domingo, 29 de abril de 2012

Trecho de Livro

Seu coração se rebelou, por um segundo, contra a injustiça daquilo tudo, a injustiça de envelhecer. Que desperdício imaginar que todo o esforço profissional, o sucesso financeiro, as conquistas amorosas, os sonhos, as noites inflamadas pelo desejo ou pela ambição terminem assim, nessa vala comum de queixos duplos, ossos fracos e carne flácida. E, como se as mudanças externas, superficiais - o enrugamento da pele, o arquear as costas, a fraqueza das pernas -, não bastassem, ainda era preciso computar as mudanças internas - a abominável redução da coragem, a perda do brilho nos olhos, o peso do pessimismo no coração, a impossibilidade de sonhar e o terrível medo do futuro. "Esse é o genuíno envelhecimento", pensou Rusi, "e as mudanças externas não passam de um mero espelho dos corações amarelados e enrugados pelo tempo".

Thrity Umrigar em Um lugar para todos.

4 comentários:

  1. Nossa envelhecer é horrível mesmo, tipo o que mais me amedronta é o estado de fragilidade que a pessoa fica.
    Ontem minha avó falou assim: Uma mãe cuida de dez filhos mas dez filhos não cuidam de uma mãe. Achei muito triste pensar que isso é verdade...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Milena,

    Muito interessante esse trecho, não conhecia ese livro...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sei se é porque ainda sou muito nova, mas acho que envelhecer é bacana. Não acho que seja divertido, pois, como em todas as fases da vida, também possui seus pontos fracos. No entanto, a velhice em si me remete a uma doçura sem fim...
    Sempre que posso, visito asilos e adoro ver pessoas que já viveram tanto! É ótimo ouvir suas histórias... Eles tem aquele ar de inteligentes, não é?

    Bom, envelhecer é um tanto quanto polêmico. Acho que a gente fica com medo de envelhecer quando percebe que já está envelhecendo... Sei lá.

    Depois quero ler sua resenha sobre o livro, certo? Me avise, se puder.

    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  4. Trecho bem interessante! Uma boa chance de conhecermos um novo livro!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Obrigada!