sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nunca diga adeus || Leitura Crítica


Sem sombra de dúvida, Nunca diga adeus estará entre os favoritos de 2012!
Eu não sei nem por onde começar; estou respirando fundo porque ainda estou envolvida pela tensão do livro. Desde a sinopse, já tinha certeza que ia ficar fascinada pelo livro e – uhuu – não me decepcionei!

Lena e David são casados e têm uma filha, Sarah. Mas seu casamento está em crise e Lena pretende aproveitar o período em que Sarah estiver em um acampamento para colocar as coisas no lugar com o marido. Sarah, aos nove anos, é uma menina decidida e independente e enfrenta bem a situação de ir sozinha para o seu primeiro acampamento, onde ficará em média duas semanas.
Pouco antes da partida da filha, David precisa sair para “trabalhar” - o que é estranho, pois trata-se de um sábado – e cabe a Lena a tarefa de embarcar sozinha a filha, mas tudo corre bem, o monitor é um rapaz simpático que inspira confiança.
Mas a tragédia de sua vida inicia quando, vinte minutos depois de Sarah ter ido embora, uma van do acampamento chega e Lena descobre que fora enganada, o monitor que levou Sarah não trabalha para o acampamento em questão e, traduzindo a realidade, Sarah foi sequestrada. Ao entrar em contato com outros pais, ela descobre que a mais três crianças estão na mesma situação.
 O livro é um suspense, mas não é nada forçado. Em nenhum momento o autor se prende ao que seria clichê neste caso: “onde estão as crianças?”.
Nós, leitores, sabemos sim onde estão as crianças!
O Sr. Everett sempre foi um cara inteligente, mas não teve as oportunidades certas e vê neste sequestro a chance da sua vida. Junto ao filho, Chase – que se passa pelo ‘monitor’ – ele planeja um sequestro bem elaborado. Chase pega as crianças e entrega-as ao pai, mas não sabe onde eles ficarão para não correr o risco de falar mais do que deve, os e-mails enviados aos pais das crianças são irrastreáveis (esta palavra existe?), tudo parece perfeito para ganhar 1 milhão de dólares.
Mas não existe crime perfeito... me segurando com os spoilers aqui.

De um lado, vemos os pais das crianças, na maioria das vezes pelo olhar de Lena (ela é a principal da história, que é narrada em terceira pessoa). Além de Lena e David, que estão enfrentando uma crise no casamento por causa de mentiras de David – que o tornam suspeito, claro – conhecemos as outras famílias.
Phil e Janet são os pais de Linda – uma pirralha chorona e insegura que dá nos nervos - que reclamam muito da falta de dinheiro e por isso são suspeitos também. Mike e Po são os pais de Tommy, Mike é empreiteiro e são seus funcionários que encontram rápida e estranhamente a “van do acampamento” abandonada e a peruca que o monitor usava. Sheila e John Walker são os pais de Franklin, um garotinho bem racional, ela é pastora de uma igreja e ele tem um cargo importante do Citibank, o que os tornam também suspeitos.
Do outro lado, vemos as crianças, Linda uma menina insegura e chorona, Tommy um garoto fantasioso e medroso, Franklin é o mais racional e inteligente e Sarah é esperta, independente e tem espírito de liderança.

Eu não posso dizer que o livro é perfeito – um crítico me mataria por isso -, mas chega bem perto, Doug Magee mostra os pensamentos e as reações de famílias que estão em choque por terem seus filhos sequestrados, casamentos em crises, famílias com problemas.
Eles precisam se unir, mas têm inúmeras suspeitas entre si. O detetive que assume a frente admite jamais ter trabalhado em casos de sequestro; quando o FBI entra com toda racionalidade e frieza na história, ficamos sem saber de qual lado nos posicionar.
Ficamos apavorados e inseguros junto às crianças. Sentimos o que lemos e eu não conseguia largar o livro momento nenhum. Aos poucos as coisas vão acontecendo, segredos vão sendo revelados e vamos compreendendo os motivos.

No final das contas, só posso deixar um conselho para vocês: Não acene para alguém que deseja ver novamente, alguém que vai voltar, como se estivesse espantando um mosquito. De jeito nenhum. Preste atenção. Nunca diga adeus a uma pessoa querida. Entendeu?
(pág. 62)

|| Informações:
Nunca diga adeus, traduzido por Celso Nogueira do original Never wave goodbye escrito por Doug Magee.
Editora Arqueiro, 233 páginas, 2012.

25 comentários:

  1. A resenha ficou demais! coincidentemente, estava olhando a sinopse do livro em um site, e me perguntando se era bom... agora não me resta dúvidas ;D

    bjks!

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi a sinopse desse livro, fiquei super curiosa para ler! Ele parece ser tão envolvente, cheio de suspense, e claro com seu post só aumentou minhas expectativas, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Aii que show! Quando vi o lançamento desse livro já me apaixonei pela capa e agora com a sua resenha eu adorei ainda mais! Quero ler!^^
    Besitos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que resenha ótima! (:
    Eu tenho lido outras resenhas desse livro por aí, e as opiniões tem sido bem divergentes. Cheguei ao ponto de não sentir mais tanta vontade de procurar o livro pra ler, por ler que a história "se perde" na metade.
    Mas não sei, me deu vontade de novo. Vou ler pra formar minha opinião.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layn, a história NÃO se perde na metade, a verdade é que na metade acontece um fato que é bem inusitado em se tratando de um sequestro. Recomendo ainda mais por este detalhe, nos deixa maaais apreensivos!

      Beijos!

      Excluir
  5. Meeeu que resenha é essa menina ;)
    Já tinha visto o livro nas livrarias da vida mais nunca peguei na mão pra ler a sinopse e tal, deve ser pq eu olha pra capa já tenho vontade de chorar pro causa da menininha...Mas agora depois desse sua resenha vou pega-lo e ler. Fiquei morrendo de vontade ;)
    Beiijos
    Sucesso
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Oi Milena!
    Nossa, a última frase que você colocou, o quote, me arrepiou inteira aqui! Nunca tinha pensando nisso, mas acho que tem um fundo de verdade. Não estava muito curiosa para ler esse livro, mas na verdade nem sabia sobre o que era a história. Julga pela capa, sabe? Mas quando vi que é sobre sequestros, me empolguei. Adoro histórias com essa temática.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. nossa vc faliu tao bem do livro, e tb to ouvindo coisas tão positivas que me deu vontade até de pedi-lo pra arqueiro pra resenhar *0* rs
    GANHE UM URSO DE PELÚCIA + LIVRO " PRESENTES DA VIDA "

    Inscreva-se :
    www.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me chamou bastante atenção, com certeza entrará para uma de minhas leituras '-'
    louca para lê-lo '-'
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Obrigada por ter comentado lá no blog, disse que voltaria e cá estou.
    Flor, parece que você gostou muito do livro, muito linda sua resenha, parabéns viu!!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ola!!! parabens pela resenha e pelo blog, gostei muito!

    Agradeço sua visita e convido vc a ser coautora do blog Comunidade Resenhas Literárias, e postar lá também suas ótimas resenhas!

    http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/

    É só me passar o e-mail para o envio do convite, vai ser massa se vc topar!

    tudo de bom e as melhores leituras!

    ResponderExcluir
  11. Mi, sei muito bem como é essa sensação de querer dizer que o livro é perfeito, de tanto que a história nos cativou. Confesso que agora estou me segurando ainda mais pra não comprar esse livro correndo, pois desde que li pela primeira vez a sinopse na Cultura, fiquei me coçando querendo compra-lo logo!
    Adoro esses suspenses psicológicos, investigativos, e a história desse parece ser incrível e muito bem narrada. Amei demais a sua resenha, e agora tenho certeza de que vou mesmo amar o livro, mesmo sem ter lido ainda haha
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a sua resenha! Tenho certeza que se eu ler esse livro eu gostarei. Recomendo a leitura dos livros do Harlan Coben, ele é um ótimo autor de livros de suspense.

    http://livros-diarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    Esse livro já esta na minha estante do Skoob como desejado, estou muito curioso, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ulala!!!!!!!!!
    Um livro muito tenso,penso que você não sentia nem vontade de respirar durante a leitura.Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    Obrigada pela visita lá no blog; Um xero!

    http://ideiaampla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Realmente concordamos mesmo, também cheguei a ver algumas resenhas negativas, mas eu amei o livro,assim como você, não conseguia solta-lo. Sua resenha ficou ótima.*

    A Sarah é incrível né!?

    Bjs
    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ei Millena,

    É a segunda resenha que leio falando muito bem deste livro, vai para a minha lista. Estou super curiosa!

    beijoo

    ResponderExcluir
  17. Parece muitoo incrível, to muito curioso para ler este, so quero terminar de ler os que tenho aqui em casa e estão parado. A resenha ficou muito boa, o blog esta melhorando cada vez mais, parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha!
    Esse livro parece ser muito bom mesmo, estou querendo muito ler ;)

    Beijinhos
    Renata Almeida
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Virginia de Oliveiraterça-feira, maio 08, 2012

    O livro realmente parece ser bom, depois de sua resenha é impossível não ficar com vontade ler ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi flor!!
    Adorei a resenha, este é maravilhoso. Uma historia triste porém fascinante. Parabéns pela parceria. Bjos
    DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  21. Eu já li muitas resenhas sobre esse livro a a cada uma eu sinto mais vontade de ler rs. A capa me deixou bem curiosa, assim como a sinopse. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Rafa
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Me parece um ótimo livro, é a primeira resenha que leio, mas me deixou louca para ler o livro, o quanto antes!

    ResponderExcluir
  23. Que bela história!
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro, até por quê adoro suspenses.
    Parabéns pela resenha Mi! Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Que bela história!
    Fiquei morrendo de vontade de ler o livro, até por quê adoro suspenses.
    Parabéns pela resenha Mi! Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada!