terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Escola: os piores anos da minha vida de James Patterson


Faz tempo que não me sinto tão animada para escrever uma resenha. Minha mente não parava de ter ideias enquanto eu lia Escola, os piores anos da minha vida e acho que fiz as pazes com James Patterson :)

O livro conta a história de Rafa Khatchadorian, um menino que está chegando no sexto ano e precisa enfrentar todas as mudanças. Narrado em primeira pessoa, o livro é bem engraçado e agradável.
Rafa é um menino comum e, para superar essa nova fase da sua vida escolar, ele decidiu quebrar todas as regras do Código de Conduta da Escola Municipal Hills Village criando uma espécie de jogo com seu amigo Leo.

Logo no primeiro dia de aula, ele começa a ser atormentado pelo valentão da turma, Miller. Sua mãe trabalha numa lanchonete em tempo integral. Seu futuro padrasto passa o dia sentado no sofá. E sua irmã mais nova é uma típica criança enxerida.

No começo, sua “Operação R.A.F.A” é um sucesso, ele consegue quebrar várias regras, sempre tem plateia, mas logo as coisas começam a dar errado e Rafa começa a decepcionar pessoas que se importam com ele. Continuar com a operação? Ou ser uma pessoa melhor?

James Patterson, se quiser voltar, tá perdoado. Depois de algumas desilusões com o autor, James Patterson me reconquistou com esse livro. Primeiro preciso dizer que senti fortes influências dos dois atuais clássicos infanto-juvenis Como treinar o seu dragão e Diário de um banana, mas isso logo passou quando o próprio Rafa diz “eu não sou um banana” (p. 14).

Rafa é um protagonista muito bom! Criativo, inteligente, com uma imaginação enorme e fértil. Mas ele não está enfrentando apenas a adaptação na escola, ele tem problemas em casa e problemas com sua própria imaginação. As ilustrações do livro acrescentam muito na história em diversos momentos porque elas traduzem o que está acontecendo dentro da cabeça do Rafa e é um filtro para entendermos como o Rafa vê as situações.

O tempo todo acompanhamos a história de um garoto que decidiu chamar atenção da forma errada e que se mete em uma confusão atrás da outra com seus atos impensados, mas é impossível não gostar dele.
Além disso, a trama tem um pequeno mistério: A mãe de Rafa não aceita que ele seja amigo de Leo. Mas Rafa deixa bem claro no começo que ele e Leo se completam, embora Leo seja caladão e se expresse melhor por imagens. Qual o problema de Leo além de meter Rafa em problemas?

O livro tem humor, tem ilustrações lindas, foi muito bem traduzido pela Ana Ban. É um livro bem escrito (nós sabemos que isso é fundamental em livros infanto-juvenis) e, claro, tem uma lição de moral no final que você quase não percebe por ser tão sutil. Trata de temas correntes nessa fase como paixonites, popularidade, comportamento, família, amizades e outros temas mais sérios, como bullying, dificuldades de interação social, expressão, que são muito importantes.

|| Informações:
Título no Brasil: Escola: os piores anos da minha vida
Título original: Middle School, the worst years of my life
Autor: James Patterson, Chris Tebbetts
Tradução: Ana Ban
Ilustrador: Laura Park
Número de páginas: 288
Editora: Arqueiro

9 comentários:

  1. Aiii adoroo! Esse livro parece ser maravilhoso. Estou com um do James aqui para ler e super animada. Amei a resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Millena,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e agora depois da sua excelente resenha fiquei bem curioso, gosto do autor....a minha princesinha esta bem obrigado Millena, só crescendo e ficandosapeca...kk.......abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me animei.
    Ate então eu estava evitando pensar em ter este livro, achei que seria algo mais bobinho e sem graça.
    Mas acho que me enganei, parece ser uma leitura divertida :D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mi.
    Vi que você comentou na minha resenha sobre esse livro e vim correndo ver a sua.

    Adorei todos os pontos que você levantou aqui, achei a obra perfeita para o público a que se destina e tem aquele arzinho de mistério em relação ao Leo que deixa a gente roendo as unhas para saber o que é.

    Confesso, quase chorei com o final. Achei tudo adorável na história. Estava precisando ler um bom livro do Patterson, pois apesar de adorar o autor, estava meio brava com ele. Me decepcionei com Ameaça Mortal e esse livro veio para me lembrar como ele consegue escrever coisas especiais.

    Leu Diário de Suzana para Nicolas? Lindo, lindo, lindo.

    Infelizmente, após ler ESCOLA eu li LUA DE MEL. Você leu? OMG... Terrivelmente péssimo :(

    Amei sua resenha, e adorei você ter colocado a frase "não sou um banana", rs, eu também pensei em Diário de um Banana no começo da leitura, mas como não o li, não fiquei fazendo muitas comparações.


    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mi adorei sua resenha e ela me deixou com a certeza que o livro é mesmo o que eu imaginava, com certeza quero ler qnd tiver a oportunidade. bjos e ótimas leituras!!!

    Vc está lendo o que agora???!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha... me animei para ler esse livro, é que a minha experiência com James não foi muito boa. Li Private do autor e não gostei e até hoje estou com o pé atrás, não sei se leio outras obras, mas enfim, acho que vou dar mais uma chance a ele, não custa nada :)

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  7. Eu já havia me empolgado com esse livro, e agora estou com muuuito mais vontade de ler. Parece maravilhoso. Eu quero!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho incrível essa versatilidade do Patterson.
    Gosto de infanto-juvenis e esse parece ser interessante. Os melhores são os que passam alguns ensinamentos para os pequenos de uma forma que eles absorvem sem ao menos perceber.
    Senti essa declaração "eu não sou um banana" meio como uma alfinetada hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada!