quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cuco de Julia Crouch


Cuco tem sido um mistério para mim desde que eu o recebi. Por ser um trhiller, fiquei bem curiosa para ler, mas fui inconscientemente adiando a leitura. Confesso que decidi ler apenas porque queria fazer uma promoção e isso não é honesto, mas logo de cara fui arrebatada pela trama de Julia Crouch.

Narrado em terceira pessoa e de uma forma que devo reconhecer que é muito envolvente, Cuco conta a história de Rose, uma mulher que, após muitas dificuldades, está enfim conseguindo colocar sua vida em ordem com seu marido e suas duas filhas numa casa no campo. Ao receber um telefonema de sua melhor amiga Polly, ela descobre que esta ficou viúva e a convida para vir com seus dois filhos passar uma temporada em sua casa.
Polly, uma ex estrela do rock, sempre foi muito peculiar, mas é na convivência que Rose começa a se dar conta que estava enganada sobre a sua melhor amiga. Segredos e mistérios envolvem a amizade de Rose e Polly e aos poucos Rose percebe que está perdendo espaço dentro da sua própria casa e família e que não pode confiar tanto assim em Polly.

Acidentes e incidentes terríveis começam a acontecer depois da chegada da viúva, mas Rose não tem forças para colocar Polly para fora.

UAU e AFF! Duas palavras para definir o que senti lendo Cuco.
Geralmente não gosto dessas frases que ocupam o lugar de subtítulo na capa do livro, acho muito apelativo. Mas com certeza a frase "seu primeiro erro foi convidá-la a entrar..." cabe muito bem ao contexto do enredo de Cuco.

Logo de cara, senti uma profunda antipatia por todos os personagens e talvez a única que tenha realmente me cativado foi a Anna, mas isso não veio como um ponto negativo. Polly é o tipo de mulher que você sente a energia ruim à primeira vista. E a cada atitude dela eu ficava com mais ódio. Rose é volúvel e achei-a uma fracassada com sua insistente tentativa de acolher a todos e buscar a perfeição. E Gareth... Nem sei o que dizer sobre um homem com alterações de humor, com um comportamento chato, que claramente não valoriza a esposa e não tem papel nenhum dentro de casa.
Apesar de personagens com características ruins, eles são bem construídos, os laços, os acontecimentos, as implicações e tudo mais. Rose é fraca e, apesar de estar vendo seu lar se destruir, ela ama a amiga e não sabe como colocá-la para fora, isso foi mostrando que ela também tinha seu lado insano regando a muito vinho.

A trama tem pontos altos, as ameaças subentendidas de Polly, a obscuridade do passado de Rose e as mudanças repentinas do Gareth. Além do aviso de todos: mande-a embora (eu também repeti muito isso para a Rose, mas ela não me escutava).

O enredo é eletrizante, mesmo com muito sono eu não conseguia largar o livro porque eu queria entender tudo aquilo e ver se a Rose não ia tomar uma atitude. Mesmo odiando cada um dos personagens e suas atitudes burras e ridículas, eu simplesmente esperava que tudo terminasse bem. Algo que me incomodou foi que em todas as cenas os personagens bebiam um cálice de vinho e isso era um absurdo porque Rose ainda estava amamentando sua filha mais nova.

E o desfecho... Nada do que eu esperava, mas algo que eu achei tão encaixado e que só comprovou minha opinião anterior sobre a Rose e manteve a Polly como a superior.

|| Informações:
Cuco do original Cuckoo
Escrito por Julia Crouch e traduzido por Tiago Novaes
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito
461 páginas

13 comentários:

  1. Cuco parece um livro deveras complexo, as personagens pelo menos parecem que o são. Não tenho lá muita vontade de ler Cuco, vi umas resenhas tão negativas que já tiraram ainda mais o meu entusiasmo... Mas uma coisa é certas, todas as resenhas que vi diziam que os personagens eram bem construídos XD

    BJão Mi!

    -Amigas entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu tive a mesma impressão de UAU e AFF, como pode ser tão desligada essa Rose, foi tão legal o suspense todo e no final aquela patifaria toda?!? Li o livro em pouco tempo na ânsia de saber como seria o final e francamente, tinha tudo pra ser bombástico, pra fim foi fraquinho, dando a impressão que faltou ideia... e são uns beberrão mesmo... pelamor... concordo com o que vc falou!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Lembro que quando lançaram o livro eu fiquei louca atrás dele, queria ler a todo custo. Finalmente consegui ter o livro em mãos e... NÃO LI.
    Acredita?
    Fiquei com medo, não da história, mas medo de me decepcionar pq a expectativa era enorme, e qualquer coisa fora dela ia ser deprimente.
    Agora acho que a maluquice tá passando, pretendo lê-lo no mais tardar em janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou bem curiosa pelo livro... Confesso que está na minha lista de desejados, porém com poucas chances de ser adquirido logo. Preciso desesperadamente controlar minhas finanças para os presentes de Natal e aniversário do mês.
    Tua resenha só me deixou ainda mais curiosa pelos meus sentimentos com relação aos personagens

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li Cuco. A primeira coisa que me chocou muito e você também percebeu é o quanto a Rose bebia. Ela estava amamentando e em todas as cenas bebia e não era pouco.
    Segunda coisa. que mãe normal vê a filha bebê brincando com um frasco de tranquilizantes e deixa? Como pode isso?
    Achei a história ótima e senti realmente raiva dos personagens, na maior parte do tempo, mas esses detalhes me deixaram "cismada".

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Mi amei sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma desse livro e confesso que não tinha idéia do que ele tratava e agora fiquei curiosa e pretendo ler assim que tiver oportunidade. Valeu pela dica!!!!
    Bjos querida!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, :)

    Não me senti atraida por esse livro =/

    Talvez porque não seja meu tipo de leitura, talvez porque tenha ouvido tanta gente o odiando kk'

    Mas, mesmo assim, depois de ver sua resenha ( que ficou ótima e principalmente; sincera) eu não sei bem o que pensar. Entndi suas criticas e isso me deixou continuar com o pé atrás, mas a história é realmente boa...pena que, aparentemente a autora não fez bom uso =**

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  8. Olha só... tinha visto a capa desse livro, mas acabei adiando a compra dele, até esqueci haha
    Gostei da sinopse e da resenha... e o título cabe muito bem, considerando a ave que dá nome ao mesmo... hehe :D
    vou procurar pra ler!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que o livro não me atraiu. A história até parece ser boa, mas os personagens não me chamaram a minha atenção.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Sinto que já tinha comentado aqui, mas quando fui conferir pra participar da promoçao nao vi meu comentario O.o
    Enfim, qnd eu detesto um personagem, nao há nada q me faça gostar dele de novo,e sinto q praticarei o odio bastante lendo este livro ahahhaha
    "eu também repeti muito isso para a Rose, mas ela não me escutava" sempre faço isso, converso com os personagens, mas sao raras as vezes em q eles escutam minha opiniao haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desde o início eu tive vontade de ler esse livro, mas fui só adiando, nem sei bem o porquê. Na verdade sempre esqueço dele, e quando lembro é aquele "clique" "preciso ler esse livro" huahau!
    Mesmo com alguns pontos negativos, eu acho que vou amar. Tem um ar tão "a mão que balança o berço" e sei que vou ficar com ódio da Polly, consequentemente com ódio da Rose, que não coloca ela pra fora de casa, e assim por diante. Odeio personagens fracas que veem a sua vida desmoronar e não fazem o que tem que fazer!
    Gostei muito da resenha, Mi! E desculpa pelo meu sumiço. Ando sumida geral. Ultimamente entro, atualizo o blog e saio praticamente.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Depois de dois séculos sem dá aquelas lidas anônimas no seu blog...
    Quando li sua resenha do livro fui logo procurar as do skoob. Mesmo só olhando para as estrelinhas e não lendo as resenhas por completo, percebi que muita gente gostou, assim como também o odiou. Talvez seja o "UAU e AFF" que foi dito...

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Desde o lançamento desse livro eu fiquei super curiosa para ler. Achei a capa super legal e a trama do livro com toques de suspense,thriller me fisgou logo. Adorei a sua resenha e depois que eu li que vc achou o enredo eletrizante e mesmo com sono não conseguia parar de ler, caramba, fiquei mais ansiosa ainda para ler esse livro. Preciso lê-lo com urgência :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Obrigada!