terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O clã dos magos de Trudi Canavan (resenha 2)


Em Kyralia, a Purificação, um evento onde os Magos saem do Clã em Irmadin para "limpar" a cidades das más pessoas, acontece em todos os invernos. Geralmente, os jovens das favelas atiram pedras nos magos para mostrar sua represália, embora não possam atingí-los. Mas algo diferente aconteceu: Sonea atirou uma pedra que quebrou a barreira de segurança dos magos e acertou um deles. Agora ela precisa fugir antes que eles a capturem afinal o Clã só aceita jovens magos das Casas [parte rica] e certamente o destino de uma favelada maga selvagem é a morte.

Ela recebe ajuda de alguns amigos, principalmente Ceryni, para se esconder no subterrâneo das favelas, mas os magos estão altamente determinados a encontrá-la. Aos poucos, Sonea começa a experimentar a sua magia e descobre que basta procurar sentimentos fortes dentro de si para colocá-la em prática, até que ela começa a perder o controle sobre seus poderes. Sonea está fugindo dos magos enfurecidos, mas precisa da ajuda deles para não colocar em risco a vida das pessoas que a cercam.

Em uma trama com altos e baixos, o livro possui uma história tão rica que chega a ser cansativo em alguns momentos, a autora deu muitas voltas para chegar a um lugar tão previsível. Admito que achei diversos personagens sem importância e que poderiam ter diminuído consideravelmente o número de páginas do livro.
Achei que o livro não teve uma ação ou clímax que me deixasse fissurada e, apesar de um bom final, o melhor deve ter ficado para os próximos livros.

Apesar de tratar diversos assuntos importantes e de criar todo um universo próprio, a autora prolongou algumas situações que deixaram o livro maçante.

A sociedade é muito dividida e a autora aborda de uma forma muito crua o preconceito; a aversão simultânea que as Casas e a favela têm entre si e talvez esse seja um dos pontos altos da trama. Existe muito mais por trás da história da menina da favela, intrigas começam a surgir no Clã sobre aceitar ou não aceitar; pessoas começam a agir segundo seu interesse e se tornam "vilões"; a própria Sonea passa por uma difícil crise de aceitação e ambos os lados precisam rever e superar seus preconceitos.

Por ser um livro introdutório, ela usa metade do livro no mesmo contexto com a finalidade de apresentar melhor a história da cidade, a formação das favelas, o funcionamento das favelas e o Clã. Confesso que eu estava mais ansiosa para conhecer o Clã e não tive tanta oportunidade assim.

Fiquei sem muitas expectativas para o segundo livro da série.

|| Informações:
O clã dos magos (The black magician's Guild)
Trudi Canavan
Editora Novo Conceito
Tradução de Robson Falchetti Peixoto
446 páginas

Se você quiser ler outra resenha desse mesmo livro aqui no Amor por Clássico, clique aqui.
Esta resenha foi escrita em julho de 2012.

17 comentários:

  1. Tenho este livro e o segundo da trilogia, mas decidi só começar a ler quando tivesse o terceiro, pois gosto de começar E terminar séries em sequencia, ou sem mt intervalo de tempo entre a leitura.

    Então, quem estiver lendo e quiser me doar o Lorde aceito com maior alegria :D

    Já vi várias pessoas falando que o primeiro é chatinho, enrolão,mas que o segundo dava uma boooa melhorada, então acho q vale a pena ler as continuações.

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Primeiro livro é sempre assim neh, uma introdução muito grande, masd acaba sendo necessário, não tem jeito. Assim que eu receber o último, vou ver se compro este aí já leio a trilogia completa. =D
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante de Clã dos Magos, só não gostei do monte de cê e vô não sei o que, me cansou.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse nessa trilogia mas depois de ler sua resenha parece que ela não e tão legal quanto imaginei, que pena. Parabéns pela resenha, sempre gosto de saber sua opinião.

    Miga confesso que não gostei muito da apresentação nova do blog, sei lá achei estranha, mas enfim quem tem que gostar é vc mé!!!????

    ResponderExcluir
  5. Ainda não peguei o livro para ler, mais posso perceber que as opiniões são contraditórias, bom chego a pensar se são sinceras ou se são puro puxasaquismo...Como eu recebi o terceiro livro da série, então agora sim eu poderei começar a ler.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ler os 3 livros dessa série, principalmente por indicação, ela foi super bem recomendada por algumas pessoas.
    Espero que eu goste da história mais do que você gostou rs Ainda não tinha lido nenhuma resenha negativa e, de certa forma é bom, pelo menos as expectativas não ficam lá em cima.
    Odeio quando a história enrola mais do que o necessário. Passei por isso recentemente. E detalhe é que O Clã dos Magos é o mais fino dos três né rs Espero que os outros tenham assunto o suficiente para a quantidade de páginas!
    Primeiros volumes tendem a ser introdutórios mesmo. Tomara que o melhor tenha ficado para os próximos!
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  7. Adoroi a trilogia fiquei louca pq o utimo não lancava logo mais agora estou um pouco desapontada pelo final mais ainda si vale muito apena ler

    ResponderExcluir
  8. Quem vê você falando desse nem aposta no seu amor pelo final. kkkk.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nem um,gostaria muito de ler,parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de alguns pontos negativos, tenho interesse em conhecer o livro, ver se eu vou gostar ou não. Pelo que pude perceber na resenha, o livro tem uma boa estória, apesar de alguns pontos ;D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  11. Ganhei esse livro no natal. Eu não o li, eu devorei, rsrsrsrs. Eu não sei o que esperava dele, achei uma leitura um tanto quanto infanto juvenil. Mas amei cada linha lida. Estou ansiosa por A Aprendiz. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  12. Imaginava uma estoria completamente diferente toda vez que olhava para a capa desse livro!
    Apesar da estoria não ser a que tinha imaginado gostei bastante não pensava que fosse uma distopia apesar de não ser grande fã do gênero!

    ResponderExcluir
  13. Estou muito afim de ler todos o livros, só escuto elogios aos livros, bjs

    ResponderExcluir
  14. Que pena que você não gostou tanto do primeiro. Tenho esse em casa mas ainda não li, já vi várias críticas boas e estou muito curiosa pra ler. Mas só vou ler quando tiver os três livros. Gostei da resenha :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Milena, devo confessar que tenho o 1º e o 3º livro rsrs... ambos ganhei em promoções de blogs, estava esperando ter os 3 para começar a ler a série mas acho que vou ter que comprar logo o 2º pois estou super ansiosa para ler.
    Apesar de ler na sua resenha do 1º livro alguns pontos não tão favoráveis, devo dizer que estou muito curiosa, em algumas série o primeiro livro pecado em excesso de detalhes e creio que esse seja o problema desse livro, espero que fiquei boa a história a cada livro.
    Meus parabéns pela resenha rica em explicações, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os detalhes acabam sendo necessários! Os livros são perfeitos! Pode ler. Até a metade ela explica o mundo, o que é compreensível pois é um mundo novo pra gente! Mas depois a história vai sem parar até o terceiro. Compra o segundo que quando acabar o primeiro vai querer ele por perto!

      Excluir

Obrigada!