quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Corações em Fase Terminal || Leitura Crítica

Li Corações Em Fase Terminal de uma sentada só e estou enxugando as lágrimas e pensando no que dizer para expressar como esse livro mexeu comigo. Quero aproveitar o êxtase do momento!

Cátia é uma jovem que teve uma vida repleta de amor e carinho, entretanto perdeu-se no caminho das drogas e dos vícios, afastando-se da família e do bem. Junto a ela, está Lorena, que também decidiu trilhar caminhos errados. Num dia, após ter chegado em casa bêbada e drogada, discutiu com os pais, foi para seu quarto, “caiu” na cama e algo aconteceu.
Cátia acordou num quarto frio, vazio e cinzento, ela tinha apenas um vestido dourado, um espelho que refletia uma imagem pavorosa de si e uma caixa com seu nome inscrito e seu coração dentro, cheio de manchas.
Ela não sabe onde está, quem é ou o que vai acontecer. Ao sair do quarto, ela encontra Tadeu, um senhor que mora no andar de cima do seu conjugado de quatro quartos e tem um coração pequeno e duro. Aos poucos ele lhe explica que cada pessoa leva seu coração naquela caixa dourada e que o objetivo de todos é curar-se, fala também que o espelho reflete suas doenças interiores.
No primeiro dia, Cátia passa por uma cerimônia, que definirá seu ofício: atendente de vagões do trem da cidade. Nestas viagens, Cátia conhece pessoas diferentes e tem a oportunidade de ver as doenças de cada coração, suas amarguras e marcas.
Ela precisa descobrir como curar a si mesma e àqueles que ama.

Eu não sei qual a crença da Fabiane e ela provavelmente não sabe a minha, nem a sua. Em nenhum momento ela fala de deus ou de crença. Mas ela fala na fé. Na fé que você deposita em você. Ela fala no amor, no amor que é capaz de curar, de salvar, de transformar.
O livro é lindo, é breve e intenso! Vai tocar até os mais resistentes e vai fazer você refletir sobre o que há no seu coração, quais sentimentos predominam em você.

Esse livro desafia você a deixar para trás toda a sua sujidade, a se despedir do comodismo, das suas fraquezas, das limitações que você impôs a si mesmo. Despedidas são para os fortes. Esse livro estimula você a ter fé em você, no que há dentro de você, naquilo que você não vê, mas sabe que existe. Fé é para os fortes. Esse livro induz você a encher as mãos e água e lavar o rosto, acordar para a vida. Afinal, a vida é para os fortes.

Beijos.

|| Agradecimentos:
A autora parceira Fabiane Ribeiro (blog / site) que em enviou o livro logo que pedi!
Ao Sábio, a Aslam, a Jesus, a Deus - que com suas mil identidade é único e meu Criador :)

|| Informações:
Corações em Fase Terminal
Fabiane Ribeiro
Ed. Multifoco
117 páginas

6 comentários:

  1. Que resenha emocionada e emocionante!

    A premissa parece tão interessante e me fez lembrar da mitologia egípcia, mais especificamente do julgamento dos mortos. Talvez vc saiba, mas vou falar assim mesmo pq acho a metáfora tão linda! Quando uma pessoa morria, os egípcios acreditavam que havia um julgamento: o coração do morto era colocado em um lado da balança e no outro lado, uma pena. Se o coração fosse mais leve que a pena, a pessoa seria absolvida e encontraria a paz eterna.

    É importante e faz parte do nosso crescimento, do nosso aprendizado pensar nas cicatrizes que cada um traz.

    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Linda resenha!

    Fico muito emocionada sempre que alguém se identifica com um dos meus livros.

    Obrigada pelo carinho e pelo apoio!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha heim! Deu vontade ler. Vai pra lista de desejados do Skoob haha

    ResponderExcluir
  4. Bem, acho que você me convenceu a ler, rs

    ResponderExcluir
  5. :O deve ser mt lindo mesmo, romantico, agr to com vontade de ler rsrsrs! deu vontade de ler +1

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bom, também gostei dessa capa, é simples e bonita... a historia também parece ser boa.

    ResponderExcluir

Obrigada!