quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Giane de Guilherme Fiuza

Enquanto eu lia a biografia de Reynaldo Gianecchini antes de começar a aula de comunicação, todos os meus colegas pediram permissão para dar uma paquerada na capa linda desse livro... E eu me senti uma verdadeira noveleira. Mas quero que saibam que foi o autor que me impulsionou a ler a biografia de Giane e o Guilherme Fiuza é muito bom no que faz.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer a Isabella que me enviou o livro e parabenizar a editora Sextante (nesse caso, o selo Primeira Pessoa) pelo excelente trabalho nesse livro.



Talvez o ator não tenha feito nada de excepcional e sua história pareça um pouco clichê: menino do interior tem sonho de crescer na vida, vai para capital estudar Direito e engata na carreira de modelo; viaja ao exterior e não deseja voltar mais ao país de origem, encontra o grande amor, uma jornalista famosa; ganha uma chance como ator no seu país e é bombardeado pela crítica; supera as dificuldades e se dedica a ser cada vez melhor; atravessa diversas polêmicas; se separa; cai na gandaia; vê sua popularidade na baixa; vê seu patrimônio na baixa; descobre que tem um câncer raro do tipo mais raro... morre, renasce.

Mas é verdade que a vida de cada pessoa daria uma novela, ou um livro.



Reynaldo Gianecchini Junior teve sortes e azares na vida, altos e baixos, enfrentou preconceitos, dificuldades, limitações, crises existenciais, financeiras e amorosa. E, mais recentemente, um problema de saúde. Tudo isso acompanhado pela fama com suas ácidas críticas e suas loucas fãs. O livro conta da infância, atravessa o início da carreira de modelo, passa pela televisão e teatro e vem até o câncer tão recente.

O livro traz um Gianecchini completamente diferente da imagem que foi criada pela mídia.

Lendo com detalhes, fica evidente que o ator ficou a um milímetro da morte várias vezes nos últimos meses e sobreviveu e sua luta contra o câncer foi bem mais difícil do que aparentava nas colunas de fofoca. Coincidências incríveis e trágicas se sucederam. E isso me fez pensar que você pode estar morrendo, mas enquanto você está vivo, você ainda tem 100% de chance de viver.

Eu já li outras biografias de outras pessoas que eu não era fã e eu faço isso porque realmente gosto do gênero biografia. Eu tenho outro livro do Guilherme Fiuza (Meu nome não é Johnny) e ainda não li. Mas preciso admitir que seu trabalho em Giane é muito bom.

No começo do livro ele esclarece como foi convocado repentinamente para escrever a biografia de Gianecchini a partir de um mal entendido. E, pelo prazo curto e pelo desafio, o livro não peca em nada. Além de tudo, o livro traz um álbum de fotos, como é de praxe em toda biografia; e um índice onomástico no final, que eu acho fundamental.


Ficha técnica dessa edição:
Título no Brasil: Giane: vida, arte e luta
Autor: Guilherme Fiuza
Número de páginas: 304
Editora: Primeira Pessoa (Sextante)
Nota: 

4 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha e acho esse tipo de livro bem interessante. A editora esta de parabéns pq eles tem feito um lindo trabalho com varias personalidades do nosso pais.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, acho q por eu nao ser mt fã de biografias, acabo achando q esse livro seja sem graça. heheh
    Não me atraiu, tbm por eu nao ter mt interesse na vida do Giani.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li biografias, acho que não é exatamente meu tipo de leitura, mas lendo sua resenha, me bateu uma curiosidade de procurar Giane, e ver como é a leitura, ver essa história de superação, altos e baixos.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Não achei muuuito interessante, mas até fiquei curiosa...Entra na minha lista dos Quem sabe?!...rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada!