segunda-feira, 16 de abril de 2012

Senhor do amanhã || Leitura Crítica

Acho que os únicos livros conspiratórios que eu havia lido foram os de Dan Brown (são conspirações, né?) e fiquei surpresa com o enredo de Senhor do amanhã.
Vanessa Bosso soube argumentar e convencer. Eu já disse por aqui que sou nacionalista (vide futura museóloga), mas eu não sou do tipo "recomende autores nacionais", eu acho que o certo é divulgar e recomendar bons livros.

2001. 11 de setembro. Ataques terroristas ao Pentágono e ao World Trade Center: Uma farsa.
Uma elite global vem colocando em prática diversos eventos com um objetivo: instaurar a Nova Ordem Mundial. Uma sociedade que ambiciona dizimar a população terrestre e dominar o mundo.
Helena é uma jornalista que junto a uns amigos de trabalho depara-se com a verdade; eles têm gravações, filmagens, fotos, pesquisas que a princípio evidenciam que as torres gêmeas e o Pentágono não foram atacados por aviões terroristas e sim por mísseis, mas logo eles percebem que este é um evento, muitos já foram realizados e muitos outros virão. Entretando a mídia está censurada, o governo é quem decide o que pode ou não ser divulgado.
Alguns agentes do FBI também descobrem algumas verdades acerda dos atentados, mas devem manter-se longe de tais assuntos.
As pessoas que insistem em investigar os acontecimentos pagam com a própria vida e é assim que Jack Miller, agente do FBI, perde seu pai que trabalha no Pentágono porque ele sabia demais.
Um grupo une-se para desvendar, divulgar e combater a 'Agenda Global' e quanto mais eles entram nesta trama, mais evidências surgem, eles descobrem que não podem confiar em ninguém e correm grandes riscos.

Não sei explicar o que define meu padrão de qualidade, mas eu gostei de Senhor do amanhã porque eu o vi de uma forma autêntica mesmo sendo um tema já usado anteriormente e tendo vários reflexos de 1984.

George Orwell anuncia uma época cuja sociedade vai se vigiada, dominada e alienada. Vanessa Bosso nos mostra o mesmo. E isso é algo que já vem da Bíblia (sinais do Apocalipse, marca da besta etc).
É verdade: nós estamos ficando cada vez mais alienados com as mídias, com o universo virtual.

Livros de suspense não são fáceis de serem elaborados e, ao virar as páginas de Senhor do amanhã, um quebra-cabeça foi se formando em minha mente.

 Além de tudo isso, este poderia ser um livro que eu recomendaria para que as pessoas entendessem de forma prática a formação de memórias (um dos meus objetos de estudo, acreditem) e as relações de poder.

 Os capítulos curtos fazem a história avançar aos saltos e a única coisinha que me incomodou foi o excesso de diálogos.

|| Informações:
Senhor do amanhã escrito por Vanessa Bosso e publicado pela editora Dracaena, 435 páginas.

12 comentários:

  1. A resenha ficou excelente, Mi. Espero que tenha curtido a leitura. Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  2. muito interessante... essa história lembra muito a um grupo chamado "os illuminatis", bastante divulgado por quem acredita em teorias de conpiração, fikei curiosa para ler, pena que eu não consegui achar ele na Estante virtual...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei intrigada com o livro! E a resenha, me deixou muito curiosa, afinal, o tema é bem interessante e aposto que a leitura é fascinante!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já vi alguns comentários positivos desse livro, mas acho que não tinha lido nenhuma resenha ainda. Gostei bastante da história, e também acho que a população está cada vez mais alienada. Gosto de livros com diálogos, torna a leitura mais dinâmica, então acho que gostaria deste.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pela resenha, parece ser realmente um livro incrível.

    Te espero no http://inlegau.blogspot.com/
    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Obrigada por comentar lá no blog vim retribuir, volte sempre.
    Eu sempre desejei ler esta obra da Vanessa, o livro que li dela eu adorei, e parece que esse também é bom.
    Parabéns pela resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,

    Já conhecia o livro e fiquei curioso, agora com a sua resenha quero muito ler, parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! *-*
    Ah, e brigado pela indicação lá do concurso de contos de terror, brigado mesmo! ;*
    Parabéns, pelo post! (;

    @Jader_Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola primeira visita a seu blog, ^^
    Adorei a resenha, muito bem elaborada, adorei suas palavras, e fiquei com vontade de ler este livro!! Eu adoro livros nacionais!!

    Beijos
    Te convido a conhecer meu blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vim conhecer o blog e obrigada por estar participando do meu.
    Gostei do seu blog e adorei suas resenhas, vou passar aqui mais vezes!!

    Beijinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro. Gostei da história, também gosto de tramas conspiratórias. Acho que essa questão dos diálogos é algo que precisa ser trabalhado entre a maioria dos novos autores brasileiros, ou eles colocam muito, ou pouco demais.
    Ainda assim, o livro parece ser legal. Se tiver a oportunidade vou lê-lo um dia!
    Beijos, Mi!

    ResponderExcluir
  12. legal o livro...
    Adoro livros de suspense e conspirações, embora honestamente não goste de nenhum do Dan Brown, o narrador me irrita...HAHA
    Mas fiquei curiosa para ler esse livro!

    Bjs,
    Camila

    ResponderExcluir

Obrigada!