sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva #6: Os 10 melhores livros do ano

Apesar de ter mostrado aqui os cinco livros que eu achei muito incríveis, hoje quero falar dos dez livros que realmente me cativaram e que eu li, que eu pretendo reler um dia, que eu vou indicar, defender e tudo mais.
Na penúltima retrospectiva, os dez melhores livros do ano.

Eu fiz um Top livros lidos 2012.1 e agora eu vou completar, tirar uns e colocar outros para fazer um top 10 referente ao ano todo. É bem incômodo ter que escolher apenas 10 porque eu li quase 80 livros. Uns foram horríveis e outros foram bons demais. Entre todos, 15 receberam nota 5 e 5 livros foram parar nos meus favoritos.

2012 foi um ano muito rico de leituras, eu não lamento as ruins, eu não lamento as parcerias, embora em 2013 eu vá dar mais atenção ao que eu realmente quero ler. Amanhã vocês vão ter número aqui no blog para entender bem tudo isso.

Abaixo os livros em ordem, motivo e link para a Leitura Crítica.


10º lugar: Nunca diga adeus, Doug Magee 

Por quê? Simples, mas eletrizante e tocante. Gostei muito da forma que o autor conduziu a  história, da narrativa, da trama, fiquei ansiosa, nervosa, não conseguia largar o livro, me colocava no lugar dos personagens. Saiba mais.
9º lugar: Por isso a gente acabou, Daniel Handler

Por quê? Uma história sem grandes atrativos, mas conduzida com muito cuidado e transformada com maestria por causa da narrativa escolhida. Por isso a gente acabou me conquistou e eu o li 2 vezes esse ano! Saiba mais.
8º lugar: A culpa é das estrelas, John Green

Por quê? Uma história clichê, confesso, mas é tão bem contada, tão envolvente, com personagens tão cativantes, tão emocionante que não podia estar fora daqui. Saiba mais.
7º lugar: A visita cruel do tempo, Jennifer Egan

Por quê? Esse é mais um livro que mostra meu fraco por narrativas. Muito bem conduzido, muito bem escrito, muito bem tramado, amarrado. Fascinante. Saiba mais.
6º lugar: O palácio de inverno, John Boyne

Por quê? Eu amo John Boyne e nesse livro ele só me lembrou o motivo disso. Bem conduzido, com um desfecho surpreendente e que me deixou muito emocionada. Saiba mais.
5º lugar: Por linhas tortas, Cynthia França

Por quê? Tocante, emocionante, com uma mensagem linda, bem escrito, bem amarrado. Um excelente começo da autora. Saiba mais.
4º lugar: Cruzando o caminho do sol, Corban Addison

Por quê? Corban Addison estreou com uma história que podia muito bem ser real, que abre os olhos dos leitores, tocante, profundo, um excelente livro. Saiba mais.
3º lugar: Gabriela, cravo e canela, Jorge Amado

Por quê? eu nem ia colocar clássicos nessa lista, mas é Jorge Amado, né, é bom demais. O livro é sedutor e vai muito além de uma personagem sensual. Saiba mais.
2º lugar: Reparação, Ian McEwan

Por quê? O livro digno de ser chamado de perfeito. Saiba mais.
1º lugar: Queda de gigantes, Ken Follett

Por quê? Ken Follett é divino construindo tramas. É quase impossível separar o real do imaginado. Saiba mais.
Gostaram? Beijocas!

4 comentários:

  1. Mi estou preparando um post desse pro meu blog. Desses que vc citou só tenho o da novo conceito aqui em casa e vou ler com certeza em breve.
    Parabéns pelas escolha. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Praticamente todos livros da minha lista que quero ler!! *-* haha De todos só li A culpa é das Estrelas, e realmente, apesar de cliche, é tão doce e agradavel e triste. Adorei!


    Passando também pra desejar um Ano iluminado, repleto de coisas boas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, salvei alguns livros da sua lista que achei interessante. Já tenho meu exemplar de Gabriela, logo, logo irei ler...quero te convidar para visitar meu blog, porque tenho uma sugestão bem legal de leitura e acredito que vc vai gostar. è um livro do Milan Kundera. Vc já leu?

    Beijos e bom final de semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só li Cruzando o Caminho do Sol
    :S
    Mas muitos me deixaram curiosa e querendo ler. Não consigo separar só 10 livros que gostei em 2012. Foram tantos..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Obrigada!