quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cruzando o caminho do Sol || Leitura Crítica




A Batalha de Bombaim é a batalha do eu contra a multidão. Suketu Mehta.
Esta é a epígrafe do capítulo seis do livro Cruzando o caminho do sol e é com esta frase que quero começar a Leitura Crítica do livro.


Já fazia um bom tempo que não passava uma madrugada lendo e me senti feliz por ter feito isso com Cruzando o caminho do sol. Eis um livro que desde a sinopse eu já sabia que se enquadrava no meu gosto literário e que pareceu para mim uma anomalia no catálogo da Novo Conceito – mas não estou dizendo que isso é ruim, é o contrário aliás.
Para quem está acostumado com Nicholas Sparks e Emily Giffin, as palavras de Corban Addison podem não ser muito agradáveis. E eu li várias resenhas para saber a opinião das pessoas a respeito do livro, lamentei muito pelas resenhas superficiais, enfim, só posso dizer que opinião é uma coisa muito pessoal. Mas não sejam tolos a ponto de ler um relato destes e ignorar, se eu pudesse resumir em duas palavras todo o livro, escolheria estas: pura realidade.
Ahalya e Sita são duas adolescentes (17 e 15 anos respectivamente) que sobrevivem ao tsunami que destruiu a costa leste da Índia e matou, dentre milhares de pessoas, seus familiares. Sem ter para onde ir, elas encontram um homem que reconhecem como um amigo de trabalho do pai e pedem ajuda a ele para chegar ao convento onde estudam, entretanto, elas terminam chegando a um bordel em Mumbai.
Do outro lado do Atlântico, está o advogado Thomas Clarke, que viu sua esposa partir – de volta para a casa de sua família, em Mumbai – e está vendo sua carreira profissional sofrer uns abalos. Seu chefe então lhe recomenda que ele tire um ano sabático e ele escolhe ir para Mumbai trabalhar em uma ONG que tenta proteger meninas que são vítimas do tráfico e exploração sexual.
Eu sei que isso foi, por enquanto, só uma sinopse alternativa. Mas há muito mais para falar sobre Cruzando o caminho do sol.

O livro, escrito por um advogado, mostra toda a corrupção do mundo. Mesmo tendo toda a escravidão do mundo sido abolida, restou no submundo o sequestro da subjetividade, o sequestro de vidas, liberdades, destinos, inocências, futuros.
Neste livro, o ponto de partida da história é o tsunami, mas, em outros casos, meninas de países subdesenvolvidos são enganadas sob a promessa de um emprego como babá ou garçonete na América (EUA, mais precisamente) e na Europa e perdem suas vidas nas mãos de cafetões, vendidas e estupradas em bordeis. Em alguns casos, elas nem cruzam longas distâncias, saem de regiões costeiras e interioranas na própria Índia e terminam em Mumbai.
Eu acho muito interessante os sentimentos de amor e ódio que os nascidos em Mumbai nutrem pela cidade. O ambiente é sujo, poluído, corrupto, pobre, mal conservado, e eles têm vergonha disso, mas simplesmente amam. E, cada vez mais, constato que lar é muito mais que um lugar para morar, o lar é a identidade de uma pessoa.

Após alguns dias em Mumbai, Ahalya passa a ser estuprada por clientes do bordel, mas mantém-se sólida para transmitir segurança para Sita, que ainda não foi tocada por ninguém. Entretanto, quando o resgate vem, por intermédio da equipe que Thomas é integrante, Sita desapareceu. É neste momento que os destinos de Ahalya e Thomas se cruzam, ela confia a ele a missão de encontrar sua irmã e ele, sem entender os motivos, toma para si esta responsabilidade.

O que senti na maior parte do tempo, além de uma eletrizante e furiosa vontade de ler, foram asco e nojo da espécie humana, racional. O que me prendeu nas páginas de Cruzando o caminho do sol não foi a beleza ou o romantismo – quase inexistentes nesta obra – foi justamente o contrário, o ódio, a raiva, o desprezo. As meninas são tratadas como mercadorias, são objetos negociados. Senti uma imensa agonia, ao ver as esperanças de Sita transformarem-se em desespero a cada noite fria, a cada agressão, a cada tentativa de fuga. Senti que eu também amargurei com Ahalya, por ter sido violentada, abusada e por não saber onde estava sua irmã. Me senti incapaz, minúscula, inútil com Thomas ao perceber que o dinheiro está acima dos valores morais, que quem tem grana não tem lei.
Outro ponto que gostaria de ressaltar, é que o autor fala de tráfico sexual sem cenas de sexo, pois é, em nenhum momento ele narra detalhes de como acontecem os estupros.

Paralelamente, Thomas, que está afastado do trabalho, sente que precisa reconquistar sua esposa, Pryia, e desta vez com a bênção do pai dela. Mas o relacionamento deles sempre foi um pouco complicado por causa da diferença cultural (heterogeneidade representa o caos) e a medida que o tempo foi passando, eles começaram a divergir; O ponto extremo do relacionamento foi quando a filha recém nascida do casal amanheceu sem vida.
O que nos encanta no Thomas talvez seja simplesmente isso: ele é um homem com defeitos, que colocou a vida profissional acima do lar; e está tentando corrigir os seus erros, resolver seus próprios problemas, mas ele parte mundo afora com o intuito de ajudar Ahalya e Sita.

Recomendo sem restrições.
E deixo a dica de leitura: Sua resposta vale um bilhão, do indiano Vikas Swarup. 

|| Informações:
Cruzando o caminho do sol
Corban Addison
Novo Conceito
448 páginas

14 comentários:

  1. Super interessante sua opinião. Tinha lido umas resenhas sobre o livro, mas não me passaram muita informação. Já a sua, foi bem profunda e franca. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto teremos um livro que retrata a realidade, afinal esse tipo de situação acontece diariamente. A resenha foi ótima, me deixou bem curiosa sobre o livro, sentindo um pedacinho dele.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante deste livro, acho muito legal quando os escritores decidem mostrar a realidade humana, ao invés de romances que nunca acontecem. Embora eu adore suspirar ao ler um livro, é bem mais satisfatório terminar a leitura de um livro tão real como este.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Milena!
    Realmente é um livro que pode ser recomendado sem restrições. É lindo, emocionante e até mesmo angustiante. Adorei esse livro, virou até um favorito de tão envolvida que fiquei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua opinião sobre o livro :)
    Me convenceu a ler >.<

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  6. Ah sempre tive vontade de ler o Sua resposta vale um bilhão, vou compra-lo qualquer dia desses.
    Mas o assunto agora é outro, vamos lá! Também estou intrigada com a história do Cruzando o Caminho do Sol. A história pelo visto é super triste, e tenho receio pois sou muito mole, mas não podemos simplesmente fechar os olhos para a realidade, a vida muitas vezes é cruel e tem muita gente que sofre muito.
    Fico feliz porém, que o autor não relate detalhes de uma cena que seria muito forte ao meu ver.
    Muito boa a resenha, só tenho escutado elogios sobre esse livro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza todo mundo que fizer resenha desse livro vai soltar spoiller, não tem como.
    É um livro intenso, o temo é muito polemico e não tem como não ficar nervosa.
    Parabéns pela resenha
    Beijo
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Agora estou morrendo de curiosidade quanto ao livro.
    Parabéns pelo blog.
    http://aestantedeleitorescompulsivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei essa capa, e quanto ao spoiller,as vezes não tem como mesmo ficar sem fazer, nem que seja um pouquinho kkkkk

    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  10. De todas as resenhas que já li sobre esse livro, acho que essa foi a mais completa! Fiquei com muita vontade de ler esse livro agora, acho a capa linda!

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Eu também gostei muitíssimo desse livro, achei que o autor achou o tom certo para lidar com um tema tão forte e difícil, ele faz um relato bem direto e sem rodeios, evitando cair no melodrama; apesar da narrativa quase jornalística todo o sofrimento das irmãs pode ser sentido e realmente eu não queria parar de ler apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  12. Esse estilo de livro não é tão divulgado entre os jovens. Parece-me ser um abrir de olhos para o que acontece em lugares que não estamos acostumados a ver.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?! Resenhas pequenas talvez tragam um conteúdo mais especulativo que resenhas enormes. Mas acima de tudo resenhas são opiniões pessoais e não cabe a mim julgar. Gostei muito do livro! Me fez parar para pensar na realidade e acima de tudo torcer pelos personagens! Fiz uma resenha lá no meu blog, se tiver interesse ou mera curiosidade, dê uma passadinha por lá! Vou logo avisando que minha resenha é pequena, haha!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hey! Tudo bem?! Então, não quis dizer que sua resenha seja especulativa de forma nenhuma. É porque você comentou de resenhas curtas, eu quis só dizer que talvez as resenhas curtas apresentem um maior teor de exploração do conteúdo, foi isso que quis dizer com a palavra especulativa. Por favor não me entenda mal. Me desculpa se em algum momento eu te ofendi, essa jamais foi a minha intenção. Espero ter me expressado de forma melhor.
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!