quarta-feira, 4 de abril de 2012

A sombra da lua || Leitura Crítica



Em uma pequena cidade do interior, um casal de idosos é assassinado e cabe ao detetive Virgil Flower solucionar o caso. Ao chegar no lugar, ele se depara com um incêndio logo identificado como mais um assassinato, o do velho e rico Bill Judd.

Todos na cidade têm motivos para desejar a morte de Bill porque anos antes ele causou um enorme prejuízo em toda a população fazendeira local.

Virgil une-se ao xerife da cidade - que precisa solucionar estes casos para garantir sua reeleição - para descobrir o culpado e o motivo das mortes.
Durante as investigações, mais um casal de idosos é assassinado e a cidade - sem registros de crimes há vinte anos - fica assustada.
Virgil precisa urgentemente encontrar e parar o assassino antes que mais pessoas morram.





A trama é interssante e o mistério de John Sandford é bem escrito, talvez não tenha sido muito bem desenvolvido no quesito suspense, mas o enredo é bem amarrado e no final das contas não é nada alienado e irreal.

O que não gostei no suspense foi o fato dos capítulos serem muito entrecortados, como se quisesse forçar as aberturas nas informações.

Outro aspecto positivo para mim foi o humor da escrita, o livro não é tenso porque é engraçado. É um bom livro para distrair, mas não dá para ficar obcecado pela história.
Em diversos momentos, nosso heroi se vê estacionado e sem novas informações para solucionar o caso, diante de pistas falsas e confusas que o levam a um pastor louco, ao codinome "homem da lua" e a desconfiar das pessoas que estão lhe ajudando nas investigações.

Enquanto isso, ele está se envolvendo com Joan Stryker - irmã do xerife - e está incentivando o relacionamento do próprio xerife com Jessica - uma possível filha de Bill Judd.

Entendam: o livro é bom e tem vários pontos positivos (ninguém tem sete vidas, ninguém ressuscita, não existe nenhuma conspiração a nível mundial), mas faltou algo.
Virgil Flower não é carismático, não é envolvente, não é sedutor (ele foge do padrão dos detetives que fizeram sucesso na literatura - e isso poderia ser uma particularidade boa, mas faltou graça nele por isso). Ele combina botas de cowboy com camisas de banda e traz três divórcios em seu currículo. E, apesar de tentar ser escritor nas horas vagas, eu não me senti envolvida.


Portanto, somando lá e subtraindo cá, o livro ganhou três estrelinhas lá no skoob.

|| Informações:
A sombra da lua
John Sandford
Editora Arqueiro
Traduzido por Alves Calado
272 páginas

7 comentários:

  1. Oiie Mi,

    Acredito que ainda não tinha lido uma resenha deste livro, mas já me desanimei. Não li muitos livros de investigações - na verdade ainda não li nenhum :/ - mas tenho muita vontade de conhecer este estilo, já sei que não começarei com este livro. rsrs.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lido muitos livros de suspense, gosto muito do gênero, mas como você citou, se "Sombra da Lua" é mais um livro para distração e de fato não nos prende, não é algo que eu fique morrendo de vontade de ler...
    Enfim, o que de fato me deixou curiosa foi para saber como esse tal romance termina! rs



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros que abordam investigações!
    parece ser muito bom!

    tem post novo no meu blog:
    http://errosxacertos.blogspot.com.br/


    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Passando para te conhecer! =D
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Mesmo não sendo excelente, me interessei pela história! :) Adoro tramas policiais, principalmente daquelas que a gente desconfia de tudo e de todos, com pistas falas e caminhos tortuosos. O plus do humor só melhora ainda mais o quadro. Pena que o protagonista não tenha carisma suficiente para alavancar ainda mais a história, mas ainda assim tem seus méritos. Gostei!
    Beijos, Mi! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu me interessei bastante pelo livro. No começo, não achei tão empolgante, porém, com o desenvolvimento da trama, se tornou afixionante. Adorei o fato de o protagonista não ser um personagem que se sobressaia, pois nos deixa mais próximo da realidade das pessoas (não é um detetive que estala os dedos e sabe de tudo; necessita da ajuda direta de outras pessoas). A ambientação e a "fotografia" também são de mais, à destacar o aspecto de cidade pequena e interiorana do Sul dos EUA. O desfecho poderia ter sido um pouco mais elaborado, mas gostei do jeito irreverente que termina.
    Por ser um protagonista que tem como característica a normalidade, com desejos, vontades, habilidades e costumes em que pode ser visto em pessoas comuns, se torna diferenciado de todos os outros protagonistas do gênero que eu tenha lido, sendo bastante cativante pela possibilidade que dá para todos se identificarem com o mesmo.
    O "tédio" comum de um policial mesclado à trama em que nos remete à algo mais real, porém com um suspense simples (que é algo comum, mas que te prende à leitura) faz com que "A Sombra da Lua" seja um livro fascinante. Um ótimo thriller policial.
    Pretendo ler os outros 5 livros da série de Virgil Flowers. Recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Ola passando pra dar minha opniao e dizer que to arrependido de nao ter encontrado essa resenha antes. venho amargando essa leitura ha mais de mês. o livro tem poucas paginas, mas e cansativo na historia,nao desenvolve, nao nos leva a querer le-lo de uma unica vez. Bom, depois desse estou de volta ao meu amado Nicholas Sparks que consegue surpreender em todos os seus romances. Adoro um bom livro, quem quiser me add no face ( renatojr.90@hotmail.com ) pra trocarmos ideias de livros e outros gostos em comuns que possam existir como por ex: livros e series. bjss!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!