domingo, 23 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 #1: Os 10 piores livros

Essa semana a gente vai ter várias retrospectivas temáticas e o primeiro assunto, claro, são os dez piores livros que eu li em 2012. Primeiro, quero deixar claro que é uma opinião completamente pessoal e espero que ninguém se sinta ofendido se discordar. Deixem também aqui suas opiniões sobre o que eu comentar e sobre suas próprias leituras. Listas e retrospectivas têm em todos os blogs, então não me sinto na obrigação de mencionar ninguém.

10º lugar: Charlotte Street (Danny Wallace, Novo Conceito)


Por quê? Tedioso, cansativo, sem graça e desnecessário. Esse livro parte do nada e vai a lugar nenhum. Foram poucas as sacadas realmente interessantes, inteligentes e engraçadas e tudo foi muito inventado, muito superficial. O cara esbarrou com uma mulher e se apaixonou. Não colou. Não rolou. Sem falar que é muito lento, arrastado.

9º lugar: Branca de Neve e o caçador (Vários, Novo Conceito)


Por quê? Cenas irreais, atropeladas, desfecho acelerado, falta de descrições. Apesar de no fim das contas ser um livro legalzinho, achei muito fraco em desenvolvimento da ideia tão legal. Enredo superficial demais mesmo.
8º lugar: Conselho de amiga (Siobhan Vivian, Novo Conceito)


Por quê? Enredo confuso. Parte do nada e vai a lugar nenhum. Durante a história, coisas ruins são relevadas e coisas interessantes são suprimidas. Os personagens não possuem atrativos ou personalidades definidas. O fim é vazio. Em determinado momento o livro fica bom, mas a autora perde isso e conclui com várias aberturas.
7º lugar: Bem mais perto (Susane Colasanti, Novo Conceito)


Por quê? Um livro com uma história sem gracinha e sem noção, até perigosa. A trama não agrada, as ideias não agradam, os personagens não agradam. Os acontecimentos são muito falsos. Um livro que não acrescenta.
6º lugar: O sonho de Eva (Chico Anes, Novo Conceito)
Por quê? Não cumpre o que promete. Chato, apelativo, com ações completamente irreais e superficiais, com desenvolvimentos confusos que deixam o leitor desanimado e desenvolvido. Uma premissa muito boa para um desenvolvimento e desfecho muito ruim. E com cenas tão previsíveis que refletem uma falta de criatividade.
5º lugar: Para sempre Ana (Sérgio Carmach, independente)


Por quê? O autor começa com uma ideia, parte para outra, continua em outra e termina em outra absurda e distante. Uma trama tão confusa e tão insuportavelmente cheia de reviravoltas que fica cansativa e falsa demais. Fruto de excesso de criatividade e falta de ordem. Um caos em livro.
4º lugar: Guardiões (Monique Lavra, Novos Talentos)


Por quê? Uma ideia até legal, mal explorada, cheia de bobagens e cenas tolas que fica bem claro que é para forçar um romance, uma ação e encher páginas para ter um livro de quase 400 páginas. Os personagens não convencem. Pouco criativo e muito meloso. Feito com receita de bolo e falhou.
3º lugar: Castelo de Cartas: Valete (Camila Loricchio, independente)


Por quê? A mesma ideia não genial de todos, uma falta de criatividade e de objetivo. A autora ficou muito confusa no desenrolar da trama e não conseguiu produzir algo sucinto. No fim do livro ficam várias aberturas em uma mesma história batida e rebatida. Também feito sob receita.
2º lugar: Marta (Breno Melo, Schoba)


Por quê? O autor tenta dar uma de Machado de Assis ao construir diálogos com seu leitor, mas é um fracasso, cansativo demais. Com trechos apelativos e completamente desnecessários. Apesar de escrever bem, o autor oferece uma ideia inicial e que se mostra falsa ao final ou apenas inventada. Um livro fraco, sem um clímax, sem relação com a sinopse. Muito arrastado.
e.. 1º lugar: Romeu imortal (Stacey Jay, Novo conceito)


Por quê? Eu já não tinha gostado da confusão de Julieta imortal, mas Stacey Jay conseguiu pegar seu único bom personagem e destruí-lo com atitudes e sentimentos fracos e sem noção. Um livro tão ruim, tão meloso, tão confuso que não consegui terminar e não recomendo a ninguém.
É isso, gente, espero que tenham gostado. Até a próxima!

12 comentários:

  1. Não se sinta ofendida, até porque não li a maioria dos listados (e vi muitas criticas a muitos deles), mas basta dizer que para não te agradar: o livro é desnecessário, confuso e não vai a lugar nenhum. Hehehe

    Com certeza as opiniões são diversas (e que bom!).
    Eu ri e listei três coisas que foram comuns aos teus renegados, que foi justamente o que eu não gostei em O inverno das fadas (acrescento o inclusão de propostas novas o tempo todo que não levam a lugar nenhum, ou melhor dizendo, não vem de lugar algum).

    Feliz Natal

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa lista expressa apenas a minha opinião e reflete o meu gosto literário. É basicamente isso mesmo, um livro que não consegue transmitir nada nem mesmo entretenimento, para mim é chato. Livros confusos que no fim das contas permanecem confusos também não me agradam. Já peguei livros confusos e complicados (A visita cruel do tempo é o maior exemplo disso) que se tornaram favoritos pelo significado total.

      Feliz Natal!

      Excluir
  2. Oi Mi, dessa sua lista eu li apenas Charlotte Street e Marta; de fato, não gostei da leitura de Marta pelas diversas falhas que vc bem apontou, mas no caso de Charlotte Street, parece até que lemos livros diferentes! kkkk Eu adorei a leitura, achei leve, impossível de largar, me fez pensar em muitas coisas, gostei da forma de narrativa e do humor do autor. Achei o livro uma graça.
    Um bj e feliz Natal! :)
    Nay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, não rolou química entre Charlotte Street e eu. Lembro de ter lido sua resenha e que tivemos opiniões bem opostas.

      Beijos, Feliz Natal!

      Excluir
  3. Tá brincando que o Charlotte é tão ruim, né? Eu tenho ele aqui em casa para ler... Desanimei, mas ainda irei lê-lo, espero gostar um pouco mais do que vc hehehe.

    Concordo totalmente com Branca de Neve e o caçador, eu levei 10 dias p ler este livro, e ele é chato. É bonito, diagramação legal, mas poderiam ter aproveitado melhor a história.
    Também não gostei de Conselho de Amiga, tanto que depois que li o troquei. hahha

    Estes foram os únicos da tua lista que eu li, e concordo totalmente que eles foram mt ruins.
    Agora preciso ler os outros p ver se são mesmo tão chatinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, a Nay do Dignidade não cabe aqui amou. Eu gostei em partes. Minha prima começou e não conseguiu ir adiante.
      No geral, achei lendo, sem graça e sem rumo.

      Branca de Neve tem uma premissa ótima, mas infelizmente é mal narrado. Conselho de amiga achei TÃO vazio :/ o meu está para troca.

      Beijos!

      Excluir
  4. Sinceramente? Achei demais sua retrospectiva dos piores livros de 2012, sua opinião em relação a eles, foi bem colocada, gostei bastante =D

    Bjs

    Ps: Vou aguardar as demais =D

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Miga vc sempre polêmica. Não me sinto muito a vontade para fazer uma lista dos piores, pq sempre que leio algum livro tento me colocar no lugar do autor, e busco algo de positivo nele, mas entendo o que vc falou. Essa foi sua opinião e como foi falado nos comentários muitas vezes um livro que não foi bom pra um poder ser ótimo para outro, mas enfim foi bom conhecer essa lista para ter uma noção do livro. Bjos e feliz Natal !!!!

    ResponderExcluir
  6. Dos livros citados, só conheço mesmo Charlotte Street. Não é um livro que muda a sua vida, mas é fofo e divertido, bom pra passar o tempo. Nem todos os livros precisam ser marcantes. Alguns são bons justamente por serem leves e bobos.
    Eu gostei pra caramba dele. Mas também, é questão de opinião pessoal, né?
    Beijos e bom Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, tenho consciência que nem todo livro precisa transformar sua vida para ser bom, basta que você tenha bons momentos com ele, mas infelizmente eu não achei nem fofo, nem divertido, só cansativo, cansativo e cansativo.

      Excluir
  7. uau, flor! nao esperava isso da serie de Julieta imortal, acho q vou esperar um pouco mais pra ler esta serie ;s
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Muita gente ama! Eu não me dou com a temática e com a forma que a autora conduz a história. Não simpatizo com os personagens e não suporto histórias que o autor não conta o "antes", mas leia.

      Excluir

Obrigada!