segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reunião de grupo

Oi, meu nome é Millena e eu estou sem comprar livros há 65 dias.

*Nesse momento todas ficam de pé e começam a me aplaudir*

Me sinto mais leve depois de dizer isso a todos vocês. Mas preciso desabafar mais porque tem muita coisa presa aqui dentro. Ontem eu fui em 4 - quatro, quatro, quatro, QUATRO - livrarias e não comprei NENHUM livro. E eu preciso acrescentar que eu estava com dinheiro e com cartão de crédito/débito. E não comprei nenhum livro. Nenhunzinho

Claro que eu fiquei me sentindo triste diante de tantos livros maravilhosos e aquele cheiro de livros novinhos, mas eu fui resistente e saí imaculada de todas as lojas.

Hoje vocês iam ter resenha de um livro massa que eu recebi esses dias, mas eu precisava mostrar para o mundo o quanto eu sou forte. E que a tentação era grande, mas a minha determinação é maior.


Por que ninguém me disse que Selton Mello lançou um livro do filme O palhaço?


Loucuras a parte, eu me dei conta que faltam ainda 157 livros para eu completar a série Como treinar o seu dragão para Netto.
E eu também tenho que comprar alguns livros que faltam dAs crônicas dos Kane:



Sem falar que o Submarino está colocando HÁ MESES o livro O circo da noite por preços entre R$10 e R$19,90. Sacanagem, né? Enquanto escrevo esse post, ele custa somente R$14,90.
[clique na imagem para visitar a página - por sua conta e risco]
Alguém aí já viu como pessoalmente o livro Getúlio: 1882 - 1930 é atraente?


Aliás, para tudo! Que livro divino é esse O baú do Raul revirado com capa dura.
[Nem achei fotos dele na internet... eu devia ter comprado só para mostrar a vocês como é tão lindo.]


Venci! Sim, eu venci! Vi todos esses livros lindos ou baratinhos e não comprei nadinha. Embora eu esteja certa de que ainda vou voltar para comprar esse livro do Raul só para mostrar a vocês... mas isso só depois do dia 1º de junho.

Gente, eu sei que é sempre bom comprar um livro (ou bolsa, sapato, caneta, blusa) novo, mas é fácil permanecer firme por um tempo. Nesse começo de ano vi muita gente dizendo que ia evitar fazer compras, mas que sempre está caindo em tentação, então eu deixo aqui algumas dicas:

#1: Eu sou orgulhosa. Eu sempre penso "se eu não sou capaz cumprir uma promessa que fiz para mim de não comprar livros, então não serei capaz de mais nada". Então eu aconselho: seja orgulhoso.

#2: Eu evito promoções. Claro que é irresistível ver preços bons, então a solução é não vê-los. Tire o Submarino, Saraiva, Americanas, Fnac da sua barra de favoritos ou dos sites mais visitados. Dê um tempo.

#3: Eu não tenho remorso. Eu vejo os preços bons e ignoro. Porque eu sei que depois preços bons vão voltar. Não se apegue às promoções de hoje, elas podem até ser melhores depois.

#4: Eu sempre avalio meu interesse no livro. Preço bom nem sempre é sinônimo de livro bom, já pequei muito por comprar livros com preços muito bons e que eu não tenho vontade de ler e nem tempo porque tem muitas outras prioridades aqui. Avalie sua necessidade de ter um livro novo, a importância.

#5: Eu olho para minha pilha de livros. E chego à conclusão de que só posso comprar um novo quando eliminar pelo menos a metade dos livros que tem aqui. E eu só tenho 83 não lidos por enquanto. Olhe seus livros não lidos. Você realmente precisa de mais um agora?

Bom, é isso. Eu sou completamente desorganizada com dinheiro, mas sei muito bem ser consciente e controlada quando é preciso. E nesse momento eu não preciso de um livro novo.

Vocês podem acompanhar meu progresso na minha meta de não comprar livros ali do lado direito ;D


9 comentários:

  1. Acho que estou há um mês sempre compra livro, o bom é que compro para o blog daí pelo menos a sensação de compra eu tenho. hsuahsuahus. É horrivel ver promos e não comprar, horrivel!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Você merece um super parabéns pela força de vontade!
    No mês de janeiro eu QUASE não comprei livros, mas só em ter ficado nesse quase já estou me sentindo bem melhor. Resisti a várias compras super legais no Submarino e visito livrarias o tempo todo (inclusive ontem e antes de ontem) e, ainda assim, consegui sair sem levar nada. Quando eu pego um livro que quero muito, na mesma hora lembro a pilha de livros que tenho pra ler e fico pensando que as pessoas me achariam maluca se soubessem a quantidade que eu tenho não-lido hauhau Ultimamente, curiosamente, está sendo mais fácil. Não tenho tido TANTA vontade assim. Fora que ainda tem os de parceria pra a gente dar conta rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Eu já contei aqui (acho) que estou nessa.
    Eu meio que já burlei isso, mas eu acho que continua de pé a falta de compras por um motivo: foi uma troca. Eu queria trocar desesperadamente O inverno das fadas. E a única pessoa que se manifestou e deu certo foi a Carissinha. E eu sugeri que eu trocasse pelo livro dela, dando um valor a mais.
    Então, não conta como compra, certo? hahahaha

    Pense que eu tenho que ser mais forte. Eu não tenho parcerias (puts, será que um dia eu deveria ter considerado levar o blog pra outros caminhos antes de fazer uma promessa como a minha)... eu não ganharei livros nesse tempo.
    E sei que tenho muitos para ler, então isso me conforta.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, que bom que vc está conseguindo se controlar nas compras...adoro comprar e ler livros...mas tudo deve ter um equilíbrio.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Voltei do primeiro dia de trabalho, em breve quebrarei o jejum de compras de livros.

    Não consigo ser tão forte quanto vc hehe.
    Quero comprar os livros do 'como treinar seu dragão', mas quero tudo de uma vez só :P

    ResponderExcluir
  6. Adivinha quem saiu do 'regime' e comprou mais 2 livros?
    Me bate, eu mereço!
    hahaah

    ResponderExcluir
  7. Miga tenho tanto orgulho de vc e claro te pego como inspiração nessa tentativa de não comprar novos livros. Em janeiro dei uma escorregada, mas tenho certeza que esse mês vou conseguir e assim pretendo ficar o máximo de tempo possivel. Estou com muito mais de 100 pendentes na minha estante e sempre que penso em comprar algo penso na pilha me esperando, além disso já evito olha sites de ofertas e apago sem ler os emails que eles me mandam, hahahahaha. Além disso minha mãe tem livros maravilhosos que também quero ler, então minha meta desafio é ficar até julho sem compra e no meu niver matar meu desejo pedindo e comprando. Mas enfim adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... Eu comprei 3 livros do John Grishan (que eu amo) por 10 reais. Sério, eu não consegui manter minha abstinência. Você é forte, meus parabéns...rsrs
    Mesmo assim, ainda me considero disciplinada. Tenho me controlado bem...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Não consegui ficar sem comprar livros nem nesse mês, tenho de começar a fazer exatamente o que você disse, não ver as promoções. HAHA
    Boa sorte... é uma tarefa árdua!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!