segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por que você não lê biografias? [Parte 2]

O meu escritor favorito em matéria de biografia é esse gatão aqui:

 Sejam educados, digam: Oi, Fernando Morais

E tudo começou quando o cara deu uma entrevista no Altas Horas (jun/2008) falando sobre O mago - a biografia de Paulo Coelho - e, embora eu não leia Paulo Coelho, eu fiquei surtando pensando eu quero esse livro eu preciso desse livro eu vou ter esse livro AAAAAHHHHH.

Mas o livro custava bem caro. E eu não estava tão doida assim.

Até que o Submarino (seu lindo, quer casar comigo?) colocou o livro de seiscentas páginas por R$9,90. E, sim, eu comprei. Eu tenho até a nota fiscal ainda (coisa de museóloga, rs).

Clica para aumentar ;D
Ou seja, eu esperei de 2008 até 2010 para comprar esse livro.

Aliás, essa é a capa do livro:
Essa é a biografia de Paulo Coelho e fala TUDO sobre o cara, nascimento, infância, família, namoradas, experiências homossexuais, drogas, sexo, rock, Raul, frustrações, manicômios, satanismo, fé, livros, canalhices e tudo mais. Eu não conseguia largar esse livro. Tudo que o Paulo Coelho viveu... você acha que é um livro de fantasia sobre coisas ocultas.
O livro surpreende. E contém fotos, índice onomástico, dados importantes sobre o Paulo, fontes consultadas. Ou seja, é completo.

Fernando Morais, além de ser o top em biografia aqui no Brasil, é um jornalista com vários livros publicados, entre eles Olga que é o outro dele que eu li.

Eu tenho Olga nessa edição velhinha porque eu peguei de troca e eu estava completamente ciente da condição dele, mas ele tem muito significado para mim.


Que também é completo com informações. É o livro que originou aquele filme Olga de Jayme Monjardim que você assistiu. A judia comunista que veio para o Brasil fazer revolução com Luís Prestes e terminou sendo entregue por Vargas a Hitler... tem resenha desse livro aqui no blog - visite!

E, já que eu estava falando de Jayme Monjardim, faz todo sentido que eu fale agora sobre Lira Neto.

Tudo faz sentido: Jayme Monjardim é filho de Maysa e dirigiu a minissérie Maysa. E Lira Neto escreveu a biografia de Maysa, que foi uma das fontes da minissérie.

Lira Neto é jornalista e escritor, especializado em biografias. E cearense. E sexy.

A biografia Maysa é uma riqueza e, claro, mais aprofundada que a minissérie.


Foi publicada pela editora Globo. Tem álbum de fotos, tem trechos de canções, tem depoimentos. Coisas muito bem arranjadas e amarradas e um livro muito bem escrito. E no fim tem todos os dados, fontes, índice onomástico, enfim, tudo que é importante ter num livro desse tipo.
Além de conhecermos Maysa, fazemos uma viagem histórica-musical no Brasil e que merece uma oportunidade. Maysa também teve uma vida badalada, cheia de altos e baixos. Você lê o livro devorando.
E só consigo lembrar do meu avô durante horas olhando as fotos do livro.

Eu li Maysa primeiro emprestado, depois meu amigo - o mesmo que emprestou, claro - decidiu que ia vender o livro e eu perguntei: por quanto? e ele me deu. Muito amor, né?

O Lira Neto tem uma peculiaridade: você lê uma biografia dele como se fosse um romance, mas ele garante que tudo que está escrito é documentado.

Recentemente, Lira Neto publicou Getúlio - 1882-1930 pela Companhia das Letras e é só o primeiro livro de uma trilogia que promete trazer minúcias sobre a vida de Vargas.


Aqui tem um vídeo do Lira Neto falando sobre Getúlio o/ Apaixonem-se:

E outro jornalista que tem aparecido no gênero biografia aqui no Brasil - e que eu conheço - é o Guilherme Fiuza.


Eu "descobri" o autor quando peguei o livro Meu nome não é Johnny, mas foi apenas quando li Giane que eu tive a oportunidade de conhecê-lo.




Não sei se Giane é o seu melhor trabalho, mas eu gostei. Dadas as circunstâncias em que foi produzido, o Guilherme mostra que é um bom jornalista e pesquisador.

Acho que ele ainda não chega a ser como o Lira Neto e o Fernando Morais.

E senti falta também das fontes pesquisadas. No livro Giane, tem apenas o índice onomástico.


>> Leia biografias que já viraram filmes e séries.

Olga virou filme.
Maysa virou minissérie.
Meu nome não é Johnny, além de ter virado filme, tem Selton Mello protagonizando *-*


Biografias as vezes podem trazer importantes informações históricas, como Olga. Ou trazer dados importantes sobre a cultura brasileira, como Maysa e O mago.

Eu não vou mostrar aqui toda a obra de cada autor porque eu não tenho e não li outros livros. Também não estou dizendo que esses são os melhores autores de biografias do mundo, esses são os melhores e mais "profissionais" dentro os que eu li. E são os que mais recomendo!

>> Esse post não será incluso na contagem do Top Comentarista <<

Esse post ficou muito grande?

9 comentários:

  1. Eu continuo sendo chata e não lendo biografias.
    hahhhaha

    Me interesso só pelas que envolvem um pouco de historia, e não apenas a vida da pessoa tipo a do Paulo Coelho e do Giane.

    ResponderExcluir
  2. eu realmente sou meio travada com biografias, sei a não sou muito curiosa em saber da vida das pessoas assim por livros =/
    Deveria neh kkkk !!!

    quem sabe um dia eu leia alguma!

    ResponderExcluir
  3. O melhor livro escrito pelo Guilherme Fiuza chama-se "Bussunda - a vida do casseta". Ele também escreve muito bem sobre o panorama político e econômico do Brasil: leia "3 mil dias no bunker", sobre o Plano Real.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernando Morais!

    Gente, eu li Olga, nem lembrava. Eu amei. Tenho dúvidas ainda sobre me convencer a biagrafias, mas tou começando a achar que pode valer a pena..rsrs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, amiga parabéns!!!!! Como já falei li esse sobre Olga e adorei. Gosto de ler biografias se forem sobre alguém que tenho curiosidade, tenho uma na minha estante sobre Cleopatra e estou cada dia mais curiosa, adoro tudo sobre Egito antigo!!!! Essa trilogia sobre Vargas deve ser interessantes!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi!
    Nem senti que o post ficou grande, achei tudo muito interessante. Poréeem, como já comentei contigo, só leio biografias de alguém que eu me interesse muito, então geralmente não leio. A primeira que vou ler é uma de Tim Burton que eu tenho por aqui. Por essa, eu até tô ansiosa hehehe
    Eu sou tão lesa pra esse gênero que nem sabia que geralmente eram as mesmas pessoas que publicavam diferentes biografias. kkkkk
    É legal, principalmente quando trazem informações históricas. Mas uma de Paulo Coelho, por exemplo, eu não lia nem que me pagassem, não tenho a MENOR vontade de saber mais sobre a vida dele. Ah, e você fez bem em esperar, livro por R$ 9,90 é sempre melhor!

    Ahhhh e você mudou o lay :D Ficou super legal! o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Millena!

    Eu sou uma das que não leem muito as biografias, mas não sou tão generalizada, acho que há biografias e biografias..uma biografia história eu leria, como já li, falando sobre Hitller..Já uma sobre um ator, cantor, não é muito minha praia não..mas gostei do tema..

    Beijos!
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  8. Ah, e o post nem ficou grande não, muito pelo contrário. eu achei que ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Uma biografia, como a do Getúlio Vargas (cujo segundo volume acabei de ler) é muito mais do que uma biografia. É um passeio pela história recente do Brasil. Mas, já chega de ir para cama levando homens. Vou, agora, é levar uma mulher: Maysa. Acabei de chegar da Leitura: sem um exemplar do livro disponível lá...

    Parabéns pelo site/blog. Jovem e cabeça boa. Grande futuro pela frente!

    ResponderExcluir

Obrigada!