domingo, 8 de abril de 2012

Xadrez || Leitura Crítica

Este foi o romance de estreia da escritora brasileira Fabiane Ribeiro, embora eu tenha conhecido primeiro seu outro livro, Corações em fase terminal (Leitura Crítica)
Nas palavras de Fabiane fica claro que ela sabe o que está fazendo. Suas histórias têm tramas e um objetivo: alcançar o coração dos leitores.

Anny é uma garota de oito anos que tem uma vida bastante incomum para uma criança: ela nunca pode sair de casa, passa a semana sob os cuidados de uma babá e encontra seus pais apenas nos fins de semana. Isso só não é tão absurdo porque estamos na Inglaterra de 1948 e a poeira da II Guerra Mundial ainda está baixando.
Os sábados são perfeitos, Anny brinca com seus pais no balanço, assiste televisão com eles, prepara panquecas no café da manhã e ouve sua mãe cantar e tocar piano.
Em um lindo sábado, seu pai lhe presenteia com um lindo jogo de xadrez com peças de cristal e lhe ensina as regras do jogo. Noutro sábado eles lhe informam que precisarão se mudar e que a pequena passará a morar com sua professora particular, Jane e seu marido Hermes. Este é um casal amargurado e que transforma de forma negativa a vida da menina que passa a ser mantida como prisioneira e é explorada.


Mas em nenhum momento Anny se permite desanimar ou perder a fé no Papai do Céu.
A menina encontra num jardim sem vida um espaço para fugir dos castigos físicos e psicológicos que lhe são impostos.
Certa tarde ela pega no sono e depara-se com um outro universo, totalmente xadrez.

O reino Xadrez representa o mundo interior de Anny e a aparência do lugar está intimamente ligada ao seu estado emocional. Ao perceber que aquele lugar depende dela, ela busca sempre manter-se sólida e confiante, mesmo diante das mais duras provações. Anny é uma menina que se contenta com pouco e sabe reconhecer o calor das pequenas coisas, em determinados pontos percebi uma enorme semelhança com o livro Pollyanna.Durante os anos que vive reclusa, Anny conhece e encanta diversas pessoas. Eu pensei bastante se deveria ou não descrever cada um dos personagens, mas decidi que não. A beleza do livro está em conhecer cada um e sua história.Xadrez fala sobre as formas de amor e sobretudo sobre a importância da amizade. Durante nossas trajetórias, encontramos diversas pessoas que vêm para somar (ou subtrair, infelizmente), mas com todos crescemos, aprendemos, compartilhamos.
Anny vai crescendo e sempre cativando por ter uma essência tão pura e por preservar em si o que pode haver de melhor nas pessoas: a bondade de uma criança.
Fabiane mais uma vez me fez refletir.

E deixo para vocês algo que me questionei: quem são os anjos que nos cercam?


|| Informações:
Xadrez
Fabiane Ribeiro
383 páginas

6 comentários:

  1. Quem ganhou a promoção do livro de Jane austen?

    ResponderExcluir
  2. Os anjos que me cercam são aqueles meus amigos verdadeiros, que continuam comigo em um momento dificil. Meu irmão também é um anjo que me cerca. Esse livro parece ser bem legal, e até meio cruel também. Quer dizer, a menina torna-se uma prisioneira, e é explorada! Quero ler *-*
    beijos , obrigada pela visita e volte sempre.
    http://the-mandie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    eu vi sua visita no meu blog e fiquei mt feliz!
    Volte sempre.
    Gostei bastante de seu blog, mt bom!
    E sobre o livro, to admirado com a história, até por ser uma leitura nacional, nada contra, mas hoje em dia é muito dificil achar um livro brasileiro bom. E fiquei super a vontade de ler esse. rs
    Ótima resenha.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Adorei seu blog e já virei sua seguidora!! Também quero te convidar para conhecer o meu cantinho e participar do sorteio de um sapato maravilhoso e um perfume. Beijão ♥

    www.todacharmosa.com
    @pathyamorinha

    Se tiver um tempinho curte a fan page nova do blog: www.facebook.com/blogtodacharmosa

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Mi! Já tinha ouvido falar do livro, mas não fazia ideia do que se tratava e posso dizer que não era nada do que encontrei aqui. Pensei que a história era completamente diferente, e tive uma ótima surpresa, pois parece ter uma profundidade bem maior do que imaginei, cheia de reflexões, um pouco triste, mas tocante. Fiquei encantada pela protagonista e nem sequer li o livro! Espero que ela tenha conseguido encontrar o seu final feliz.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha crítica, das várias que li a sua foi uma das que mais gostei e não sabia que a Fabiane escrevia tão bem assim, fiquei muito feliz. Parabéns e irei comprar logo o livro para poder ler.

    Grande abraço - http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada!