição conservadora e cheia de protocolos e não existem meias regras ou soluções fáceis, crimes são severamente punidos, independente das consequências.

Nesse volume, conhecemos melhor diversos personagens, vemos uma Sonea mais madura, mais confiante, mais convicta das suas escolhas e atitudes. Dannyl é outro personagem carismático e que também está mais seguro sobre si. Dorrien e Cery reaparecem e cumprem bem seus papeis aqui e – ufa! – a autora não usou nem abusou de triângulos amorosos ou ceninhas de ciúme [até porque esse livro foi escrito há um tempinho, né, antes dessa onda de mesmice]. Os personagens estão cada vez mais cativantes e, para o bem ou para o mal, conhecemos melhor o ambíguo e misterioso Akkarin.

Fiquei feliz ao constatar que a história possui uma linha cronológica com começo, meio e fim – incluindo um belo ápice e acontecimentos fortes que mexem com o leitor. A trilogia do Mago Negro possui magia, mas não é um conto de fadas. Claro que sofri com alguns rumos que a trama tomou, mas fiquei satisfeita com todos eles e admiro a sensatez da autora em suas escolhas e fiquei surpresa com a naturalidade que a autora matou os personagens na hora certa, sem usar de artifícios para criar um falso felizes para sempre. Sem a necessidade de oferecer mais nenhuma introdução – coisa que foi lentamente feita nos dois volumes anteriores – O Lorde Supremo vai direto ao ponto, é bem ágil e quase impossível de largar.

Estou com o coração partido por ter acabado essa série, mas recomendo-a com todo meu louvor! E – milagre – eu favoritei esse livro!!

Ah, sim, no fim sobra espaço para mais histórias sobre Sonea e o Clã dos Magos... isso é trazido pela autora na trilogia “The Traitor Spy”, mas ainda não saiu nenhuma posição da editora sobre a publicação no Brasil.

Ficha técnica do livro aqui :)

11 comentários:

  1. Nossa, só estou ouvindo elogios do término dessa trilogia, me deixa curiosa.

    some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  2. Quando termino series fico dividida, feliz por ter menos livros pendentes na estante e triste porque sei que sentirei falta dos personagens!!!! Bjos miga!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nem um,gostaria muito de ler,parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  4. Terminei os livros esse final de semana. Eu me senti ao mesmo tempo eufórica e deprimida. O Lorde Supremo é perfeito. A trilogia fica melhor a cada livro. O final foi bom, inteligente, especial...e triste. Eu acho que é uma das minhas séries favoritas, senão a favorita. Fiquei realmente comovida com a história.
    Fiquei imaginando uns 300 desfechos na minha cabeça, várias coisas que podem ter acontecido futuramente.
    A autora soube, sem dúvida, deixar aquele gostinho de quero...ou melhor, preciso de mais.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que tenha chegado ao fim, mesmo ainda não tenho lido os livro, pude notar em suas resenhas o quanto a estória evoluiu e se transformou em um ótimo livro, com certeza irei ler em breve ;D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão que ja leu toda série,. me disse que chocou com o final. Não quis me dizer porque, disse que tenho que ler e conferir. Vamos vero que Lorde Supremo vai me revelar. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  7. Eu to com muita vontade de ler, e não pretendo pular páginas mesmo que a história esteja andando devagar e foi bom saber que esse foi o melhor porque assim vou ler os outros rápido pra chegar nesse haha

    ResponderExcluir
  8. Estou muito afim de ler todos o livros, só escuto elogios aos livros, bjs

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito a trilogia evoluiu bem ein?!
    Agora sim eu quero ler de verdade! Quero muito ler, muito, muito, quero ganhar o 2° e o 3°. Sou um pouco perturbada e não gosto de esperar pra ler as continuações... Gostei muito da sua resenha :D
    Estou doidinha pra me encantar com esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ufaa, simplesmente adorei sua resenha sobre esse livro, me surpreendi com a sua "declaração" a série rsrs... Lembro da resenha do 1º livro e vc não estava tão animada com a série rs...mas fiquei mais que feliz em saber que a série está super recomendada por vc.
    Resenha impecável, meus parabéns e com toda certeza irei ler essa série o mais rápido possível :D

    ResponderExcluir

Obrigada!