terça-feira, 24 de abril de 2012

Um lugar para todos || Leitura Crítica

Quantos livros você já leu que têm como cenário a Índia? (por favor, indique nos comentários). Para mim este é o segundo. O primeiro, é lógico, foi Sua resposta vale um bilhão (foi digno de leitura e releitura).
Já faz uns seis meses que comprei este livro e estava adiando a leitura por preguiça, de repente, quando peguei Thrity Umrigar nas mãos, não quis mais largar.

O contexto do livro é um casamento; todos os moradores do Wadia, um prédio de classe média localizado em Bombaim foram convidados. Como é de praxe, a convivência ensina a amar e odiar e são estas relações que conhecemos ao longo do livro.
Em cada capítulo, vamos conhecendo uma família e, embora o livro tenha poucos capítulos, não é cansativo. No fim, não dá para dizer quem é o personagem principal, cada um teve sua história de perdas e ganhos.

O casamento é de Mehernosh, filho de Jimmy e Zarin. Jimmy é um advogado formado em Oxford, que perdeu os pais quando era criança num acidente de trem e, após ser enxotado de uma casa para outra, foi acolhido por um tio solteirão que morava no Wadia. No início, a adaptação foi bem complicada e até quando o rapaz volta formado da Inglaterra, apesar de ser um bom advogado, ele começa a perder sucessivas causas, mas é quando ele conhece Zarin que tudo começa a prosperar e ele alcança o sucesso profissional.

Um dos convidados, aliás, o último a chegar é Rusi, um sonhador frustrado, dono do próprio negócio, casado com Coomi. Rusi perder o pai bem cedo e cresceu, cheio de expectativas, com sua mãe no Wadia. Apesar de todos os planos, ele nunca obteve muito êxito. Seu casamento com Coomi é um fracasso e talvez a única coisa boa que tenha acontecido em sua vida seja o nascimento de Binny, sua filha que casou e foi morar em Londres.

Se eu falar de todos os outros, vou me prolongar muito e contar todo o livro, mas estes são dois exemplos do que podemos encontrar no Wadia: gente que prosperou ou não, gente feliz e gente amargurada. A narrativa é isso: uma construção dos personagens, mas eu achei muito bom. Ela falou sobre várias vidas diferentes, pessoas com perspectivas e frustrações. Pessoas humanas com sentimentos e ressentimentos; vidas entrelaçadas que ora somam, ora subtraem.

E, logo no início, percebemos que talvez seja o próprio edifício o personagem principal. O Wadia é o palco e o expectador, é o ponto para onde convergem estas vidas, é o fio que une a teia.
  
Se recomendo? até duas vezes.

|| Informações:
Um lugar para todos
Thrity Umrigar
Nova Fronteira
298 páginas
Traduzido por Regina Lyra

11 comentários:

  1. Estava lendo a resenha e achando que talvez não gostaria dele se lesse. Mas como vc recomenda duas vezes fiquei até curiosa =D E realmente nem sei se já li algum livro sobre a índia...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Outros dois livros bem interresantes dela são: "A doçura do mundo" e "A distância entre nós". Os dois livros são bem fortes, então creio que esse siga a mesma linha. Seria interessante ver a sua opinião sobre o livro "Paixão Índia" de Javier Moro, quem sabe...

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, qualquer livro com temática Índia é muuuuito bom!

    Mônica, ambos também são da mesma autora, mas ainda não os tenho :(
    Tenho os outros dela, mas ainda não os li, rsrs.
    Estou procurando aqui Paixão Índia e me chamou muita atenção, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro passado na Índia, e este parece ser bem diferente das leituras que costumo ler e pelo seu post podemos esperar um livro bem interessante.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha,
    mais sobre a sua pergunta, acho que nunca li um livro onde a trama se passa na Índia..
    Mas a partir desta sua resenha, acho que vou me habituar a ler, porque adorei o livro, vou até providenciar e compra-lo... (;
    Gostei, parabéns!

    @Jader_Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, de todos que li nenhum tem como cenário a Índia. Parece ser um ótimo livro. Milena, me bateu uma curiosidade... quantos livros você já leu? kkk

    beijos, passa lá:

    http://errosxacertos.blogspot.com.br/2012/04/vamos-viver.html

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,

    Não conhecia esse livro e fiquei muito curioso e já li alguns livros com esse temos, parabéns pela resenha, boa dica...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Milena!
    Acho que nunca li um livro que se passa na Índia. Tenho curiosidade, geralmente gosto de livros que se passam no oriente, como O Caçador de Pipas e O Livreiro de Cabul.
    Também nunca li nenhum livro em que o personagem é um lugar ou um objeto. Deve ser algo diferente e interessante!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Mi, gosto de livros assim, que falam simplesmente sobre "pessoas", seus sonhos e desilusões, o que aconteceu em suas vidas ou o que deixou de acontecer, é sempre interessante justamente por aproximar-se tanto do real. De uma forma ou de outra sempre acabamos nos identificando com algum personagem, né? Lembrou-me um pouco o "A Visita Cruel do Tempo".
    Ah, e um livro que li que se passa na Índia é o "A Maldição do Tigre", um YA fantástico e romântico, mas tãão bom, eu amei! É completamente repleto das cores, gostos e culturas do povo indiano, super recomendo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Andressa, li estes dois que você citou e li também A cidade do sol, do autor de O caçador de pipas e ouso dizer que é ainda melhor.

    Duda, A maldição do tigre está entre meus desejados - tudo que você gosta, me convence a desejar.

    Você entendeu perfeitamente o que é o livro, um enredo sobre vidas, sem nada de incrível, nada de especial, mas maravilhoso.
    A visita cruel do tempo também está entre meus desejados, hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro cujo cenário é Índia, mas se você quer uma dica eu posso dar, A Maldição do Tigre, eu sei que esse livro tem muita coisa da cultura indiana e eu tenho aqui em casa, mas nunca li porque ainda não cheguei nele na minha fila de livros HAUSHAUSHSUHAAH mas eu me interessei muito pelo livro, e pretendo colocar ele na minha listra de livros (:

    Agente já postou resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir

Obrigada!